Translate this Page

Rating: 2.6/5 (268 votos)




ONLINE
6




Partilhe esta Página



 <!-- Go to www.addthis.com/dashboard to customize your tools -->
<script type="text/javascript" src="//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-57f3fb36829d1888"></script>

 

 

  contadores de visitas 

 

Flag Counter


DAVI É UNGIDO REI (SUBSIDIO)
DAVI É UNGIDO REI (SUBSIDIO)

DAVI E UNGIDO REI MAURICIO BERWALD PROFESSOR SUBSIDIO PARA AS AULAS

Comentário Matthew Henry 

1 Samuel 16

 

Introdução

Neste capítulo começa a história de Davi, que faz uma figura tão grande na história sagrada quanto quase qualquer um dos dignitários do Antigo Testamento, que tanto com sua espada como com sua caneta serviu a honra de Deus e os interesses de Israel mais do que nunca, e foi um tipo de Cristo tão ilustre. Aqui, I Samuel é nomeado e comissionado para ungir um rei entre os filhos de Jessé em Belém ( 1 Samuel 16: 1-5 1 Samuel 16: 1-51 Samuel 16: 6-13 1 Samuel 16: 14-23 ). II. Todos os seus filhos mais velhos são passados ​​e Davi, o mais novo, é montado e ungido ( 1 Samuel 16: 6-13 ). III Saul cresce melancolia, David é lançado para aliviá-lo pela música ( 1 Samuel 16: 14-23 ). Tão pequenos são os primórdios daquele grande homem.

 

Versos 1-5

Samuel havia se retirado para sua própria casa em Ramah, com a resolução de não aparecer mais em assuntos públicos, mas de se dedicar inteiramente ao ensino e instrução dos filhos dos profetas, sobre os quais ele presidia, como descobrimos, 1 Samuel 19:201 Samuel 19:20 . Ele prometeu a si mesmo mais satisfação em jovens profetas do que em jovens príncipes; e nós não achamos que, em seu dia de morte, Deus o chamou para qualquer ação pública relacionada ao estado, mas somente aqui para ungir Davi.

 

  1. Deus o reprova por continuar tanto tempo a lamentar a rejeição de Saul. Ele não o culpa por lamentar nessa ocasião, mas por exceder em sua tristeza: Até quando chorarás por Saul? 1 Samuel 16: 1 1 Samuel 16: 1. Nós não encontramos aqui que ele lamentou de forma alguma a separação de sua própria família e a deposição de seus próprios filhos; mas pela rejeição de Saul e sua descendência, ele lamenta sem medida, pois o primeiro foi feito pelo insensato descontentamento do povo, isto pela justa ira de Deus. No entanto, ele deve encontrar tempo para se recuperar, e não ir lamentar a sua sepultura, 1. Porque Deus o rejeitou, e ele deve concordar com a justiça divina, e esquecer sua afeição por Saul; se Deus for glorificado em sua ruína, Samuel deve ficar satisfeito. Além disso, com que propósito ele deveria chorar? O decreto saiu, e todas as suas orações e lágrimas não podem prevalecer para reverter isso, 2 Samuel 12:22 2 Samuel 12:22 , 2 Samuel 12:23 2 Samuel 12:23 . 2Salmo 89:20 Atos 13:22. Porque Israel não será um perdedor com isso, e Samuel deve preferir o bem público antes de sua afeição particular a seu amigo. “Não choreis por Saul, pois eu me dei um rei. As pessoas se deram um rei e ele se mostrou mal, agora eu vou me proporcionar um, um homem segundo meu próprio coração. Veja Salmos 89:20 ; Atos 13:22 . “Se Saul for rejeitado, Israel não será como ovelhas que não têm pastor. Eu tenho outro na loja para eles; Deixa a tua alegria dele engolir a tua tristeza pelo príncipe rejeitado.
  2. Ele o envia a Belém para ungir um dos filhos de Jessé, uma pessoa provavelmente não desconhecida de Samuel. Encha seu chifre com óleo. Saul foi ungido com um frasco de vidro de óleo, escasso e quebradiço, David com um chifre de óleo, que era mais abundante e durável; por isso lemos de um chifre de salvação na casa de seu servo Davi, Lucas 1:69Lucas 1:69 .

