SUBSIDIO CAPITULO N.6 EFESIOS
MAURICIO BERWALD ESCRITOR PROFESSOR
Introdução
INTRODUÇÃO AOS EFÉSIOS 6
Neste capítulo, o apóstolo continua com suas exortações a deveres relativos e domésticos, e considera os de filhos e pais, e de servos e senhores; e depois exorta os santos em geral à constância e perseverança no exercício da graça, e no cumprimento do dever na força de Cristo, e com o uso da armadura de Deus descrita por ele; pede que orem por ele; dá as razões do envio de Tíquico, que lhes trouxe essa epístola, e a fecha com sua saudação apostólica. Ele começa com os deveres dos filhos para com os pais, que são submissão e obediência a eles, honra, medo e reverência a eles; os argumentos envolvidos são retirados da luz da natureza e da razão, do mandamento de Deus e da promessa anexa a ele, Efésios 6: 1. Em seguida, siga os deveres dos pais para com os filhos, que são exortados a não usá-los com muito rigor e, portanto, provocá-los à ira, mas a educá-los de maneira religiosa, para que possam servir ao Senhor, Efésios 6: 4 . Em seguida, ele observa os deveres dos servos para com seus senhores, que são a sujeição e a obediência, que devem ser feitos com reverência a eles, com simplicidade de coração, como para Cristo, não com os olhos, como agradadores de homens, mas com o coração e com o bem. vontade, como fazer a vontade de Deus, e como se fosse ao Senhor, e não aos homens; aos quais são encorajados por uma promessa de recompensa que é dada sem respeito ao vínculo ou liberdade, Efésios 6: 5. E mestres, são exortados a fazer o que é certo e justo a seus servos, e não os aterrorizar com ameaças; para os quais são movidos pela consideração de terem um mestre no céu, que não faz acepção de pessoas, Efésios 6: 9 . Daí em diante, o apóstolo passa a uma exortação geral aos santos para que se comportem com firmeza e constância de espírito, apesar de terem muitos inimigos, e estes poderosos e poderosos, e mais do que uma partida para eles; confiando no poder e na força de Cristo, e fazendo uso de toda a armadura de Deus, que ele os aconselha a usar, para que possam permanecer e resistir no pior dos tempos, Efésios 6:10, as várias partes das quais ele enumera, como o cinto da verdade, o peitoral da justiça, os sapatos do Evangelho da paz, o escudo da fé, pelo qual os dardos inflamados de Satanás são apagados, o capacete da salvação, a espada de o Espírito, a palavra de Deus, e a oração espiritual de todos os tipos para todos os santos, assistida com vigilância e perseverança, Efésios 6:14, que última parte da armadura espiritual mencionada leva o apóstolo a pedir aos efésios que orem por ele, para que ele possa pregar livre e corajosamente o Evangelho; que ele recomenda da natureza misteriosa e objeto dela, de seu caráter como embaixador, ou de Cristo, a soma e a substância disso, e de estar ligado a ele; que mostrava quão grande estima ele tinha e com que coração ele estava preocupado em pregá-lo sem medo, Efésios 6:19.. E depois acrescenta que as razões de seu envio de Tíquico, a quem ele descreve por sua relação com ele como irmão, e sua afeição por ele, e por seu cargo como ministro, e sua fidelidade nele, eram, para que pudessem ser familiarizado com suas circunstâncias, em que estado e condição ele estava, tanto em relação às coisas temporais quanto espirituais, e para que seus corações pudessem ser consolados por ele, Efésios 6:21 . E a epístola é concluída com a saudação do apóstolo; e as pessoas saudadas são os irmãos desta igreja, e todos os que amam a Cristo Jesus sinceramente; e as bênçãos desejadas são paz, amor, com fé e graça; as pessoas de quem elas são desejadas são Deus, o Pai, e o Senhor Jesus Cristo, Efésios 6:23 .
Verso 1
Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, .... As pessoas cujo dever é este, "filhos", são de todos os sexos, homens e mulheres, de todas as idades e de todos os estados e condições; e embora os filhos verdadeiros, legítimos e imediatos dos homens possam ser principalmente respeitados, ainda que não sejam exclusivos de filhos espúrios, adotados e genros; e as pessoas a quem a obediência é devida não são apenas pais reais e imediatos, pai e mãe, mas pessoas que estão no quarto dos pais, como padrastos, madrastas, guardiões, enfermeiras etc. e todos os que estão na linha ascendente, como avós, avós, etc. para estes, os filhos devem ser sujeitos e obedientes em todas as coisas legais, justas e boas; em tudo que não é pecaminoso e ilegal, pela palavra de Deus; e nas coisas indiferentes, tanto quanto nelas reside, e mesmo em coisas difíceis de executar: e essa obediência deve ser sincera e sincera, e não meramente verbal, e em demonstração e aparência, nem mercenária; e deve se juntar com gratidão e gratidão pelos favores do passado: e deve estar "no Senhor"; que pode ser considerado como uma limitação da obediência, que deve ser em coisas que sejam agradáveis à mente e vontade do Senhor; ou como argumento, porque é a ordem do Senhor, e é agradável aos seus olhos, e faz a sua glória, e, portanto, deve ser feito por sua causa: que pode ser considerado como uma limitação da obediência, que deve ser em coisas que sejam agradáveis à mente e vontade do Senhor; ou como argumento, porque é a ordem do Senhor, e é agradável aos seus olhos, e faz a sua glória, e, portanto, deve ser feito por sua causa: que pode ser considerado como uma limitação da obediência, que deve ser em coisas que sejam agradáveis à mente e vontade do Senhor; ou como argumento, porque é a ordem do Senhor, e é agradável aos seus olhos, e faz a sua glória, e, portanto, deve ser feito por sua causa:
pois isso está certo ; parece estar certo à luz da natureza, pela qual os próprios pagãos a ensinaram; e é eqüitativo da razão que deveria ser; e é justamente pela lei de Deus, que nada ordena senão o que é santo, justo e bom.
