SUBSIDIO N.4 DEUS É O CRIADOR
MAURICIO BERWALD PROFESSOR ESCRITOR
Introdução
Como o fundamento de toda religião estabelecida em nossa relação com Deus como nosso Criador, era oportuno que o livro de revelações divinas, que se destinava a ser o guia, suporte e regra da religião no mundo, começasse, assim como acontece. , com um relato claro e completo da criação do mundo - em resposta à primeira pergunta de uma boa consciência: "Onde está Deus, meu Criador?" ( Jó 35:10) Com relação a isso, os filósofos pagãos erraram miseravelmente e se tornaram vaidosos em sua imaginação, alguns afirmando a eternidade e a auto-existência do mundo, outros atribuindo-o a um concurso fortuito de átomos: assim "o mundo pela sabedoria não conhecia a Deus", mas tomou uma grande decisão. um monte de dores para perdê-lo. A sagrada escritura, portanto, projetada pela religião revelada para manter e melhorar a religião natural, reparar suas decadências e suprir seus defeitos, desde o outono, para reviver os preceitos da lei da natureza, estabelece, a princípio , este princípio da luz nublada da natureza, Que este mundo foi, no início dos tempos, criado por um Ser de infinita sabedoria e poder, que era ele mesmo antes de todos os tempos e de todos os mundos. A entrada na palavra de Deus dá essa luz, Salmo 119: 130. O Gênesis 1: 1 da Bíblia nos dá um conhecimento mais seguro e melhor, mais satisfatório e útil da origem do universo, do que todos os volumes dos filósofos. A fé viva dos cristãos humildes entende esse assunto melhor do que a fantasia elevada das maiores esperanças, Hebreus 11: 3 .
Temos três coisas neste capítulo: - eu. Uma idéia geral nos deu o trabalho da criação Gênesis 1: 1,2 . II Um relato específico dos vários dias de trabalho, registrados, como em um diário, de maneira distinta e em ordem. A criação da luz no primeiro dia, Gênesis 1: 3-5 do firmamento, no segundo dia, Gênesis 1: 6-8 do mar, da terra e de seus frutos, no terceiro dia, Gênesis 1: 9-13 de as luzes do céu no quarto dia, Gênesis 1: 14-19 dos peixes e aves no quinto dia, Gênesis 1: 20-23 dos animais, Gênesis 1: 24,25 do homem, Gênesis 1: 26-28 e de comida para o sexto dia, Gênesis 1: 29,30 . III A revisão e aprovação de todo o trabalho, Gênesis 1:31 .
Verso 1-2
A criação. BC 4004.
1No princípio, Deus criou o céu e a terra. 2E a terra não tinha forma, e a escuridão estava sobre a face do abismo. E o Espírito de Deus se moveu sobre a face das águas.
Nestes versículos, temos o trabalho da criação em seu epítome e em seu embrião.
(1.) O efeito produzido - o céu e a terra, isto é, o mundo, incluindo toda a estrutura e os móveis do universo, o mundo e todas as coisas nele, Atos 17:24Atos 17:24. O mundo é uma grande casa, composta por andares superiores e inferiores, a estrutura imponente e magnífica, uniforme e conveniente, e todos os cômodos bem e sabiamente mobiliados. É a parte visível da criação que Moisés aqui planeja explicar, portanto, ele não menciona a criação de anjos. Mas como a terra não apenas adorna sua superfície com grama e flores, mas também seus intestinos enriquecidos com metais e pedras preciosas (que participam mais de sua natureza sólida e mais valiosa, embora a criação deles não seja mencionada aqui), então os céus não são apenas embelezados aos nossos olhos com lâmpadas gloriosas que enfeitam seu exterior, de cuja criação lemos aqui, mas eles estão repletos de seres gloriosos, fora de nossa vista, mais celestiais, e mais superando-os em valor e excelência do que o ouro ou safiras superam os lírios do campo. No mundo visível, é fácil observar, [1]. Grande variedade, vários tipos de seres que diferem muito em sua natureza e constituição.Senhor, quão múltiplas são as tuas obras, e tudo de bom! [2.] Grande beleza. O céu azul e a terra verdejante são encantadores aos olhos do curioso espectador, muito mais os ornamentos de ambos. Quão transcendente deve ser a beleza do Criador! [3.] Grande exatidão e precisão. Para aqueles que, com a ajuda de microscópios, examinam de perto as obras da natureza, eles parecem muito mais bonitos do que qualquer obra de arte. [4.] Grande poder. Não é um pedaço de matéria morta e inativa, mas há virtudes, mais ou menos, em toda criatura: a própria terra tem um poder magnético. [5.] Grande ordem, uma dependência mútua dos seres, uma exata harmonia de movimentos e uma admirável cadeia e conexão de causas. [6] Grande mistério. Existem fenômenos na natureza que não podem ser resolvidos, segredos que não podem ser entendidos nem explicados. Mas pelo que vemos do céu e da terra, podemos facilmente inferir o poder eterno e a divindade do grande Criador, e podemos fornecer-nos com abundante matéria para seus louvores. E que nossa marca e lugar, como homens, nos lembrem de nosso dever como cristãos, que é sempre manter o céu em nossos olhos e a terra sob nossos pés.
