Comentário Completo de Matthew H.
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MAURICIO BERWALD ESCRITOR PROFESSOR
Introdução
Tivemos várias exortações importantes no final do capítulo anterior, e elas continuam nelas: particularmente I. Eu temos aqui uma exortação ao amor e à caridade mútuos, Efésios 5: 1,2 . II Contra todo tipo de impureza, com argumentos e remédios adequados propostos contra esses pecados: e mais algumas precauções são acrescentadas e outros deveres recomendados, Efésios 5: 3-20 . III O apóstolo direciona para o cumprimento consciente de deveres relativos, Efésios 5: 21-6: 1-9 , ao longo disso e no início do próximo capítulo.
Verso 1-2
Cuidados contra a impureza. 61 dC
1 Sede, pois, seguidores de Deus, como filhos queridos. 2 E andai no amor, como Cristo também nos amou, e se entregou por nós uma oferta e um sacrifício a Deus por um sabor doce.
Aqui temos a exortação ao amor mútuo ou à caridade cristã. O apóstolo tinha insistido sobre isso no capítulo anterior, e particularmente nas Efésios 4: 17-32 do mesmo, para que a partícula , portanto, refere-se, e conecta o que ele tinha dito lá com o que está contido nestes versos, assim: " Porque Deus, por amor de Cristo, te perdoou; portanto, sejam vocês seguidores de Deus ou imitadoresdele ", porque assim a palavra significa. As pessoas piedosas devem imitar a Deus a quem adoram, na medida em que ele se revelou imitado por elas. Elas devem se conformar ao seu exemplo e ter sua imagem renovada sobre elas. Isso coloca um grande honra sobre a religião prática, que é a imitação de Deus. Devemos ser santos como Deus é santo, misericordiosos como ele é misericordioso, perfeito como ele é perfeito. Mas não há um atributo de Deus mais recomendado para a nossa imitação do que aquele de sua bondade. Seja você imitadores de Deus, ou se assemelham a ele, em toda a graça e, especialmente, no seu amor, e na sua bondade perdão. Deus é amor e aqueles que habitam no amor habitar em Deus e Deus em si. Assim, ele tem proclamou seu nome, gracioso , misericordioso e abundante em bondade.como filhos (que costumam ser muito amados por seus pais) geralmente se assemelham a eles nos lineamentos e feições de seus rostos e nas disposições e qualidades de suas mentes ou como se tornam filhos de Deus, que são amados e amados por seus pais. Pai do Céu. As crianças são obrigadas a imitar os pais no que é bom, especialmente quando são muito queridas por elas. O caráter que levamos dos filhos de Deus obriga a assemelhá-lo, especialmente em seu amor e bondade, em sua misericórdia e prontidão para perdoar. E esses são apenas filhos queridos de Deus que o imitam neles. Segue-se, e ande apaixonado, Efésios 5: 2. Essa graça divina deve conduzir e influenciar toda a nossa conversa, que significa caminhar nela. Deve ser o princípio a partir do qual agimos, deve direcionar os fins para os quais almejamos. Deveríamos ter mais cuidado para provar a sinceridade de nosso amor um ao outro. Como Cristo também nos amou. Aqui o apóstolo nos direciona para o exemplo de Cristo, a quem os cristãos são obrigados a imitar, e em quem temos um exemplo do amor mais livre e generoso que já existiu, aquele grande amor com o qual ele nos amou. Somos todos compartilhadores desse amor e participantes do conforto dele, e, portanto, devemos amar um ao outro, Cristo tendo nos amado a todos e dado essa prova de seu amor por nós, porque ele se deu por nós.O apóstolo projeta detalhadamente o assunto, pois o que pode nos render um assunto mais agradável para a contemplação do que isso? Cristo se entregou para morrer por nós e a morte de Cristo foi o grande sacrifício da expiação: Uma oferta e um sacrifício a Deus ou uma oferta, mesmo um sacrifício - um sacrifício propiciatório, para expiar nossa culpa, que havia sido prefigurada no oblações e sacrifícios legais e isso por um sabor doce. Alguns observam que nunca se disse que as ofertas pelo pecado tinham um cheiro agradável, mas isso é dito sobre o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.Como ele se ofereceu com um desígnio de ser aceito por Deus, assim Deus aceitou, ficou satisfeito e apaziguado por esse sacrifício. Note que, como o sacrifício de Cristo foi eficaz com Deus, seu exemplo deve prevalecer conosco, e devemos copiá-lo cuidadosamente.