Verso 2
Honre teu pai e sua mãe , .... Isso explica quem são os pais e aponta para alguns ramos de obediência que lhes são devidos; pois eles não devem apenas ser amados, e temidos e reverenciados, suas correções a serem submetidas, ofensas contra eles a serem reconhecidas, seus temperamentos a serem aborrecidos e suas fraquezas cobertas; mas devem ser honrados em pensamento, palavra e gesto; eles devem ser altamente pensados e estimados; eles devem ser falados e de maneira muito honrosa e com grande veneração e devem ser comportados de maneira muito respeitosa; e devem ser aliviados, assistidos e mantidos de maneira confortável quando envelhecidos e em circunstâncias necessárias; e que pode ser projetado principalmente. Assim, os judeus explicam כבוד , "a honra" devida aos pais, por, etc. מאכיל, "dando-lhes comida, bebida" e "roupas", soltando os sapatos e levando-os para fora e para dentroF24. Compare com este 1 Timóteo 5: 4 ; Veja Gill em Mateus 15: 4 ;
que é o primeiro mandamento com promessa : é o quinto mandamento no decálogo, mas o primeiro que tem uma promessa anexada a ele: é reconhecido pelos judeusF25o mais pesado dos mais pesados mandamentos da lei; e a recompensa concedida a ele é a duração de dias, como segue.
Verso 3
Para que esteja bem contigo ... Neste mundo e no que está por vir; veja Deuteronômio 5:16 . Os judeusF26 dizer,
"há quatro coisas que, se um homem come, come o fruto delas neste mundo, e a parte capital permanece para ele no mundo vindouro; e são estas, אב ואם כיבוד ;" honrar pai e mãe " , praticando atos de beneficência, fazendo as pazes entre um homem e seu próximo e aprendendo a lei, que responde a todos eles. '
E você poderá viver muito tempo na terra : a duração de dias é em si uma bênção; e embora os dias dos homens não possam ser prolongados além do propósito e do decreto de Deus; e embora os filhos obedientes nem sempre vivam muito; no entanto, a desobediência aos pais geralmente traz os julgamentos de Deus sobre os filhos, para que eles não morram uma morte comum, 2 Samuel 18:14 . Nessas palavras em Deuteronômio 32:47 , os judeusF1 tem essa paráfrase;
"porque é a sua vida, זה כיבוד אב ואם ", isto é honrar pai e mãe; e por meio disso prolongareis seus dias ", isso é beneficência. '
Pode-se observar que as palavras nesta parte promissória não são as mesmas do decálogo, onde estão assim: "para que os teus dias sejam longos na terra que o Senhor teu Deus te dá", Êxodo 20:12 , referindo-se à terra de Canaã; pois a lei em sua forma, na qual foi entregue por Moisés, dizia respeito apenas ao povo dos judeus; portanto, para se adequar a esta lei e a promessa dela a outros, o apóstolo altera a sua linguagem.
Verso 4
E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, .... Nem por palavras; por comandos injustos e irracionais; por linguagem contagiosa e reprovadora; por repreensões frequentes e públicas, e por expressões indiscretas e apaixonadas: nem por ações; preferindo um ao outro; negando-lhes as necessidades da vida; por não permitir-lhes recreação adequada; por golpes severos e cruéis e uso desumano; não lhes dando educação adequada; por uma disposição inadequada deles em casamento; e gastando profusamente suas propriedades, e não deixando nada para eles; a não ser que os pais possam, e devam corrigir e repreender seus filhos; nem são responsáveis perante eles por sua conduta; todavia, devem tomar cuidado para não provocá-los à ira, porque isso lhes afasta suas mentes, torna inúteis suas instruções e correções e as põe em práticas pecaminosas; a ira deixa Satanás, e leva ao pecado contra Deus; e, de fato, é difícil, no melhor dos homens, ficar zangado e não pecar; VejoColossenses 3:21 . Os pais são particularmente mencionados, eles são os chefes das famílias e tendem a ser muito severos, como as mães são muito indulgentes.
Mas traga-os à educação e admoestação do Senhor ; instruindo-os no conhecimento das coisas divinas, dando-lhes bons exemplos, cuidando para evitar que caiam em má companhia, orando com eles e por eles, trazendo-os para a casa de Deus, sob os meios da graça, para assistir ao culto público ; tudo o que, sob uma benção divina, pode ser muito útil para eles; o exemplo de Abraão é digno de imitação, Gênesis 18:19 , e o conselho do homem sábio merece atenção, Provérbios 22: 6 .
Verso 5
Servos, sejam obedientes àqueles que são seus senhores, .... O apóstolo amplia o dever dos servos, assim como freqüentemente o inculca em suas epístolas; porque, de um modo geral, eles eram mais rudes e ignorantes, e menos esforços foram feitos com eles para instruí-los; eles costumavam ser impacientes e cansados do jugo; e o escândalo era como surgir dos servos nas primeiras eras do cristianismo através de alguns libertinos, e a licenciosidade dos falsos mestres, que insinuavam que a servidão era inconsistente com a liberdade cristã: as pessoas exortadas são "servos", servos e contratados funcionários; quem deve ser sujeito e obedecer a seus "senhores", de cada sexo, seja homem ou mulher, de todas as condições, pobres ou ricas, crentes ou incrédulos, bem ou mal humorados, gentis ou desajeitados: como são seus senhores
de acordo com a carne ; ou "mestres carnais", como a versão latina da Vulgata a processa; ainda que sejam homens não regenerados e estejam em um estado de natureza, e apenas prestem atenção às coisas da carne, ainda assim eles devem ser obedecidos em seus mandamentos legais; ou "nas coisas pertinentes à carne", como a versão árabe a traduz; nas coisas temporais, que dizem respeito ao corpo e a essa vida temporal; não nas coisas espirituais e religiosas, ou que pertencem à consciência, e que são contrárias a elas: ou "segundo a sua carne", como a versão etíope a torna; significando que eles são apenas donos de seus corpos, não de suas consciências; e que seu poder se estende apenas às coisas corporais, e não pode durar mais do que enquanto estiver na carne; ver Jó 3:19 ;
com medo e tremor ; com grande humildade e respeito, com reverência a eles, e dando-lhes honra, com cuidado para não ofendê-los, com submissão a suas repreensões e correções e com medo de punição; mas mais especialmente com o temor de Deus, sendo influenciado e constrangido à obediência;
na singularidade de coração ; com prontidão e alegria, sem hipocrisia e dissimulação, e com toda integridade e fidelidade:
como para Cristo ; sendo agradável à sua vontade, e o que contribui para a sua glória, e serve para adornar a doutrina de Deus nosso Salvador em todas as coisas.
