Translate this Page
  • Currently 2.56/5

Rating: 2.6/5 (265 votos)




ONLINE
4




Partilhe esta Página



 <!-- Go to www.addthis.com/dashboard to customize your tools -->
<script type="text/javascript" src="//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-57f3fb36829d1888"></script>

 

 

  contadores de visitas 

 

Flag Counter


Visão geral do livro – TIAGO
Visão geral do livro – TIAGO

 

 

Visão geral do livro – TIAGO

  1. Destinatários, Autor e Hora da Escrita

 ARTIGO MAURICIO BERWALD

 

Geral

 

As epístolas de Tiago, Pedro, João e Judas têm sido chamadas epístolas católicas desde o tempo do pai da igreja Origines (por volta de 185 a 254 dC). Esta expressão é para expressar que estas epístolas não são dirigidas a uma certa assembléia, nem a certos cristãos nem a indivíduos, mas aos cristãos em geral ( significado geral católico ). Essa expressão, no entanto, é apenas parcialmente correta. A epístola de Tiago menciona especificamente destinatários, assim como a Primeira Epístola de Pedro, assim como a Segunda e Terceira de João.

 

Destinatários

 

A saudação de Tiago diz: "Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que estão dispersas, saudando". Tem havido muita especulação sobre a expressão "doze tribos". Alguns pensam que Tiago fala de todo o povo de Israel enquanto outros pensam em todo o cristianismo como Israel espiritual. Por um lado, um documento puramente judaico-israelita não teria espaço no NT, por outro lado, as relações com o judaísmo nesta epístola são tão fortes que não pode ser uma epístola buscando abordar os cristãos como um todo, como a maioria deles, até o final do tempo apostólico já saiu do paganismo. O capítulo 2: 2 menciona a sinagoga como local de reunião (Nova Tradução) e a Lei é mencionada várias vezes (capítulo 2: 9; 4:11). Também Abraão é chamado "nosso pai" (capítulo 2:21) Como nós explicamos isto?

 

Os primeiros capítulos de Atos descrevem o tempo primitivo da igreja que, para começar, consistia apenas de judeus (Atos 2; Atos 3; Atos 4; Atos 5; Atos 6; Atos 7; Atos 8; Atos 11:19 Atos 11:19Atos 15: 1 Atos 15: 5 Atos 21:20 ). Obviamente, os cristãos judeus não se separaram imediatamente de seus compatriotas incrédulos. Eles também se reuniram nas sinagogas e continuaram a guardar a Lei ( Atos 15: 1 ; Atos 15: 5 ; Atos 21:20 ). A Epístola de Tiago é dirigida a esse grupo misto de judeus cristãos e judeus. Quando Tiago fala de "irmãos" (eg 1: 2; 2: 1; 3: 1; 4:11; 5: 7), ele pensa nos crentes dentre os que possuem a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória. Ele está falando de "pecadores" (capítulo 4: 8) e de "ricos" (capítulo 2: 5,6; 5: 1) que ele quer dizer judeus incrédulos.

 

O escritor vê todos os israelitas, sejam eles crentes ou não crentes, quando se dirigem às "doze tribos que estão espalhadas". Uma grande parte do povo de Israel não retornou para a Palestina do cativeiro babilônico com Zorobabel, Esdras e Neemias, mas foram dispersos por toda a terra. Mas o pensamento da unidade das doze tribos do povo de Israel sempre permaneceu vivo entre os israelitas tementes a Deus, mesmo após a divisão sob Roboão. Elias, o profeta, construiu um altar com doze pedras "de acordo com o número das tribos dos filhos de Jacó" ( 1 Reis 18:31 ). Daniel orou por todo o Israel e não somente por Judá ( Daniel 9: 7 ). Esdras ofereceu doze bodes para oferta pelo pecado de todo o Israel, segundo o número das tribos de Israel (Esdras 6:17 ). Finalmente, Paulo chama Israel de "nossas doze tribos" diante do rei Agripa ( Atos 26: 7 ). Tiago também vê o povo de Deus como Deus os vê. Ele, portanto, vai além do autor de Hebreus e Pedro em sua primeira epístola. Porque eles só se dirigiam àqueles judeus que haviam aceitado o Senhor Jesus em crer e que agora pertencem ao "remanescente" crente segundo a eleição da graça "( Romanos 11: 5 ) na época presente.