III Samuel se opõe ao perigo de ir a esta missão ( 1 Samuel 16: 21 Samuel 16: 2 ): Se Saul ouvir, ele me matará. Por isso, aparece. 1. Que Saul se tornara muito perverso e ultrajante desde sua rejeição, senão Samuel não teria mencionado isso. Que impiedade ele não seria culpado de quem mataria Samuel? 2. Que a fé de Samuel não era tão forte como se poderia esperar, senão ele não teria temido a ira de Saul. Não seria ele que o enviou para protegê-lo e sustentá-lo? Mas os melhores homens não são perfeitos em sua fé, nem temerão ser totalmente expulso em qualquer lugar deste lado do céu. Mas isso pode ser entendido como o desejo de Samuel de direção do céu como administrar esse assunto com prudência, de modo a não se expor, ou a qualquer outro, mais do que o necessário.

  1. Deus ordena que ele cubra seu design com um sacrifício: Diga, eu vim me sacrificar; e era verdade que ele fazia, e era apropriado que ele, quando viesse a ungir um rei, 1 Samuel 11:151 Samuel 11:15 . Como profeta, ele poderia sacrificar quando e onde Deus o designasse; e nem tudo era inconsistente com as leis da verdade dizer que ele veio a se sacrificar quando realmente o fez, pensou que ele também tinha um fim a mais, que ele achava apropriado esconder. Deixem que ele notifique um sacrifício, e convidem Jessé (que, é provável, era o homem principal da cidade) e sua família a irem à festa após o sacrifício; e, diz Deus, eu te mostrarei o que farás.Aqueles que fazem a obra de Deus à maneira de Deus devem ser dirigidos passo a passo, onde quer que estejam, para fazê-lo da melhor maneira.
  2. Samuel foi em conformidade com Belém, não em pompa, ou com qualquer comitiva, apenas um servo para liderar a novilha que ele deveria sacrificar; mas os élderes de Belém tremeram quando ele chegou, temendo que isso fosse uma indicação do desagrado de Deus contra eles e que ele viesse denunciar algum julgamento pelas iniqüidades do lugar. A culpa causa medo. No entanto, torna-se de fato a admiração dos mensageiros de Deus e a tremer em sua palavra. Ou temiam que isso pudesse ser uma ocasião para o desprazer de Saul contra eles, pois provavelmente sabiam o quanto ele estava exasperado com Samuel e temiam que ele combinasse com eles por entretê-lo. Eles lhe perguntaram: “ Você vem pacificamente?Estás em paz e não estás voando de Saul? Tu estás em paz conosco, e não vem com qualquer mensagem de ira? ”Todos devemos desejar sinceramente estar em bons termos com os profetas de Deus, e temer a palavra de Deus, ou suas orações, contra nós. Quando o Filho de Davi nasceu rei dos judeus, toda a Jerusalém ficou perturbada, Mateus 2: 3 Mateus 2: 3 . Samuel ficava em casa, e era estranho vê-lo tão longe de sua casa: concluíram que precisaria ser uma ocasião extraordinária para trazê-lo e temiam o pior até que ele os satisfizesse ( 1 Samuel 16: 51 Samuel 16: 5 ). : " Eu venho pacificamente, porque venho me sacrificar,não com uma mensagem de ira contra você, mas com os métodos de paz e reconciliação; e, portanto, você pode me dar boas vindas e não precisa temer minha vinda; portanto, santifique-se e prepare-se para unir-se a mim no sacrifício, para que você possa ter o benefício disso. ”Nota: Antes de solene ordenanças, deve haver um protesto solene. Quando oferecemos sacrifícios espirituais, nos preocupa, nos isolamos do mundo e renovamos a dedicação de nós mesmos a Deus, para nos santificarmos. Quando nosso Senhor Jesus veio ao mundo, embora os homens tivessem razão suficiente para tremer, temendo que sua missão fosse condenar o mundo, ele deu plena segurança de que veio pacificamente, porque veio sacrificar, e trouxe sua oferta junto com ele: Um corpo me preparaste.Vamos nos santificar, para que possamos ter interesse em seu sacrifício. Note, Aqueles que vêm para sacrificar devem vir pacificamente; exercícios religiosos não devem ser realizados tumultuamente.
  3. Ele tinha uma consideração especial por Jessé e seus filhos, pois com eles estavam seus negócios particulares, com os quais, é bem provável, ele conheceu Jessé em sua primeira vinda e assumiu o alojamento em sua casa. Ele falou a todos os anciãos para se santificarem, mas ele santificou Jessé e seus filhos orando com eles e instruindo-os. Talvez ele tivesse conhecido eles antes, e parece ( 1 Samuel 20:29 1 Samuel 20:29, onde lemos sobre os sacrifícios que essa família teve) que era uma família religiosa devota. Samuel os ajudou na preparação da família para o sacrifício público e, é provável, escolheu Davi e o ungiu nas solenidades da família antes que o sacrifício fosse oferecido ou a festa sagrada fosse solenizada. Talvez ele oferecesse sacrifícios privados, como Jó, de acordo com o número de todos eles ( Jó 1: 5 ), e, sob a cor disso, pediu que todos aparecessem diante dele. Quando as bênçãos de sinais estão chegando a uma família, elas devem se santificar.Jó 1: 5