Verso 6
Não com o serviço dos olhos , como agradadores de homens , ... Fazendo nada além dos olhos do mestre, e depois fingindo muita diligência e indústria, a fim de agradar-se a seus afetos e negligenciar seus negócios quando ele está ausente; considerando que eles deveriam comparecer ao serviço dele na ausência dele, assim como na presença dele, e assim procurar agradá-lo, o que é louvável.
Mas como servos de Cristo ; agindo da mesma maneira que os servos de Cristo, que não são agradadores de homens; ou como se eles mesmos estivessem servindo a Cristo, como de fato o são, quando estão fazendo o que é a vontade de Cristo:
fazendo a vontade de Deus do coração ; significando não a vontade de Deus em um sentido religioso, mas em um sentido civil, produzindo uma obediência alegre e calorosa a seus próprios senhores.
Versículo 7
Com boa vontade prestando serviço , .... Aos seus senhores; não de má vontade, com má vontade; de outra forma, nem mais do que quando são forçados a isso; mas de mente pronta e com espírito alegre, deliciando-se com o trabalho deles e achando que é um prazer servir a seus senhores; como israelita que não é vendido, quem faz sua obra ברצונו , "com sua boa vontade", e de acordo com sua própria menteF2; fazendo o que eles fazem
quanto ao Senhor, e não aos homens ; não apenas porque é a vontade dos homens, e eles são ordenados por eles, e para agradá-los, mas porque é a vontade do Senhor e é agradável aos seus olhos.
Verso 8
Sabendo que tudo de bom faz alguém , .... De acordo com a vontade de Deus, de princípios corretos em seu coração, e tendo em vista a glória de Deus:
o mesmo ele receberá do Senhor ; isto é, ele receberá o fruto e a vantagem disso, de uma maneira de graça,
seja ele caução ou livre ; um servo ou um homem livre, um senhor ou um servo.
Verso 9
E vós, senhores, fazemos as mesmas coisas para eles, .... Isso não se refere ao serviço e obediência, mas à singularidade de coração, benevolência, humanidade e respeito a Cristo, e à vontade de Deus, e ao fazer as coisas boas, e ao desempenho de suas vidas. dever, como eles gostariam que seus servos fizessem deles; cujo dever, se mestres religiosos, é, com relação às suas almas, instruí-las e usá-las em exercícios religiosos, orar com elas e por elas, dar bons exemplos, impedir que caiam em má companhia , e dar-lhes tempo adequado para os deveres religiosos; e com relação a seus corpos e preocupações externas, fornecer comida suficiente e roupas adequadas para eles, ou dar-lhes o salário devido, cuidar deles quando estiverem doentes ou coxos e mostrar compaixão e humanidade a eles, encorajar aqueles prudentes, fiéis e trabalhosos,
proibição de ameaçar ; não que eles não ameacem, em nenhum sentido, mas nem sempre, nem com muita freqüência, nem com muita coisa, e com grandes coisas em ocasiões leves; nem devem estar muito adiantados para executar suas ameaças, especialmente quando seus servos se arrependem e emendam; eles deveriam então perdoá-los e perdoar; e, portanto, a versão siríaca a traduz como "perdoe suas ofensas": isso se opõe a todo rigor rigoroso e mau uso, seja por palavras ou por golpes. E esta é uma regra dada pelos judeusF3, que um mestre não deve multiplicar clamor e raiva, mas deve falar com ele (seu servo) em voz baixa e de maneira imóvel, e ele ouvirá suas objeções ou argumentos e razões:
sabendo que seu mestre também está no céu ; significando que Cristo, que emprega, provê e usa bem todos os seus servos, e a quem os senhores devem prestar contas pelo uso de servos; pois ele é o mestre comum dos senhores e servos; e assim a cópia alexandrina, e a versão latina da Vulgata, lêem "deles e de seu mestre": e o local de sua habitação é mencionado, para distingui-lo dos mestres terrestres; e quanto mais mover e excitar os senhores para o seu dever, uma vez que ele estar no céu ignora e toma conhecimento de todas as suas ações, como Deus onisciente; e onipotente, tem em seu poder suplicar e vingar a causa dos feridos:
nem há respeito por pessoas com ele ; como se são disto, ou da outra nação, judeus ou gentios; seja neste ou naquele estado e condição, ou em tais e tais circunstâncias da vida; sejam senhores ou servos, servos ou livres, ou servos cananeus ou hebreus; entre os quais os judeusF4fez a diferença e permitiu que o rigor fosse usado para um, mas exigia misericórdia e bondade para o outro; e também os respeitadores de pessoas.