 

Autor

 

Com o decorrer do tempo, muitas sugestões foram feitas sobre o autor da epístola de Tiago. Alguns pensaram que James é um pseudônimo de um autor que viveu mais tarde. Outros achavam que Tiago era um indício alegórico a Jacó, o progenitor de Israel, que escreveu a seus doze filhos, isto é, às doze tribos. Outros novamente querem ver o apóstolo Tiago, irmão de João e filho de Zebedeu, que foi morto como um mártir pela espada ( Atos 12: 2 Atos 12: 2 ). Alguns até pensaram em James, filho de Alphaeus. Mas Tiago, filho de Alfeu, é mencionado pela última vez em Atos 1:13 Atos 1:13 . Tiago mencionado em Lucas 6:15 Lucas 6:15 e Atos 1:13Atos 1:13 e pai ou irmão de Judas não é conhecido de outra forma.

 

Dos quatro diferentes Tiago no NT a maioria dos pesquisadores considera o irmão de nosso Senhor Jesus ter sido o autor da epístola (compare Marcos 6: 3 Marcos 6: 3 ). Tiago, Joses, Judas e Simão, embora inicialmente não acreditassem, mais tarde pertenciam àqueles que acreditavam no Senhor Jesus depois de sua ressurreição ( Mateus 13:55 Mateus 13:55 ; João 7: 3-5 João 7: 3-5 ; Atos 1:14 Atos 1:14 ; 1 Coríntios 15: 7 1 Coríntios 15: 7 ). Quando Paulo veio a Jerusalém pela primeira vez, ele não viu apóstolo senão Tiago, o irmão do Senhor ( Gálatas 1:19 Gálatas 1:19 ). Após a morte de Tiago, o apóstolo, este mesmo Tiago tinha uma posição especial entre os crentes em Jerusalém. Isso vemos pelas palavras de Pedro em Atos 12:17 Atos 12:17. Paulo está chamando Tiago junto com os pilares da igreja de Pedro ( Gálatas 2: 9 Gálatas 2: 9 ). Atos 15:13 Atos 15:13 ; Atos 21:18Atos 21:18 também confirma a posição de líder de James.

 

Assim como seu irmão Jude (autor da epístola de Judas) Tiago se chama muito humildemente servo e não irmão do Senhor Jesus Cristo ( Tiago 1: 1Tiago 1: 1 ).

 

Tempo de escrever

 

De acordo com Josefo (por volta de 37 a 100 dC), pensa-se que Tiago morreu como um mártir em 62/63 dC (de acordo com Hegesipo, que viveu no segundo século dC, foi em 66 dC). Isso determina o último horário em que a epístola poderia ter sido escrita. Por outro lado, a epístola mostra um estado de coisas como nós a encontramos especialmente no tempo primitivo de Atos, entre as reuniões na Judéia e em Jerusalém. Não há menção aos grandes ensinamentos cristãos, à posição dos crentes em Cristo, às bênçãos e aos deveres da igreja, nem ao maravilhoso futuro da eternidade, como Paulo havia anunciado especialmente. Assim, é bem possível que a epístola de Tiago possa ter sido escrita muito cedo. Vários pesquisadores tenderiam a datar a epístola já no ano 45 AC. Um tempo exato de escrita, no entanto, não pode ser corrigido.