Versículos 3-20
Conservantes de precauções e advertências de impurezas. 61 dC
3 Mas a fornicação e toda a impureza, ou avareza, não devem ser nomeadas uma vez entre vós, como se torna um santo. 4 Nem a imundície, nem a conversa tola, nem o gracejo, que não são convenientes, mas antes agradecem. 5 Pois assim sabes que ninguém que é imundo, nem imundo, nem cobiçoso, que é idólatra, tem alguma herança no reino de Cristo e de Deus. 6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7 Portanto, não sejais participantes com eles. 8 Pois às vezes eras trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz: 9 (Porque o fruto do Espírito éem toda a bondade, retidão e verdade) 10 Provar o que é aceitável ao Senhor. 11 E não tenha comunhão com as obras infrutíferas das trevas; antes, reprove -as. 12 Pois é uma pena falar daquilo que deles é feito em segredo. 13 Mas todas as coisas reprovadas são manifestadas pela luz; pois tudo o que manifesta é luz. 14 Portanto diz: Desperta, tu que dormes, e ressuscita dentre os mortos, e Cristo te dará luz. 15 Vê, pois, que andais circunspectamente, não como tolos, mas como sábios, 16 Redimindo o tempo, porque os dias são maus. 17 Portanto, não sejais insensatos, mas entendais qual é a vontade do Senhor .18 E não se embriagem com vinho, no qual há excesso, mas se encham do Espírito. 19 Falando em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e fazendo melodia em seu coração ao Senhor. 20 Agradecendo sempre por todas as coisas a Deus e ao Senhor. Pai em nome de nosso Senhor Jesus Cristo
Esses versículos contêm cautela contra todo tipo de impureza, com remédios e argumentos adequados propostos: mais algumas precauções são adicionadas e outras tarefas recomendadas. As concupiscências sujas devem ser suprimidas, a fim de sustentar o amor santo. Ande no amor, e evite a fornicação e toda a impureza. Fornicação é loucura cometida entre pessoas solteiras. Toda impureza inclui todos os outros tipos de luxúria imunda, que eram muito comuns entre os gentios. Ou cobiça, que é assim conectada e mencionada como algo que não deveria ser nomeado uma vez,alguns a entendem, no estilo casto das escrituras, da luxúria não natural, enquanto outros a consideram no senso mais comum, por um desejo imoderado de ganho ou por um amor insaciável por riquezas, que é adultério espiritual por esta a alma, que era esposado por Deus, se desvia dele e abraça o seio de um estrangeiro, e, portanto, os mundanos carnais são chamados adúlteros: Vocês adúlteros e adúlteras, não sabem que a amizade do mundo é inimizade com Deus? Agora, esses pecados devem ser temidos e detestados no mais alto grau: que não seja uma vez nomeado entre vocês, nunca de modo a ser aprovado ou sem aversão, como se torna um santo.pessoas santas, separadas do mundo e dedicadas a Deus. O apóstolo não apenas adverte contra os atos grosseiros do pecado, mas contra o que alguns podem apaziguar e pensar que podem ser desculpáveis. Nem a imundícia ( Efésios 5: 4 Efésios 5: 4Efésios 4:29 ), pela qual podem ser entendidos todos os gestos e comportamentos desonestos e indecorosos, nem conversas tolas, discursos obscenos e lascivos, ou, em geral, discursos vãos que revelam muita tolice e indiscrição, e estão longe de serem edificantes. os ouvintes nem brincando. A palavra grega eutrapeliaé o mesmo que Aristóteles, em sua ética, faz uma virtude: prazer na conversação. E não há dúvida de um gracejo inocente e inofensivo, que não podemos supor que o apóstolo aqui proíba. Alguns o entendem de reflexões escandalosas e abusivas que tendem a expor os outros e fazê-los parecer ridículos. Isso já é ruim o suficiente: mas o contexto parece restringi-lo a prazeres do discurso