Verso 10
Finalmente, meus irmãos , .... Esta é a conclusão das exortações do apóstolo, nas quais ele se dirige aos santos como seus irmãos; qual denominação ele usa, não apenas como uma maneira familiar de falar entre os judeus, mas em relação a eles como pessoas regeneradas, e da mesma família e família de Deus consigo mesmo; e ele os chama assim, para mostrar sua humildade, e como prova de sua afeição por eles, e com o objetivo de encorajá-los a cumprir seus deveres, como segue:
seja forte no Senhor e no poder de sua força; que é direcionado, em parte por causa das coisas antes exortadas a, que não poderiam ser executadas em sua própria força; e em parte com respeito aos seus muitos e poderosos inimigos mencionados a seguir, contra os quais eles não tinham poder nem poder próprio; e, portanto, o apóstolo indica a eles o Senhor Jesus Cristo, em quem há força, poder e força, mesmo força eterna, para capacitá-los a cumprir seu dever e lutar contra todo inimigo, pecado, Satanás e o mundo; pois, apesar de fracos e fortes em si mesmos, nada podem fazer por si mesmos e sem Cristo; todavia, uma vez que há força nele, que é comunicável a eles, eles podem esperar dela e depender dela; e eles podem chegar ou fortalecer-se nela, e através dela, meditando nela, orando por ela,
Verso 11
Coloque toda a armadura de Deus , ... Não aquela que o próprio Deus às vezes se veste e usa contra seus inimigos; mas o que ele providenciou para o seu povo e os fornece; as particularidades das quais são depois mencionadas: e é chamada "a armadura de Deus", porque é preparada por ele para o seu povo e é conferida a ele por ele; e porque é por natureza própria divino e espiritual, e não carnal; e porque é provido para combater as batalhas do Senhor, e é usado nelas; e porque a eficácia disso é dele, e a execução que ele faz é devido a ele: e é completo, completo e perfeito; e tudo isso é útil, e nenhuma parte a ser negligenciada, mas tudo a ser tomado e "colocado"; que não é fabricar e fornecer essa armadura, mas levá-la, como em Efésios 6:13; como estando pronto feito e provido, e esperar e se preparar para a batalha, e fazer uso dela; e isso supõe que os santos estejam em estado de guerra e que eles tenham o caráter de soldados e tenham inimigos com os quais lutar, e, portanto, devem estar equipados com armaduras adequadas e adequadas para enfrentá-los:
para que possas resistir contra as artimanhas do diabo ; quem é o grande inimigo de Cristo e seu povo, e ele é muito poderoso e astuto; para que toda a armadura de Deus seja colocada, o que é uma prova contra todo o seu poder e arte, a fim de permanecer contra ele, opor-se a ele e lutar, e obter a vitória sobre ele, que na questão é sempre obtida por crentes; pois eles não apenas mantêm sua posição na força de Cristo, e pelo uso de suas armaduras confundem seus planos, e confundem todas as suas artes e estratagemas, mas são mais do que vencedores por aquele que os amou.
Verso 12
Pois não lutamos contra carne e sangue ... As versões siríaca, árabe e etíope, e algumas cópias, lêem "você", em vez de "nós". Esta é uma razão pela qual os santos devem ser fortes no Senhor, e por que eles devem vestir toda a armadura de Deus e se preparar para a batalha, pois seus inimigos são como os descritos aqui: não "carne e sangue"; homens mortais frágeis, como os que foram combatidos nos Jogos Olímpicos, aos quais o apóstolo alude. Por essa luta, como Philo, o judeu dizF5, a respeito da luta de Jacó, não é do corpo, mas da alma; ver Mateus 16:17 ; e o significado é, não apenas para os homens, pois, caso contrário, os santos têm um conflito com os homens; com homens profanos, e lutam contra eles, prestando testemunho contra suas enormidades, e pacientemente suportando suas censuras, e conquistando-os por uma constante adesão a Cristo e um exercício de fé sobre ele, que obtém a vitória sobre o mundo; e com homens heréticos, e manter um conflito com eles, observando e observando a primeira aparição de seus erros e heresias, e declarando contra eles, e usando argumentos das Escrituras para confutá-los, e rejeitando os teimosos e incorrigíveis da comunhão na igreja: no entanto, eles não lutam apenas contra estes,
mas contra principados, contra poderes ; por quem não se pretende magistrados civis, nem governadores romanos, embora estes sejam às vezes chamados de Tito 3: 1 , e pode-se dizer que são os governantes das trevas deste mundo, ou do escuro mundo pagão, e estavam em altos, e eram de espíritos maus e maliciosos, contra o povo de Cristo; todavia, estes não podem se opor à carne e ao sangue, ou aos homens, pois eram eles mesmos; e embora estivessem no alto, mas não em lugares celestiais; e a conexão com o versículo anterior mostra o contrário, o inimigo sendo o diabo e a armadura espiritual; portanto, os demônios são aqui designados, descritos a partir de seu poder, governo e governo; veja Gill em Efésios 1:21 , nesta cláusula e na próxima:
e contra os governantes das trevas deste mundo ; isto é, sobre os homens maus que estão em um estado de escuridão; e assim Satanás é chamado de príncipe e deus do mundo, João 12:31 . Os judeus usam essa mesma palavra, o apóstolo faz aqui, do anjo da morte; quem é chamado escuridãoF6; e o diabo é chamado por eles, שר של חושך , "o príncipe das trevas"F7; e menção é feita por eles de חשוכי עלמא , "as trevas do mundo"F8; de quem o apóstolo parece ter tomado essas frases, como sendo de uso comum entre os judeus; que também o usam de governadores civisF9e torne-o, como aqui, "os governantes do mundo" e diga que significa monarcas, como governar de um extremo ao outro do mundoF11: algumas cópias e a versão etíope deixam de fora a frase deste mundo. Segue-se,
contra a maldade espiritual em lugares altos ; ou espíritos maus, como os demônios, são impuros, orgulhosos, mentirosos, enganosos e maliciosos; quem pode ser dito estar em "lugares altos" ou "lugares celestiais"; não em lugares super celestiais, ou nos céus mais elevados, no terceiro céu, onde Deus, anjos e santos estão; mas nos céus aéreos, onde reside o poder ou o grupo de demônios, e onde eles estão acima de nós, sobre nossas cabeças, nos observando e observando todas as vantagens contra nós; e, portanto, devemos usar nossa armadura e estar prontos para usá-la; e assim as versões siríaca e etíope a traduzem "abaixo" ou "abaixo do céu"; e a versão em árabe "no ar".