Versos 6-13

Se os filhos de Jessé foram informados de que Deus proveria para si um rei entre eles (como ele havia dito, 1 Samuel 16: 11 Samuel 16: 1 ), podemos supor que todos fizeram a melhor aparência possível, e cada um esperou que ele fosse o homem. ; mas aqui nos é dito,

 

  1. Como todos os filhos mais velhos, que eram mais formosos para o favorecimento, foram passados.
  2. Eliabe, o mais velho, foi apresentado em particular primeiramente a Samuel, provavelmente nenhum presente estava presente, mas apenas Jessé, e Samuel achou que ele precisava ser o homem: Certamente este é o ungido do Senhor, 1 Samuel 16: 6 1 Samuel 16: 6 . Os próprios profetas, quando falavam sob a direção divina, estavam sujeitos a confundir-se com outros homens; como Natã, 2 Samuel 7: 3 2 Samuel 7: 3 . Mas Deus corrigiu o erro do profeta por um sussurro secreto em sua mente: Não olhe para o semblante dele, 1 Samuel 16: 71 Samuel 16: 7 Isaías 11: 3 1 Pedro 3: 4 . Era estranho que Samuel, que havia sido tão desgraçadamente desapontado com Saul, cujo semblante e estatura o recomendassem tanto quanto qualquer homem pudesse, deveria estar tão à frente para julgar um homem por essa regra. Quando Deus agradaria ao povo com um rei, ele escolheu um homem atraente; mas, quando ele teria um após o seu próprio coração, ele não deveria ser escolhido pelo lado de fora. Os homens julgam pela visão dos olhos, mas Deus não, Isaías 11: 3 . O Senhor olha no coraçãoisto é, (1) Ele sabe disso. Podemos dizer como os homens se parecem, mas ele pode dizer o que eles são. O homem olha nos olhos (assim a palavra original é), e fica satisfeito com a vivacidade e a vivacidade que aparecem neles; mas Deus olha no coração e vê os pensamentos e intenções disso. (2) Ele julga os homens por ele. A boa disposição do coração, a santidade ou bondade disso, recomenda-nos a Deus, e é à sua vista de grande preço ( 1 Pedro 3: 4 ), não a majestade do olhar, ou a força e estatura do corpo . Consideremos que ser a verdadeira beleza que está dentro e julgar os homens, tanto quanto somos capazes, por suas mentes, não pela sua aparência.
  3. Quando Eliabe foi posto de lado, Abinadab e Samá e, depois deles, mais quatro dos filhos de Jessé, sete ao todo, foram apresentados a Samuel, como era provável para seu propósito; mas Samuel, que não compareceu com mais cuidado do que antes à direção divina, rejeitou a todos: O Senhor não os escolheu, 1 Samuel 16: 8 1 Samuel 16: 8 , 1 Samuel 16:10I Samuel 16:10 . Os homens dispõem de suas honras e propriedades para seus filhos de acordo com sua antiguidade e prioridade de nascimento, mas Deus não. O ancião servirá o mais novo. Se tivesse sido deixado para Samuel, ou Jesse, fazer a escolha, um deles certamente teria sido escolhido; mas Deus magnificará sua soberania ao passar por alguns que foram mais promissores, assim como em outros que eram menos promissores.
  4. Como David finalmente foi lançado. Ele era o mais jovem de todos os filhos de Jessé; seu nome significa amado, pois ele era um tipo do Filho amado. Observe, 1. Como ele estava nos campos, mantendo as ovelhas ( 1 Samuel 16:11 1 Samuel 16:11 ), e foi deixado lá, embora houvesse um sacrifício e uma festa na casa de seu pai. Os mais jovens são comumente os aficionados da família, mas, deveria parecer, Davi era o menos definido por todos os filhos de Jessé; ou eles não discerniram ou não valorizaram devidamente o excelente espírito de que ele era. Muitos grandes gênios estão enterrados na obscuridade e desprezo; e Deus muitas vezes exalta aqueles a quem os homens desprezam e concedem abundante honra àquela parte que lhes faltava. O Filho de Davi era aquele a quem os homens menosprezavam.Salmo 78:71 Gênesis 41:14 1 Samuel 16:12 1 Samuel 9:15 1 Samuel 16:12 1 Samuel 16:13 1 Samuel 17:28 1 Samuel 16:13 2 Samuel 23: 1 1 Samuel 19:18a pedra que os construtores recusaram, e ainda assim ele tem um nome acima de todo nome. Davi foi retirado de ovelhas para alimentar Jacó ( Salmos 78:71 ), como Moisés de manter o rebanho de Jetro, um exemplo de sua humildade e indústria, ambos os quais Deus se deleita em honrar. Devemos pensar uma vida militar, mas Deus viu uma vida pastoral (que dá vantagem para contemplação e comunhão com o céu), o melhor preparativo para o poder real, pelo menos para aquelas graças do Espírito que são necessárias para o devido cumprimento dessa confiança. que atende. Davi estava mantendo ovelhas, embora fosse um tempo de sacrifício; porque há misericórdia que tem precedência de sacrifício. 