Translate this Page

Rating: 2.6/5 (285 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página



 <!-- Go to www.addthis.com/dashboard to customize your tools -->
<script type="text/javascript" src="//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-57f3fb36829d1888"></script>

 

 

  contadores de visitas 

 

Flag Counter


Lição 3 A Verdade Sobre a Queda do Homem
Lição 3 A Verdade Sobre a Queda do Homem

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Lição 3 

A Verdade Sobre a Queda do Homem

 

Lições Bíblicas nº 60

 

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

 

 

Gn 3.1-10

1 - Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

2 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

3 - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

7 - Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

8 - E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

9 - E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

10 - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

TEXTO ÁUREO

"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.", 2 Co 11.3

 

COMENTÁRIO

 

Palavra introdutória

Nesta lição, verificaremos, dentre outros pontos capitais relacionados à Queda, diversos aspectos relacionados à tentação e às perdas da humanidade, advindas do pecado original.

 

  1. PASSOS INICIAIS

No início de Gênesis, com referências paralelas no Novo Testamento, o texto bíblico apresenta-nos os responsáveis pela queda da raça humana. Observe.

Agente instigador: Satanás (Lc 22.3,4; Ap 20.2,7,8)

Agente ativo: a serpente (Gn 3.1-3; 2 Co 11.3)

Agentes passivos: Adão e Eva (Gn 3.4,6; Rm 5.12,14).

 

  1. ASPECTOS DA TENTAÇÃO

 

2.1. Propósito

Na Queda, o ataque mortal foi dirigido aos agentes passivos da cena, ou seja, ao primeiro casal. Entretanto, o objetivo do diabo era atingir o Senhor Deus. Satanás focou todo seu poder no homem por ser ele a cora da criação.

 

2.2. Processo

A estratégia da serpente direcionou a mulher para o engano e a mentira. Como agente ativo no processo da tentação, ela começou indagando Eva acerca da única restrição estabelecida por Deus para ela e seu marido. O diabo, falando através da serpente pela segunda e última vez, negou firmemente a possibilidade de punição, limitações ou morte (Gn 3.4). Porém, o salário - a consequência - do pecado é a morte (Rm 6.23).

 

2.3. Estratégia

Satanás priorizou alcançar a mente da mulher, para, assim, manipular suas emoções. Ao afirmar que não haveria qualquer punição para quem comesse o fruto proibido, o maligno pretendia induzir Eva a pensar que ela era melhor do que o próprio Deus.

 

2.4. Propostas

O diabo, na tentativa de manipular a mulher, mencionou pelo menos quatro lucros fenomenais que o primeiro casal teria se comesse o fruto proibido. As propostas foram oferecidas sempre no plural - incluindo Adão e Eva: vossos.

 

2.4.1. Se abrirão os vossos olhos...

A serpente insinuava que Deus estaria escondendo muitas coisas de Adão e Eva, as quais eles teriam o direito de saber; assim, seduziu a mulher: "Não haverá limites para o que vocês desejarem ver; tudo o que quiserem contemplar, nada ficará oculto; não haverá nada escondido para vocês".

 

2.4.2. Conhecereis o bem e o mal...

Satanás, por boca da serpente, não falou sobre as terríveis consequências do mal. A Bíblia é a única fonte capaz de revelar tudo sobre o avesso do bem: somente Deus o conhece plenamente; assim, para preservar o homem da destruição, Ele não quis dar ao ser humano o direito de conhecê-lo ou praticá-lo, tornando-se, assim, seu escravo (Jo 8.34).

 

2.4.3. Não morrerei

Diante da inverdade de Satanás, Eva simplesmente ficou calada e não resistiu à tentação; assim, tomou o fruto, comeu-o e deu-o a Adão. Naquele exato momento (na Queda), ambos morreram (espiritualmente); não por terem comido o fruto, mas, sim, pela desobediência ao mandamento do Senhor (Gn 2.16,17).

Eis que surge o pecado, instaurando, assim, o rompimento da comunhão entre o homem e Deus: o corpo passa a sofrer debilidades físicas; a alma, o peso da culpa; e o espírito, aflições insuportáveis (Sl 31.10).

 

2.4.4. Sereis como Deus...

Na mente de Eva já dominada pela força maligna, possivelmente passaram pensamentos de poder, igualdade, independência, prestígio e glória indescritíveis.

A mulher não julgou que nada - nem ninguém - pode ser como o altíssimo, em quaisquer dimensões ou circunstâncias (Ex 15.11).

 

  1. AS PERDAS DA HUMANIDADES

 O PRIMEIRO JULGAMENTO

Sobre a serpente (Gn 3.14)

Foi amaldiçoada e condenada a rastejar o corpo no pó da terra

Is 65.25

Sobre a mulher (Gn 3.16)

Sofrimento multiplicado no parto e subordinação ao homem

Ef 5.22

Sobre o homem (Gn 3.17,19)

Trabalho penoso e cansativo com suor e dores

Sl 6.2,3

Sobre a Terra (Gn 3.17b,18)

Maldição com produção de espinhos, cardos e abrolhos

Rm 8.22

Sobre o diabo (Gn 3.15) 

A cabeça ferida e esmagada pelo sacrifício perfeito de Cristo

Hb 2.14

 

3.1. O poder diabólico do engano

Eis uma grande verdade: a mulher conversou com a serpente; focou alvos perigosos; duvidou da palavra de Deus; creu em tudo o que o diabo lhe disse; desprezou as bênçãos recebidas do Senhor; não avaliou as consequências dos seus atos; usou de seu livre-arbítrio para a prática do proibido; e acreditou que Adão e ela poderiam ser como Deus.

 

3.2. Passos para vencer a tentação

Três passos bíblicos são essenciais para vencer as tentações. Observe.

 

Resistir ao diabo e a todas as forças satânicas (Tg 4.7).

Revestir-se (vestir mais de uma vez) de toda armadura de Deus. (Ef 6.11,16).

Fugir da imoralidade sexual (1 Co 6.18); da idolatria (1 Co 10.14); do amor ao dinheiro (1 Tm 6.10); de doutrinas estranhas (1 Tm 6.3-5); do pecado (1 Tm 6.11); das ofertas do mundo (1 Jo 2.15); da ira, cólera, malícia, maledicência, palavras torpes e mentiras (Cl 3.8,9); das paixões da carne (2 Tm 2.22). 

 

CONCLUSÃO

Podemos vencer qualquer tentação se estudarmos a Palavra de Deus (1 Co 10.12), sistematicamente, se orarmos sem cessar, se buscarmos a plenitude do Espírito Santo, se pertencermos ao Corpo de Cristo (Igreja). Devemos manter nosso vaso exterior (o corpo) separada do pecado, e a alma e o espírito (homem interior) em santidade diante de Deus e do mundo que nos cerca.

 

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

 

  1. De acordo com o que foi exposto nesta lição, responda: O que Adão e Eva perderam , imediatamente após a Queda?