sujos e obscenos, que ele também pode designar por aquela comunicação corrupta, podre e podre da qual ele fala, Efésios 4:29 . Dessas coisas, ele diz: Eles não são convenientes.De fato, há mais do que inconveniência, mesmo uma grande quantidade de malícia neles. Eles estão tão longe de serem lucrativos que poluem e envenenam os ouvintes. Mas o significado é: essas coisas não se tornam cristãs e são muito inadequadas para sua profissão e caráter. Os cristãos podem ser alegres e agradáveis, mas devem ser alegres e sábios. O apóstolo acrescenta, mas antes agradecendo:até agora, o modo de alegria do cristão seja o do humor obsceno e profano, para que ele possa deliciar sua mente e se alegrar com uma lembrança agradecida da bondade e misericórdia de Deus para com ele, e abençoando e louvando-o por conta estes. Nota: 1. Deveríamos aproveitar todas as ocasiões para agradecer e dar graças a Deus por sua bondade e favores. 2. Uma reflexão sobre a graça e a bondade de Deus para nós, com o objetivo de despertar nossa gratidão a ele, é adequada para refrescar e encantar a mente do cristão, e para torná-lo alegre. O Dr. Hammond pensa que a eucaristiapode significar discurso gracioso, piedoso e religioso em geral, em oposição ao que o apóstolo condena. Nossa alegria, em vez de irromper no que é vaidoso e pecaminoso, e uma profanação do nome de Deus, deve se expressar como se torna cristã, e no que pode tender à sua glória. Se os homens abundassem mais em expressões boas e piedosas, não estariam tão aptos a proferir palavras más e impróprias, pois a bênção e a maldição, a lascívia e as ações de graças procedem da mesma boca?
II Em Efésios 5: 18-20 Efésios 5: 18-20, o apóstolo adverte contra alguns outros pecados particulares e insta a outros deveres. 1. Ele adverte contra o pecado da embriaguez: E não se embriague com vinho, Efésios 5:18 . Esse era um pecado muito frequente entre os pagãos e, particularmente, nas festas de seus deuses, e mais especialmente em suas bacanais: então eles costumavam inflamar-se com vinho, e todo tipo de luxúria excessiva era conseqüente; e, portanto, o apóstolo acrescenta, em que ou em que a embriaguez é excessiva. A palavra asotia pode significar luxo ou dissoluçãoEfésios 5:18 Efésios 5:19 Efésios 5:20 e é certo que a embriaguez não é amiga da castidade e da pureza da vida, mas contém virtualmente todo tipo de extravagância e transporta os homens para uma sensualidade grosseira e enormidades vis. Observe que a embriaguez é um pecado que raramente sai sozinho, mas que freqüentemente envolve homens em outros casos de culpa: é um pecado muito provocador para Deus e um grande obstáculo à vida espiritual. O apóstolo pode significar todas as intemperanças e desordens opostas ao comportamento sóbrio e prudente que ele pretende em seu conselho, para resgatar o tempo. 2. Em vez de ser cheio de vinho, ele os exorta a serem cheios do Espírito.Aqueles que estão cheios de bebida provavelmente não são cheios do Espírito e, portanto, esse dever se opõe ao pecado anterior. O significado da exortação é que os homens devem trabalhar por uma abundante medida das graças do Espírito, que encherão suas almas com grande alegria, força e coragem, com as quais as coisas que os homens sensuais esperam que seu vinho os inspire. Não podemos ser culpados de nenhum excesso em nossos empreendimentos depois destes: ou melhor, não devemos ficar satisfeitos com um pouco do Espírito, mas estar aspirando a medidas, para sermos cheios do Espírito. Agora, dessa maneira, entenderemos qual é a vontade do Senhor.pois o Espírito de Deus é dado como Espírito de sabedoria e de entendimento. E porque aqueles que são cheios do Espírito serão realizados