Verso 13
Portanto, tome para você toda a armadura de Deus , .... Esta é uma repetição da exortação em Efésios 6:11 ; qual repetição parece necessária por causa dos muitos inimigos poderosos mencionados no versículo anterior, e serve para explicar o que se entende por colocá-la: e leva o apóstolo a fazer um relato das várias partes dessa armadura: o fim de tomar é quase o mesmo de antes,
para que possais resistir no dia mau ; isto é, para que você possa resistir às artimanhas e estratagemas de Satanás, contra o seu poder e força, para se opor aos seus planos e resistir às suas tentações: e assim a versão siríaca torna isso, "para que você possa encontrar o maligno "; enfrentá-lo e dar-lhe a batalha, estando equipado com toda a armadura de Deus; embora as cópias gregas e outras versões leiam "no dia do mal"; em que abundam o pecado e a iniquidade, prevalecem o erro e a heresia, Satanás está muito ocupado, provações e aflições acontecem, a perseguição surge por causa da palavra, e os julgamentos de Deus estão na terra:
e tendo feito tudo para permanecer ; ou ter vencido, derrotado o inimigo, permanece como conquistador; ou melhor, tendo tomado e colocado toda a armadura de Deus, para permanecer em pé e resistir ao inimigo.
Verso 14
Permaneça , portanto , ... Mantenha sua posição, não abandone o exército, a igreja de Cristo, nem a causa dele; continue na estação em que você está colocado, mantenha seu posto, fique de vigia, fique de guarda:
ter seus lombos cingidos com a verdade ; pelo qual se entende o Evangelho, e as várias doutrinas dele; veja Efésios 1:13 ; e ter os lombos cingidos com ela mostra que deve estar perto e perto dos santos, e nunca se afastar; e que é um meio de mantê-los perto de Deus e Cristo, e de fortalecê-los contra os assaltos e ataques de Satanás; e é de grande utilidade no conflito espiritual dos cristãos com seus inimigos; o cinto é uma parte da armadura, e tão considerável que às vezes pode ser usada para o todo, Isaías 5:27 ; e aqui é mencionado em primeiro lugar:
e tendo no peitoral da justiça ; em alusão a Isaías 59:17 , o que significa que não são obras de justiça feitas por homens, embora estas sejam uma cerca quando corretamente usadas contra as censuras e acusações do inimigo, como eram por Samuel, 1 Samuel 12: 3 , mas as graças. de fé e amor, 1 Tessalonicenses 5: 8 , embora a fé tenha outro lugar na armadura cristã, mencionada posteriormente; portanto, parece melhor entender isso da justiça de Cristo, imputada por Deus e recebida pela fé, é uma proteção contra e repele as acusações e acusações de Satanás, e é uma segurança contra toda ira e condenação.
Verso 15
E seus pés calçaram com a preparação do Evangelho da paz. O Evangelho é assim chamado, porque faz com que os homens tenham temperamentos e comportamentos pacíficos, e dá paz às mentes angustiadas: ele dirige o caminho para a paz eterna e publica a paz feita pelo sangue de Cristo; e tem uma reivindicação muito melhor desse nome e epíteto do que a lei, que é freqüentemente chamada de "paz" pelos judeusF12: a "preparação" não designa prontidão ou prontidão para pregar o Evangelho, recebê-lo ou professá-lo, ou dar uma razão de fé nele, nem suportar reprovação e perseguição por ele; nem a prontidão de que o Evangelho é um meio, como para toda boa obra, para a guerra espiritual, para a jornada do cristão em direção ao céu ou para o próprio céu: mas a palavra ετοιμασια significa uma "base" ou fundamento; e assim é usado pelos intérpretes da Septuaginta em Zacarias 5:11; e aqui ele projeta um conhecimento firme e sólido do Evangelho, ao publicar a paz de Jesus Cristo, que fornece uma base segura para o soldado cristão pisar e permanecer firme; sendo que para ele, como o sapato é para o pé, sua base ou fundamento: e que os pés sejam "calçados com ele", não significa que a conversa externa seja agradável ao Evangelho, embora tal caminhada e conversa sejam muito bonito e seguro, e tais podem andar e guerrear com a intrepidez: mas projeta a posição constante e firme dos crentes na fé do Evangelho, e se esforça e luta por isso, sem ser movido a partir dele, para que possa continuar com eles. Sapatos ou botas, que às vezes eram de ferro e outras de bronze, são reconhecidos entre as armaduras dos soldadosF13.
Verso 16
Acima de tudo, tomando o escudo da fé , ... Que pode ser entendido pela graça da fé, que é como um escudo de ouro, precioso, sólido e substancial; e como um escudo de homens poderosos, pelos quais coisas poderosas são feitas, e pelas quais o crente não apenas repele, mas conquista o inimigo. Os judeus dizemF14que o arrependimento e as boas obras são um escudo contra a vingança divina: ou melhor, do objeto da fé, aquilo que a fé usa como escudo; então o próprio Deus é um escudo, Gênesis 15: 1 ; suas perfeições divinas, como seu poder, fidelidade, verdade e imutabilidade, que englobam os santos como um escudo, e são opostos pela fé às tentações de Satanás; também o amor e o favor de Deus, Salmo 5:12 ; e particularmente Deus em sua palavra, Provérbios 30: 5 , que é um escudo contra as falsas doutrinas e os ardis de Satanás. Além disso, Cristo é um escudo, Salmo 84:11; e a fé o eleva como escudo, pessoa, sangue, justiça e sacrifício; que sustenta e se opõe a todas as acusações e objeções de Satanás; e quem é a proteção dos santos e a segurança da ira de Deus, da justiça divina e da morte eterna. Dizem que os discípulos dos sábios sãoF15 תריסון , "homens protegidos", que, como diz o brilho, lutam na guerra da lei; mas não são como os discípulos de Cristo, que têm o escudo e combatem a luta da fé: e isso é "acima de tudo" a ser considerado, como sendo a parte mais útil da armadura cristã; ou "com todos", com o resto, isso deve ser tomado e de modo algum deve ser negligenciado; e deve ser usado "em todos"; em toda tentação de Satanás, em todo conflito com esse inimigo, ou qualquer outro.