2. Quão sincero Samuel foi mandado mandá-lo: “ Não vamos nos sentarpara a carne ”(talvez não fosse a festa do sacrifício, mas uma refeição comum)“ até que ele venha para cá; pois, se todo o resto for rejeitado, este deve ser ele. ”Aquele que planejou não sentar-se à mesa é agora esperado como o convidado principal. Se Deus exaltar aqueles de baixo grau, quem pode atrapalhar? 3. Que aparência ele fez quando veio. Nenhum aviso é tomado de sua roupa. Sem dúvida, isso estava de acordo com o seu emprego, mesquinho e grosseiro, como os casacos de pastores costumam ser, e ele não trocava de roupa como José ( Gênesis 41:14 ), mas ele tinha um olhar muito honesto, não imponente, como o de Saul. , mas doce e amável: Ele era corado, de belo semblante, e bom de olhar para ( 1 Samuel 16:12), isto é, ele tinha uma pele clara, um bom olho e um rosto adorável; as feições eram extraordinárias, e havia algo em sua aparência que era muito encantador. Embora ele estivesse tão longe de usar qualquer arte para ajudar sua beleza que seu emprego a expusesse ao sol e ao vento, ainda assim a natureza se manteve e, pela doçura de seu aspecto, deu indicações manifestas de um temperamento amável e disposição mental. . Talvez seu modesto rubor, quando ele foi levado perante Samuel, e recebido por ele com surpreendente respeito, o fez parecer muito mais bonito. 4. A unção dele. O Senhor disse a Samuel em seu ouvido (como ele havia feito, 1 Samuel 9:15 ) que este era ele quem ele deve ungir, 1 Samuel 16:12. Samuel não objeta a mesquinhez de sua educação, sua juventude, ou o pouco respeito que ele tinha em sua própria família, mas, em obediência à ordem divina, tomou seu chifre de óleo e ungiu-o ( 1 Samuel 16:13 ), significando assim (1.) Uma designação divina para o governo, após a morte de Saul, da qual ele deu a ele uma garantia total. Não que ele estivesse no momento investido do poder real, mas estava ligado a ele, para vir a ele no devido tempo. (2.) Uma comunicação divina de dons e graças, para ajustá-lo ao governo, e torná-lo um tipo daquele que seria o Messias, o ungido, que recebeu o Espírito, não por medida, mas sem medida. Dizem que ele é ungido no meio de seus irmãos,que ainda, possivelmente, não entendia isso como uma designação para o governo, e portanto não invejou Davi (como os irmãos de José o fizeram), porque eles não viram mais marcas de dignidade colocadas sobre ele, não, nem tanto como um casaco. de cores divers. Mas o bispo Patrick lê, Ele o ungiu do meio de seus irmãos, isto é, ele o separou dos outros, e em particular o ungiu, mas com o encargo de guardar o seu próprio conselho, e de não permitir que seus irmãos soubessem isto, como pelo que encontramos ( 1 Samuel 17:28), deveria parecer, Eliab não. É calculado que Davi agora tinha cerca de vinte anos; se assim for, seus problemas por Saul duraram dez anos, pois ele tinha trinta anos quando Saul morreu. O Dr. Lightfoot calcula que ele tinha cerca de vinte e cinco anos, e que seus problemas duraram apenas cinco anos. 5. Os efeitos felizes desta unção: O Espírito do Senhor veio sobre Davi daquele dia em diante, 1 Samuel 16:13. A unção dele não era uma cerimônia vazia, mas um poder divino ia junto com aquele sinal instituído, e ele se viu internamente avançado em sabedoria, e coragem, e preocupação para o público, com todas as qualificações de um príncipe, embora não em todos avançaram em suas circunstâncias externas. Isto satisfaria abundantemente a ele que sua eleição era de Deus. A melhor evidência de sermos predestinados para o reino da glória é o nosso ser selado com o Espírito da promessa e nossa experiência de uma obra da graça em nossos corações. Alguns pensam que sua coragem, pela qual ele matou o leão e o urso, e sua extraordinária habilidade na música, foram os efeitos e evidências do Espírito vindo sobre ele. No entanto, isso fez dele o doce salmista de Israel, 2 Samuel 23: 1. Samuel, tendo feito isso, foi para Ramá em segurança, e nunca mais lemos sobre ele, mas uma vez ( 1 Samuel 19:18 ), até lermos sobre sua morte; agora ele se retirava para morrer em paz, pois seus olhos tinham visto a salvação, até mesmo o cetro trazido para a tribo de Judá.