 

Canonicidade

 

O julgamento negativo de Martinho Lutero sobre a epístola é conhecido. Lutero chamou isso de "epístola de palha". Erasmo, o grande humanista, também desaprovou a epístola. A principal razão para a objeção de Lutero foi o ensino da justificação por parte de Tiago. O ensinamento de Tiago parecia contradizer o ensinamento de Paulo sobre o assunto. E o ensinamento de Paulo foi muito decisivo para Lutero. Compare Tiago 2:21 Tiago 2:21 com Romanos 3:28Romanos 3:28 .

 

Já na antiguidade, a epístola de James precisava de algum tempo para ser geralmente aceita. As principais razões para isso são, provavelmente, que a epístola não foi escrita por um apóstolo e ainda tem marcas parcialmente judaicas.

 

Os primeiros traços certos da epístola são encontrados em torno de 200 AC no leste do Império Romano no Egito e na Palestina. Tanto os pais da igreja Origines (cerca de 185 a 254 AC) como Eusébio (cerca de 263 a 339 AC) mencionam a epístola. A epístola ainda não aparece no Cânon Muratori, que é uma enumeração parcialmente preservada dos escritos do NT a partir do final do século II.

 

A Igreja Oriental confirmou que a epístola de Tiago pertenceu ao cânon das Sagradas Escrituras no sínodo de Laodicéia (por volta de 360 ​​AC). O ocidente aceitou a epístola nos sínodos conhecidos em Roma (382 AC), Hipopótamo (393 AC) e Cartago (397 AC). É também aqui que os escritos do NT (inspirados pelo Espírito Santo) encontraram aceitação final para a proteção contra falsas doutrinas sendo propagadas na época.

 

  1. Objeto e propósito da redação

 

A epístola é dirigida aos judeus que crêem no Senhor Jesus e aos judeus que ainda não aceitaram essa fé. Essa condição especial só poderia existir no início da igreja cristã e principalmente na Palestina. Como o profeta Jonas no AT é uma exceção porque ele se dirigiu aos pagãos, assim é a epístola de Tiago uma especialidade no NT porque Deus em Sua graça se dirige ao Seu povo terreno.

 

Em contraste com muitas epístolas da epístola do NT James, não há uma estrutura lógica. A epístola contém muitas admoestações diversas. Do total de 108 versos 54 contêm um imperativo. Estas admoestações referem-se ao comportamento correto nas provações da fé, no falar, em relação ao nosso próximo e ao mundo e nos sofrimentos. Fé (que aparece 16 vezes) e obras (15 vezes) são o pensamento principal que passa por toda a epístola.

 

Como o assunto muda constantemente, a epístola nos lembra um pouco de Eclesiastes ou os Provérbios no AT e também do chamado Sermão da Montanha em Mateus 5; Mateus 6; Mateus 7

 

A epístola também carece de uma estrutura de ensino sublinhada, como a maioria das epístolas, e especialmente as do apóstolo Paulo. Nem o ensino da redenção de Cristo funciona, nem a posição do cristão em relação a Deus, nem a assembléia de Deus como corpo de Cristo são tratados.

 

E, no entanto, a epístola ensina as seguintes verdades cristãs:

 

o Deus trino revelou-se (cap. 1: 1,27; 2:19; 4: 5);

 

o homem pode nascer de novo pela Palavra de Deus (cap. 1:18);

 

Jesus Cristo é o nosso Senhor (cap. 1: 1)

 

... em quem acreditamos (cap. 2: 1)

 

Seu retorno é iminente (cap. 5: 7-8).

 

A habitação do Espírito Santo é também conhecida (cap. 4: 5).

 

Tiago fala pouco do Senhor Jesus. O nome do Senhor é mencionado apenas duas vezes (cap. 1: 1; 2: 1). Mas pode-se dizer que Tiago geralmente fala como o Senhor Jesus. Nós já aludimos ao Sermão da Montanha. O Senhor Jesus em seus discursos frequentemente falava para uma audiência mista de judeus crentes e incrédulos dizendo-lhes em que consiste a fé prática. Assim, a epístola de Tiago é muito prática e também admoesta a uma vida de fé no espírito de Cristo. Essa vida é marcada por boas obras. Até agora, a epístola não está em contradição com Paulo, mas é até uma adição às suas epístolas.