em atos de devoção, e todas as expressões apropriadas, portanto o apóstolo exorta: 3. Cantar ao Senhor, Efésios 5:19 . Os bêbados costumam cantar canções obscenas e profanas. Os pagãos, na Bacanal, costumavam cantar hinos a Baco, a quem chamavam de deus do vinho. Assim, eles expressaram sua alegria, mas a alegria dos cristãos deve se expressar em cânticos de louvor ao seu Deus. Nestes, devem falar consigo mesmos em suas assembléias e reuniões, para edificação mútua. Por salmos pode ser entendido como os salmos de Davi, ou composições apropriadamente cantadas com instrumentos musicais. Porhinos podem ser entendidos como outros confinados à questão do louvor, como os de Zacarias, Simeão etc. Os cânticos espirituais podem conter uma variedade maior de matéria, doutrinária, profética, histórica etc. Observe aqui: (1) O canto de salmos e hinos é uma ordenança do evangelho: é uma ordenança de Deus, e designada para a sua glória. (2) Embora o cristianismo seja um inimigo da alegria profana, ele encoraja a alegria e a alegria, e as expressões apropriadas disso nos professores dele. O povo de Deus tem motivos para se alegrar e cantar de alegria. Eles devem cantar e fazer melodia em seus coraçõesnão apenas com suas vozes, mas com afeto interior, e então fazê-lo será tão agradável e aceitável para Deus quanto a música é para nós: e deve ser planejado para agradá-lo e promover sua glória, o que fazemos isso e depois será feito ao Senhor. 4. A ação de graças é outro dever que o apóstolo exorta, Efésios 5:20 . Somos designados a cantar salmos, etc., pela expressão de nossa gratidão a Deus, mas, embora nem sempre estamos cantando, nunca devemos desejar uma disposição para esse dever, como nunca queremos ter importância. Devemos continuar durante todo o curso de nossas vidas e devemos agradecer por todas as coisasnão apenas pelas bênçãos espirituais desfrutadas, e eternas esperadas (pelo que do primeiro temos em mãos e pelo que do outro, temos esperança), mas também pelas misericórdias temporais não apenas pelo nosso conforto, mas também pelos nossos santificados aflições não apenas pelo que nos interessa imediatamente, mas também pelos exemplos da bondade e favor de Deus para com os outros. É nosso dever, em tudo, agradecer a Deus e ao Pai, a Deus como o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Pai nele, em cujo nome devemos oferecer todas as nossas orações, louvores e serviços espirituais. , para que sejam aceitáveis a Deus.
Versículos 21-33
Deveres de maridos e esposas. 61 dC
21 Submetendo-se um ao outro no temor de Deus. 22 Esposas, submetam-se a seus próprios maridos, como ao Senhor. 23 Porque o marido é a cabeça da esposa, assim como Cristo é a cabeça da igreja; e ele é o salvador do corpo. 24 Portanto, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim deixe as esposas sera seus próprios maridos em tudo. 25 Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo também amou a igreja, e se entregou por ela. 26 Para santificá-la e purificá-la com a lavagem da água pela palavra, 27 para que ela apresente a si mesma uma igreja gloriosa, não tendo mancha, ou rugas, ou qualquer outra coisa, mas que deve ser santa e sem mancha. 28 Portanto, os homens devem amar suas esposas como seus próprios corpos. Aquele que ama sua esposa ama a si mesmo. 29 Porque ninguém jamais odiou a sua própria carne, mas a nutre e nutre, como o Senhor a igreja. 30 Porque somos membros do seu corpo, da sua carne e dos seus ossos. 31 Por essa causa o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá a sua esposa, e os dois serão uma só carne. 32 Este é um grande mistério: mas falo a respeito de Cristo e da igreja.veja que ela reverencia seu marido.