Versículos 14-23

Temos aqui Saul caindo e Davi se levantando.

 

  1. Aqui está Saul fez um terror para si mesmo ( 1 Samuel 16:14 1 Samuel 16:14 ): O Espírito do Senhor afastou-se dele. Tendo abandonado a Deus e seu dever, Deus, de uma maneira justa, retirou-lhe as ajudas do bom Espírito com o qual foi dirigido, animado e encorajado em seu governo e guerras. Ele perdeu todas as suas boas qualidades. Esse foi o efeito de sua rejeição a Deus e uma evidência de que ele foi rejeitado por ele. Agora Deus tomou sua misericórdia de Saul (como se expressa, 2 Samuel 7:15 ); porque quando o Espírito do Senhor se afasta de nós, tudo vai bem. Quando os homens entristecem e apagam o Espírito, pelo pecado voluntário, ele parte e nem sempre se esforça. A conseqüência disso foi que um espírito maligno de Deus o perturbou.2 Samuel 7:15Aqueles que afastam o bom Espírito do que é claro se tornam presas do espírito maligno. Se Deus e sua graça não nos governarem, o pecado e Satanás terão posse de nós. O diabo, pela permissão divina, perturbou e apavorou ​​Saul, por meio dos humores corruptos de seu corpo e paixões de sua mente. Ele ficou irritado, irritado e descontente, tímido e desconfiado, sempre e anônimo, começando e tremendo; às vezes, dizia Josefo, como se tivesse sido sufocado ou estrangulado, e um perfeito demoníaco se encaixa. Isso o tornava impróprio para os negócios, precipitado em seus conselhos, o desprezo de seus inimigos e um fardo para todos ao seu redor.
  2. Aqui é David fez um médico para Saul, e por este meio trouxe ao tribunal, um médico que o ajudou contra as piores doenças, quando ninguém mais poderia. Davi foi recém-nomeado em particular para o reino. Seria útil para ele ir ao tribunal e ver o mundo; e aqui ele é feito para ele sem qualquer artifício de seus próprios amigos. Note, aqueles a quem Deus projeta para qualquer serviço a sua providência devem concorrer com a sua graça para preparar e qualificar-se para ela. Saul é destemperado; Seus servos têm a honestidade e a coragem de dizer a ele qual é a sua enfermidade ( 1 Samuel 16:15 1 Samuel 16:151 Samuel 16:16 1 Samuel 15:28 1 Samuel 16:18 1 Samuel 14:52 1 Samuel 16:20 1 Samuel 10: 3 1 Samuel 10: 4 1 Samuel 16:21 1 Samuel 8:11 1 Samuel 16:22 1 Samuel 16:23 2 Reis 3:15 2 Reis 19: 9 2 Reis 19:10 ), um espírito maligno, não por acaso, mas por Deus e sua providência, te incomoda.Agora, 1. Os meios que todos eles lhe aconselharam para seu alívio eram música ( 1 Samuel 16:16 ): “Vamos ter um astuto jogador na harpapara atender você. ”Quanto melhor amigos eles tinham sido para ele se eles o tivessem aconselhado, desde que o espírito maligno era do Senhor, para dar toda a diligência para fazer as pazes com Deus pelo verdadeiro arrependimento, enviar Samuel para orar com ele e interceder com Deus por ele! então ele poderia não apenas ter tido algum alívio presente, mas o bom Espírito teria voltado para ele. Mas o projeto deles é fazê-lo feliz e, assim, curá-lo. Muitos cujas