Com que podereis apagar todos os dardos inflamados dos ímpios ; do iníquo, Satanás; quem foi o primeiro iníquo e o tentador de outros para a iniquidade; e é enfaticamente o iníquo, sendo a própria iniquidade; e suas tentações são "dardos inflamados": elas podem ser comparadas a "dardos", porque às vezes surgem repentinamente, velozes, grossas e velozes, são muito numerosas, e onde ficam são muito problemáticas e dolorosas; ver Gênesis 49:23 . E pode-se dizer que eles são "impetuosos", porque servem para inflamar a mente e excitam o pecado, como luxúria, raiva, vingança e coisas do gênero; e se não fossem repelidos, seria a ocasião de trazer para a queima eterna. A alusão é: βελεσι πεπυρωμενοις, "os dardos inflamados", lançados pelos inimigos nas cidades e nas casas, a fim de queimá-losF16. Também é feita menção de גירי דאשא , "dardos ardentes", com os judeusF17e de Satanás lançar um dardo em DaviF18: desses costumes e maneiras de falar, o apóstolo empresta suas frases; e sugere que o escudo da fé é útil para apagar os dardos inflamados das tentações de Satanás; para que eles não tenham a influência maligna para a qual foram projetados; o que é feito principalmente pelo trato da fé com o sangue de Cristo. E havia maneiras de apagar os dardos inflamados mencionados; feito por peles e peles de animais molhados ou ungidos com alúmenF19.
Verso 17
E pegue o capacete da salvação . ... Ou seja, o próprio Cristo, o Salvador; e assim a versão árabe a traduz como "o capacete do Salvador": ou a própria salvação, da qual ele é o autor, e uma esperança bem fundamentada; ver 1 Tessalonicenses 5: 8 ; a alusão é a Isaías 59:17 ; e tal esperança de salvação por Cristo é uma defesa da cabeça contra falsas doutrinas; pois o capacete é uma peça de armadura para a cabeça; e é um ereto da cabeça em tempos de dificuldade, aflição e angústia; e cobre a cabeça no dia da batalha, quando envolvido com Satanás, o inimigo das almas:
e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; a palavra de Deus é comparada a uma "espada", por suas duas arestas, a lei e o Evangelho; um convence do pecado e corta o coração por ele, e o outro derruba toda a bondade do homem; e as Escrituras em geral são uma espada afiada, convencendo o pecado, reprovando-o e ameaçando com ira e ruína, refutando o erro e a heresia e repelindo as tentações de Satanás, e serão usadas na destruição do anticristo: e esta palavra pode ser chamada de "a espada do Espírito", porque não é carnal, mas de natureza espiritual; e é usado pelo homem espiritual; e porque o Espírito Santo, como a versão etíope aqui expressa, é o autor dele; e com o qual ele fornece aos santos e os ensina a fazer uso deles, e os torna poderosos e eficazes. Então os judeus dizemF20, as palavras da lei são como a espada, e falam de חרב תורה "a espada da lei"F21.
Verso 18
Orar sempre com toda oração e súplica no espírito, .... A última arma é a oração e absorve todo tipo de oração, mental e vocal, pública e privada; e todo ramo dela, como depreciação de males, petições de coisas boas e ações de graças por misericórdias; e que deve ser usado sempre: isso se opõe aos que não rezam de todo, ou que rezaram, mas o deixaram; ou que oram apenas angustiados, e isso sugere, que um homem deve orar sempre que tiver oportunidade; e, particularmente, que ele deveria usá-lo em tempos de escuridão, deserção e tentação: e isso, quando realizado corretamente, é realizado "no Espírito"; com o coração, alma e espírito envolvidos nele; é suportado com um coração verdadeiro, um espírito reto e sem hipocrisia; de maneira espiritual, com fervor, sob a influência e com a assistência do Espírito de Deus.
E assistindo a isso ; ou para a palavra, como uma direção para a oração, ou para a própria oração; por oportunidades de orar pela ajuda do Espírito em oração, por uma resposta e por agradecer as bênçãos quando concedidas; e contra toda a dependência dela, e contra as tentações de Satanás e nossas próprias corrupções com relação a ela:
com toda perseverança ; nela, não obstante o que Satanás e um coração incrédulo possam sugerir o contrário:
e súplica para todos os santos ; de toda nação, idade, sexo e condição, em todos os lugares e de todas as denominações. Assim, Cristo ensinou seus discípulos a orar, dizendo, nosso Pai, sugerindo, que eles não deveriam apenas orar por si mesmos, mas por todos os filhos de Deus.