Aqui o apóstolo começa sua exortação ao cumprimento de deveres relativos. Como fundamento geral para esses deveres, ele estabelece essa regra Efésios 5:21 Efésios 5:21 . Há uma submissão mútua de que os cristãos devem um ao outro, condescendentes a suportar os encargos uns dos outros: não se promovendo acima dos outros, nem dominando uns aos outros e dando leis uns aos outros. Paulo foi um exemplo desse temperamento verdadeiramente cristão, pois ele se tornou tudo para todos os homens. Devemos ser de espírito submisso e submisso, e prontos para todos os deveres dos respectivos lugares e estações que Deus nos atribuiu no mundo. No temor de Deus,Efésios 5:22isto é, na medida em que seja consistente com o temor de Deus, por sua causa e fora de consciência em relação a ele, e que, por meio deste, possamos provar que realmente o tememos. Onde houver condescendência e submissão mútuas, os deveres de todas as relações serão melhor desempenhados. De Efésios 5:22 até o fim, ele fala dos deveres de maridos e esposas e fala deles de maneira cristã, estabelecendo a igreja como um exemplo da sujeição da esposa e Cristo como um exemplo de amor nos maridos.
II O dever dos maridos (por outro lado), é amar suas esposas ( Efésios 5:25 Efésios 5:25) porque, sem isso, abusariam de sua superioridade e liderança e, onde isso prevalecer, deve inferir os outros deveres da relação, sendo uma afeição especial e peculiar que é necessária em seu nome. O amor de Cristo à igreja é proposto como um exemplo disso, cujo amor é sincero, puro, ardente e constante, e apesar das imperfeições e falhas das quais ela é culpada. A grandeza de seu amor à igreja apareceu quando ele se entregou à morte por ela. Observe: como a sujeição da igreja a Cristo é proposta como um exemplo para as esposas, o amor de Cristo à sua igreja é proposto como um padrão para os maridos e, enquanto tais exemplos são oferecidos a ambos, e é necessário muito de cada um, nenhum deles razão para reclamar das injunções divinas. O amor que Deus requer do marido em nome de sua esposa fará as pazes pela sujeição que ele exige dela para o marido e a sujeição prescrita da esposa será um retorno abundante para o amor do marido que Deus a fez vencimento. O apóstolo, tendo mencionado o amor de Cristo para a igreja, amplia-o, atribuindo a razão pela qual ele se entregou por ele, ou seja, para que ele possa santificá-lo neste mundo e glorificá-lo no seguinte:Efésios 5:26 Efésios 5:27 Efésios 5: 26-27 Efésios 5:28 Efésios 5:29 Efésios 5:30 Gênesis 2:24 Efésios 5:32Para que ele possa santificá-lo e purificá-lo, com a lavagem da água pela palavra ( Efésios 5:26 ) - para que ele possa dotar todos os seus membros com um princípio de santidade e libertá-los da culpa, da poluição e do domínio do pecado. Os meios instrumentais pelos quais isso é afetado são os sacramentos instituídos, particularmente a lavagem do batismo e a pregação e recepção do evangelho. E que ele possa apresentá-lo a si mesmo, etc. Efésios 5:27. Dr. Lightfoot acha que o apóstolo alude aqui ao extraordinário cuidado dos judeus em suas lavagens para purificação. Eles foram cuidadosos para que não houvesse rugas para manter a carne longe da água, nem manchas nem sujeira que não foram lavadas completamente. Outros o entendem como aludindo a uma peça de roupa recém-saída da mão, cheia de manchas, esticadas de rugas, a primeira recém-contratada e a última por muito tempo e costume. Que ele possa apresentá-lo a si mesmo - que ele possa uni-lo perfeitamente a si mesmo no grande dia, uma igreja gloriosa, perfeita em conhecimento e em santidade, não tendo mancha, nem rugas, nem nada disso, nada de deformidade ou contaminação restante, mas sendo inteiramente