consciências estão convencidas e assustadas estão para sempre arruinadas por métodos como estes, que afogam todo o cuidado da alma nas delícias dos sentidos. No entanto, os servos de Saul não hesitaram em mandar buscar música como uma ajuda para animar os espíritos, se tivessem mandado um profeta dar-lhe bons conselhos. E (como observa o bispo Hall) era bom que não mandassem uma bruxa ou um adivinho, por seus encantamentos para expulsar o espírito maligno, que tem sido a prática abominavelmente ímpia de alguns que usaram o nome cristão, que consultam o diabo em suas aflições e fazem do inferno seu refúgio. Não será menos que um milagre da graça divina se aqueles que assim concordam com Satanás se separarem dele novamente. 2. Um de seus servos recomendou-lhe Davi, como uma pessoa apta a ser empregada no uso desses meios, pouco imaginando que ele era o homem a quem Samuel se referia quando contou a Saul sobre um vizinho seu, melhor do que ele, que deveria ter o reino, Não será menos que um milagre da graça divina se aqueles que assim concordam com Satanás se separarem dele novamente. 2. Um de seus servos recomendou-lhe Davi, como uma pessoa apta a ser empregada no uso desses meios, pouco imaginando que ele era o homem a quem Samuel se referia quando contou a Saul sobre um vizinho seu, melhor do que ele, que deveria ter o reino, Não será menos que um milagre da graça divina se aqueles que assim concordam com Satanás se separarem dele novamente. 2. Um de seus servos recomendou-lhe Davi, como uma pessoa apta a ser empregada no uso desses meios, pouco imaginando que ele era o homem a quem Samuel se referia quando contou a Saul sobre um vizinho seu, melhor do que ele, que deveria ter o reino, 1 Samuel 15:28 . É um caráter muito alto que o servo de Saul aqui dá de Davi ( 1 Samuel 16:18 ), que ele não era apenas apto para o seu propósito como uma pessoa grata e habilidoso em jogar, mas um homem de coragem e conduta, um homem valente e poderoso, e prudente em todos os assuntos, apto a ser ainda mais preferido, e (que coroou seu caráter) o Senhor está com ele.Por isto parece que, embora Davi, depois que ele foi ungido, voltasse ao seu negócio no campo, e permanecesse na sua cabeça nenhuma marca do óleo, tão cuidadoso era ele manter esse segredo, ainda que o funcionamento do Espírito significasse pelo óleo. não podia ser escondido, mas o fazia brilhar na obscuridade, de modo que todos os seus vizinhos observavam com admiração as grandes melhorias de sua mente de repente. Davi, mesmo em seu traje de pastor, tornou-se um oráculo, um campeão e tudo que é grande. Sua fama chegou à corte em breve, pois Saul era curioso após tais jovens, 1 Samuel 14:52 . Quando o Espírito de Deus vem sobre um homem, ele fará com que seu rosto brilhe. 