Verso 19
E para mim , .... Isso mostra a grande humildade do apóstolo e o senso que ele tinha da grandeza da obra do ministério; e que é dever das pessoas orar por seus ministros; e que nenhum homem é perfeito nesta vida; e que os membros mais superiores precisam da ajuda dos inferiores; pois esse pedido é feito pelo apóstolo não por dissimulação, nem por fingir humildade e modéstia; mas na sinceridade de seu coração, e a partir de um verdadeiro sentido de sua necessidade de novos suprimentos de dons e graça, para prepará-lo para a obra e serviço de Cristo:
que a expressão possa ser dada a mim , ou "que a palavra"; não significando o assunto do ministério, a palavra do Evangelho, a palavra de fé, verdade e reconciliação, pois isso lhe foi confiado; a menos que ele signifique um aumento de luz e conhecimento nele; mas antes uma faculdade de falar de maneira livre e adequada, e o que é comumente chamado de elocução; não falando com as palavras atraentes da sabedoria do homem, mas com as palavras do Espírito Santo: ou então uma oportunidade de pregar a palavra e liberdade para fazê-lo, como segue;
para que eu possa abrir minha boca corajosamente ; ou "na abertura da minha boca"; a frase é rabínica. Os judeusF23digamos que quando Moisés veio escrever essa passagem, "façamos o homem à nossa imagem", etc. Gênesis 1:26 , ele disse perante o Senhor do mundo: por que dás פתחון פה , "abertura da boca" aos hereges? isto é, uma ocasião para eles falarem, se oporem a nós, e reprovarem e convencerem a respeito de uma pluralidade de pessoas na Deidade: e um pouco depois que eles dizem:
"onde quer que você פתחון פה ", uma abertura da boca para os hereges ", você encontrará uma resposta ao lado ou junto com ela. '
Agora, o apóstolo desejava que ele pudesse ter algo a dizer, objetar e reprovar e convencer os judeus incrédulos; que ele possa fazer isso com ousadia, com toda fidelidade com coragem, intrepidez e liberdade de expressão; ou "abertamente" e "publicamente", conforme a versão siríaca o torna:
dar a conhecer o mistério do evangelho ; ou suas doutrinas misteriosas, como as doutrinas de uma trindade de pessoas, da união das duas naturezas em Cristo, justificação por sua justiça, regeneração por seu Espírito e graça, união dos santos com Cristo e comunhão com ele , a ressurreição dos mortos, etc. que são chamados de mistérios, porque foram escondidos até serem revelados; e, embora revelado, o "modo" e a "proporção" deles não devem ser contabilizados. Agora, o trabalho do apóstolo era tornar conhecidos esses mistérios, provar a verdade deles da palavra de Deus e defendê-los dos opositores deles; e para que ele possa fazer isso, ele suplica as orações dos santos.
Verso 20
Pelo qual sou embaixador em títulosO caráter do apóstolo era o de um embaixador; e ele era um embaixador de e para Cristo, em seu quarto e lugar; ele o representou, foi enviado por ele e confiado por ele com o evangelho; ele deu a ele, e uma comissão para pregar, e forneceu-lhe as qualificações para isso; tais como conhecimento e fidelidade, sabedoria e prudência, coragem e grandeza de espírito; e fez com que sua embaixada fosse bem-sucedida: e ele era principalmente um embaixador dos gentios, o que mostrava grande condescendência em Cristo em enviá-lo a eles, e baseava a ingratidão nos desprezadores e rejeitadores do Evangelho, para os quais era embaixador; pois a embaixada é enviada aos ministros de Cristo, é a embaixada do Evangelho da paz: o negócio deles é declarar que os homens, por natureza, são inimigos de Deus; que a paz é feita pelo sangue de Cristo para tal; por isso significa que eles são úteis para conciliar as mentes dos homens com o caminho de salvação de Deus e levá-los a se submeterem a seu governo e leis: e quando ele acrescenta "em vínculos" ou "em cadeia", ele quer dizer: que ele estava nessas circunstâncias, não por nenhum crime, mas pelo Evangelho, pelo qual era embaixador; e, portanto, não se envergonhava de seus laços ou correntes, mas antes se glorificava neles; e ele faz menção a eles para envolver as pessoas em consideração a ele como embaixador e a sua embaixada; para um embaixador, especialmente um embaixador de Cristo, que vem com seu Evangelho, e mais especialmente que está sofrendo por isso, deve ser recebido, ouvido e honrado. e a sua embaixada; para um embaixador, especialmente um embaixador de Cristo, que vem com seu Evangelho, e mais especialmente que está sofrendo por isso, deve ser recebido, ouvido e honrado. e a sua embaixada; para um embaixador, especialmente um embaixador de Cristo, que vem com seu Evangelho, e mais especialmente que está sofrendo por isso, deve ser recebido, ouvido e honrado.
Para que eu possa falar ousadamente como devo falar ; isto é, o apóstolo pede aos santos que orem por ele, para que, desde que ele era um embaixador do Evangelho, e em vínculos, ele possa falar nele, ou melhor, com ousadia e liberdade; que ele possa ter liberdade de seus laços e liberdade em sua alma e liberdade de expressão; e que ele pudesse usar ousadia ao transmitir sua mensagem, como se tornou um embaixador de Jesus Cristo.
Verso 21
Mas para que também vocês conheçam meus assuntos, e como eu os conheço . ... Tanto os assuntos temporais quanto os espirituais; como ele estava em vínculos, e como era apoiado por eles, e de que utilidade eles tinham para os outros; como ele pregou em sua própria casa contratada e com que sucesso; e que irmãos ministros ele tinha com ele para ajudá-lo; e em que condição estava a igreja em Roma onde ele estava agora: a vida e as ações do apóstolo levariam a luz, e o que ele fez foi digno de imitação, e deve ser agradável e útil de se conhecer; e a conta que ele envia, por um mensageiro daqui em diante nomeado, de quem ele dá o seguinte caractere, esse crédito pode ser o mais prontamente dado à sua relação:
Tíquico, um irmão amado e ministro fiel no Senhor ,
fará saber a você todas as coisas . Este Tíquico era da Ásia, que acompanhou o apóstolo em suas viagens e foi com ele a Roma, de onde o enviou a vários lugares para relatar seu caso e conhecer o estado das igrejas, Colossenses 4: 7. Ele o chama de "um irmão amado": ele era um "irmão", porque participava da mesma graça, era da mesma família e família de Deus, e tinha a mesma função, ser ministro do Evangelho, e era um "amado": ele era amado por Deus e por Cristo, e por todos os santos que o conheciam, e especialmente por um irmão amado pelo apóstolo Paulo; e onde houver fraternidade, deve haver amor: ele também o denomina "ministro fiel no Senhor"; ele era um "ministro" na obra e serviço do Senhor, nas coisas que lhe diz respeito; ele foi um de seus indicados, qualificados e enviados; e ele pregou a Cristo, e ele crucificou; e era "fiel", ao seu Senhor ou mestre, em cujo nome ele ministrava, ao evangelho que ele ministrava, e às almas dos homens a quem ele ministrou; e um caráter maior que ele não poderia ter; e, portanto, não há dúvida de que ele relacionaria fielmente todas as coisas concernentes ao apóstolo, e o que ele disse poderia depender da verdade.