 

  1. Peculiaridades

 

  1. a) Justificação em Tiago

 

O ensino da justificação de Tiago é apenas aparentemente em contração ao ensino de Paulo nas epístolas aos romanos e gálatas. Com isso, no entanto, Martinho Lutero teve um problema especial. Mas como Paulo em Romanos 3:28 Romanos 3:28 ; Romanos 5: 1 Romanos 5: 1 e Gálatas 2:16Gálatas 2:16 fala de justificação pela fé, ele fala do relacionamento entre o homem e Deus . Nenhum homem pode ser justificado por boas obras ou por obras da Lei diante de Deus. Como pecador, o homem não é capaz de realizar uma única boa obra diante de Deus. A fé no Senhor Jesus só pode ser o caminho para a justificação diante de Deus. este

 

a justificação é de Deus .

 

Contra esse James, vê-se um lado totalmente diferente da justificação pelas obras (cap. 2: 21.24). Ele não olha para o pecador, mas para o crente . Obras não são obras da Lei, mas obras de fé . A justificação não é dada diante de Deus, mas diante dos homens. Essas obras são fruto da fé. Como não pode haver obras verdadeiramente boas sem fé, então não pode haver fé verdadeira sem obras. Paul olha para a nossa posição enquanto James na nossa prática .

 

  1. b) Reminiscências das palavras do Senhor Jesus

 

(Uma comparação da epístola de Tiago com o evangelho de Mateus)

 

James vs matthew

 

Tiago 1: 2 Tiago 1: 2 - Mateus 5: 10-12Mateus 5: 10-12

 

Tiago 1: 4 Tiago 1: 4 - Mateus 5:48Mateus 5:48

 

Tiago 1: 5 Tiago 1: 5 - Mateus 7: 7Mateus 7: 7

 

Tiago 1: 6 Tiago 1: 6 - Mateus 21:21Mateus 21:21

 

Tiago 1: 9 Tiago 1: 9 - Mateus 5: 3Mateus 5: 3

 

Tiago 1:20 Tiago 1:20 - Mateus 5:22Mateus 5:22

 

Tiago 1:22 Tiago 1:22 - Mateus 7:21 Mateus 7:21 ; Mateus 7:24Mateus 7:24

 

Tg 2: 8 Tiago 2: 8Mateus 22:39 - Mateus 22:39

 

Tiago 2:10 Tiago 2:10Mateus 5:19 - Mateus 5:19

 

Tiago 2:13 Tiago 2:13Tiago 5: 7 Mateus 6: 14-15 ; Tiago 5: 7 - Mateus 6: 14-15

 

Tiago 2:14 Tiago 2:14Mateus 7: 21-23 - Mateus 7: 21-23

 

Tiago 3:17 Tiago 3:17Mateus 18: 5 Mateus 18: 9 - Mateus 18: 5 ; Mateus 18: 9

 

Tiago 4: 4 Tiago 4: 4Mateus 6:24 - Mateus 6:24

 

Tg 4:10 Tg 4:10Mateus 5: 5 - Mateus 5: 5

 

Tiago 4:11 - Mateus 7: 1-5

 

Tiago 5: 2-3 - Mateus 6:19

 

Tg 5: 8 - Mateus 24:33

 

Tiago 5:10 - Mateus 5:12

 

Tiago 5:12 - Mateus 5: 33-37

 

  1. Visão Geral do Conteúdo

 

  • Tiago 1: 1 Saudações

 

  • Tiago 1: 2-18 Fé e Provações

 

  • Tiago 1: 19-27 ; James 2 Fé e obras

 

  • James 3 Fé e Palavras

 

  • Tiago 4 ; Tiago 5: 1-6 Um Coração Dividido

 

  • Tiago 5: 7-20 Perseverança e Esperanç

 

 FONTE MAURICIOBERWALD.COMUNIDADES.NET