3. David é então enviado para o tribunal. E parece, (1) Seu pai estava muito disposto a separar-se dele, enviou-o muito prontamente, e um presente com ele a Saul, 1 Samuel 16:20 . O presente era, de acordo com o uso daqueles tempos, pão e vinho (compare, 1 Samuel 10: 3 , 1 Samuel 10: 4 ), portanto aceitável porque expressivo da homenagem e fidelidade daquele que o enviou. Provavelmente, Jesse, que sabia para quem seu filho Davi foi designado, estava ciente de que a Providência estava ajustando-o a ele e, portanto, ele não forçaria Providência mandando-o ao tribunal desnecessariamente, mas ele seguiu Providência muito alegremente quando o viu claramente ele no caminho do favorecimento. Alguns sugerem que quando Jesse recebeu essa mensagem, envie-me Davi, teu filho,Começou a temer que Saul recebesse alguma indicação de ser ungido e mandou que ele fizesse um mal a ele, e, portanto, Jessé enviou um presente para pacificá-lo; mas é provável que a pessoa, quem quer que tenha sido, que trouxe a mensagem, tenha lhe dado uma explicação sobre para qual projeto ele foi enviado. (2) Saul tornou-se muito gentil com ele ( 1 Samuel 16:21 ), amou-o grandemente e destinou-se a torná-lo seu escudeiro, e (contrariando a maneira do rei, 1 Samuel 8:11 ) pediu a sua licença do pai para mantê-lo em seu serviço ( 1 Samuel 16:22 ): Deixe David, peço-te, estar diante de mim. E uma boa razão para ele ter que respeitá-lo, porque ele fez um grande serviço com sua música, 1 Samuel 16:23 . Apenas sua música instrumental com sua harpa é mencionada, mas deve parecer, pelo relato que Josefo dá, que ele acrescentou música vocal a ela, e cantou hinos, provavelmente hinos divinos, canções de louvor, à sua harpa. A música de David era o físico de Saul. [1] A música tem uma tendência natural para compor e animar a mente, quando ela é perturbada e entristecida. Eliseu usou-o para acalmar seus espíritos, 2 Reis 3:15. Em alguns, tem uma influência e um efeito maior do que em outros e, provavelmente, Saul era um deles. Não que isso tenha encantado o espírito maligno, mas fez seu espírito sedar e acalmou aqueles tumultos dos espíritos animais pelos quais o diabo tinha vantagem contra ele. Os raios do sol (é a comparação do aprendido Bochart) não podem ser cortados com uma espada, extinta com água, ou soprados com o vento, mas, fechando as persianas, eles podem ser mantidos fora da câmara. A música não pode trabalhar sobre o diabo, mas pode calar as passagens pelas quais ele tem acesso à mente. [2] A música de Davi foi extraordinária, e em misericórdia para com ele, para que ele pudesse ganhar uma reputação na corte, como alguém que tinha o Senhor com ele. Deus fez com que suas apresentações musicais fossem mais bem sucedidas, neste caso, do que as de outros. Saul encontrou2 Reis 19: 9 , 2 Reis 19:10 ), que foi um grande agravamento de sua indignação contra ele. É uma pena que a música, que pode ser tão útil ao bom humor da mente, deva ser abusada por qualquer um com o apoio da vaidade e do luxo, e fez uma ocasião de afastar o coração de Deus e coisas sérias: se isto é para qualquer efeito disso, afugenta o bom Espírito, não o espírito maligno.

 

       WWW.MAURICIOBERWALD.COMUNIDADES.NET