Verso 22
A quem vos enviei para o mesmo propósito , .... O que mostra a grande preocupação que o apóstolo teve pelas igrejas, estando disposto a informá-las de tudo o que possa ser para seu uso e serviço:
para que conheçamos nossos assuntos ; temporal e espiritual, e não apenas os assuntos do apóstolo, mas os assuntos daqueles que estavam com ele, que estavam preocupados com a mesma causa comum:
e que ele possa consolar seus corações ; tanto por essa relação, como pelo ministério do Evangelho a eles: os crentes em Cristo às vezes são desconsolados, por causa do pecado interior, pelas tentações de Satanás, pelas ocultas do rosto de Deus, pelas aflições e perseguições, pelos próprios sofrimentos e pelos outros. ; e é dever dos ministros de Cristo confortá-los; sua comissão é falar confortavelmente com eles; e eles são qualificados para isso, por confortos internos em suas próprias almas; o evangelho que pregam e a mensagem que trazem são de natureza confortável; o Espírito de Deus age por eles e com eles como consolador; e triste, de fato, é o estado de Sião, ou a igreja de Cristo, quando não tem edredons.
Verso 23
A paz seja com os irmãos , .... Os membros da igreja em Éfeso, que mantinham uma relação espiritual entre si; significando toda prosperidade externa e interna, temporal, espiritual e eterna; especialmente paz de consciência sob as aspersões do sangue de Cristo, e uma visão de paz feita com Deus por esse sangue:
e amor com fé de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo ; isto é, é desejável um aumento dessas graças, e do exercício delas; pois, caso contrário, esses irmãos tinham essas duas graças, fé e amor; veja Efésios 1:15; que andam juntos; a fé opera pelo amor, e o amor descobre a fé, e ambos são imperfeitos; falta fé nela, e o amor pode esfriar e precisa ser revivido e aumentado; e estes, e o aumento deles, são de Deus Pai, que é o Deus de toda a graça, e de Jesus Cristo, em quem toda a plenitude da graça é; e essas coisas são igualmente desejadas de uma como da outra, e mostram uma pluralidade de pessoas na Deidade, e a igualdade de Cristo com o Pai; e esse desejo expressa o grande amor e afeição do apóstolo pelos irmãos e aponta as coisas de que precisam; e que, sendo solicitado por isso, pode ser esperado para ser apreciado.
Versículo 24
A graça seja com todos os que amam nosso Senhor Jesus Cristo., .... Cristo é o objeto do amor, e ele é um objeto adorável: ele deve ser amado por causa da amabilidade de sua pessoa e pelas excelências transcendentes que nela existem; por causa de sua conveniência e plenitude como Salvador; e por causa de seu grande amor mostrado a sua igreja e seu povo; e por causa das relações que ele mantém com eles e a comunhão que eles têm com ele: o amor a Cristo é uma graça do Espírito, e está em todos os crentes; e embora seja imperfeito, e às vezes frio, permanecerá para sempre; deveria ser universal e superlativo; todo Cristo deve ser amado, e ele deve ser amado acima de tudo: e isso se mostra como um valor para o seu Evangelho, e as verdades dele; na estima de suas ordenanças e na consideração de seus mandamentos; em se separar de todos por Cristo, quando exigido; e tendo tudo por causa dele;
sinceramente; do coração, e com todo o coração, e sem hipocrisia; não apenas em palavras, mas em ações e em verdade; que aparece quando ele é amado, como observado anteriormente: e o apóstolo deseja "graça" a todos esses amantes sinceros e sinceros dele; pelo qual pode significar uma nova descoberta da graça, amor e favor de Deus em Cristo para eles; e um novo suprimento de graça da plenitude dela em Cristo; e uma medida maior da graça do Espírito para continuar a boa obra iniciada neles; bem como uma continuação do Evangelho da graça de Deus com eles, e um aumento de dons espirituais. A graça pode estar conectada com a palavra traduzida como "sinceridade" e ser traduzida como "graça com incorrupção": ou graça incorruptível, como a verdadeira graça é uma semente incorruptível; ou "graça com imortalidade": e assim o apóstolo deseja não somente a graça aqui, mas também a felicidade e a glória eternas no futuro; e então fecha a epístola com um Amém, como confirmação e confirmação da verdade das doutrinas contidas nela e como expressivo de seu desejo sincero de que as várias petições nela possam ser concedidas, e de sua fé e confiança de que ser preenchidas.
A assinatura,
escrita de Roma para os Efésios por Tíquico , parece estar certo; para que esta epístola seja escrita aos efésios, a inscrição mostra; e que foi escrito quando o apóstolo estava em Roma, aparece em Efésios 3: 1 ; e que foi enviado por Tíquico, parece muito provável a partir de Efésios 6:21 .( J. VICENT , COMENT. DO NOVO TESTAMENTO)
FONTE FONTE http://mauricioberwald.comunidades.net/