amável e agradável aos seus olhos,santo e sem defeito, livre dos mínimos restos de pecado. A igreja em geral, e os crentes em particular, não ficarão sem mancha nem rugas até que cheguem à glória. De Efésios 5: 26-27 juntos, podemos notar que a glorificação da igreja é destinada a santificá-la: e que aqueles, e somente aqueles que são agora santificados, serão glorificados a seguir. - Assim devem os homens. amem suas esposas como seus próprios corpos, etc., Efésios 5:28 . Como a esposa está sendo criada com o marido (não no sentido natural, mas civil e relativo), esse é um argumento para que ele a ame com um carinho tão cordial e ardente quanto o que ele ama a si mesmo. Pois ninguém jamais odiou sua própria carne, Efésios 5:29- (nenhum homem em seus sentidos certos jamais se odiou, por mais deformado ou quaisquer que sejam suas imperfeições), tão longe que o nutre e valoriza , usa-se com muito cuidado e ternura e é diligente em suprir a si mesmo com tudo que for conveniente ou bom para ele, com comida e roupas, etc. Assim como o Senhor, a igreja: isto é, como o Senhor nutre e nutre a igreja, que ele fornece com todas as coisas que considera necessárias ou boas para ela, com o que conduz à sua felicidade e bem-estar eternos. O apóstolo acrescenta: Porque somos membros do seu corpo, da sua carne e dos seus ossos, Efésios 5:30 . Ele atribui isso como uma razão pela qual Cristo nutre e nutre sua igreja - porque todos os que pertencem a elasão membros do seu corpo, isto é, do seu corpo místico. Ou somos membros fora do corpo dele: toda a graça e glória que a igreja tem são de Cristo, como Eva foi tirada do homem. Mas, como se observa, é a maneira dos escritos sagrados expressar um corpo complexo pela enumeração de suas várias partes, como o céu e a terra para o mundo, tarde e manhã para o dia natural, então aqui, de corpo, carne e ossos, devemos entender a si mesmo, o significado do versículo é que somos membros de Cristo. Por essa causa (porque são um, como Cristo e sua igreja são um), um homem deve deixar seu pai e mãe, o apóstolo se refere às palavras de Adão, quando Eva foi dada a ele para um auxílio, Gênesis 2:24. Não devemos entender por isso que a obrigação de um homem para com outras relações é cancelada após o casamento, mas apenas que essa relação deve ser preferida a todas as outras, havendo uma união mais próxima entre essas duas do que entre outras, que o homem deve antes, deixe qualquer um daqueles que sua esposa. - E eles dois serão uma só carne, isto é, em virtude do vínculo matrimonial. Este é um grande mistério, Efésios 5:32. Essas palavras de Adão, mencionadas apenas pelo apóstolo, são faladas literalmente sobre casamento, mas também têm um sentido místico oculto, relacionado à união entre Cristo e sua igreja, da qual a união conjugal entre Adão e a mãe de todos nós era um tipo: apesar de não ter sido instituído ou designado por Deus para significar isso, ainda era um tipo natural, como tendo semelhança com ele: falo a respeito de Cristo e da igreja.
Depois disso, o apóstolo conclui esta parte de seu discurso com um breve resumo do dever dos maridos e esposas, Efésios 5:33Efésios 5:33 . " No entanto (embora exista um sentido místico tão secreto, mas o sentido literal claro diz respeito a você), cada um de vocês em particular ama a esposa dele como a si mesmo, com um carinho sincero, peculiar, singular e predominante. que ele tem para si mesmo. e a mulher vê que ela reverencia seu marido. "Reverência consiste de amor e estima, que produzem um cuidado para agradar, e do medo, que desperta uma advertência para que não apenas ofensa ser dada. O fato de a esposa reverenciar seu marido é a vontade de Deus e a lei da relação.