(2.) O autor e a causa desta grande obra - DEUS. A palavra hebraica é Elohim, que indica: 1. O poder de Deus, o Criador. El significa o Deus fortee que força menos do que todo-poderosa poderia trazer todas as coisas do nada? [2.] A pluralidade de pessoas na Deidade, Pai, Filho e Espírito Santo. Esse nome plural de Deus, em hebraico, que fala dele como muitos, era para os gentios talvez um sabor da morte até a morte, endurecendo-os em sua idolatria, mas é para nós um sabor da vida para a vida, confirmando nossa fé na doutrina da Trindade, que, embora obscuramente sugerida no Antigo Testamento, é claramente revelada no Novo. O Filho de Deus, a eterna Palavra e Sabedoria do Pai, estava com ele quando ele fez o mundo ( Provérbios 8:30 Provérbios 8:30 ). Não, muitas vezes nos dizem que o mundo foi feito por ele, e nada feito sem ele, João. 1: 3,10 ; Efésios 3: 9 ;João 1: 3 , 10 Efésios 3: 9 Colossenses 1:16 Colossenses 1:16 ; Hebreus 1: 2Hebreus 1: 2 . Oh, que pensamentos elevados devem formar em nossas mentes aquele grande Deus a quem nos aproximamos no culto religioso, e aquele grande mediador em cujo nome nos aproximamos!
(3) A maneira pela qual essa obra foi realizada: Deus a criou, ou seja, a fez do nada. Não havia matéria preexistente da qual o mundo fosse produzido. De fato, os peixes e as aves foram produzidos das águas, dos animais e do homem da terra, mas a terra e essas águas foram feitas do nada. Pelo poder comum da natureza, é impossível que algo seja feito do nada que nenhum artífice possa funcionar, a menos que ele tenha algo em que trabalhar. Mas pelo todo-poderoso poder de Deus, não é apenas possível que algo seja feito do nada (o Deus da natureza não está sujeito às leis da natureza), mas na criação é impossível que seja. caso contrário, pois nada é mais prejudicial para a honra da Mente Eterna do que a suposição da matéria eterna. Assim, a excelência do poder é de Deus e toda a glória é para ele.
(4.) Quando este trabalho foi produzido: No começo,isto é, no começo dos tempos, quando esse relógio foi marcado: o tempo começou com a produção daqueles seres que são medidos pelo tempo. Antes do início dos tempos, não havia senão aquele Ser Infinito que habita a eternidade. Deveríamos perguntar por que Deus criou o mundo tão cedo, mas devemos obscurecer o conselho por palavras sem conhecimento de como poderia haver mais cedo ou mais tarde na eternidade? E ele fez isso no começo dos tempos, de acordo com seus conselhos eternos antes de todos os tempos. Os Rabinos Judeus têm um ditado, dizendo que havia sete coisas que Deus criou diante do mundo, pelas quais eles apenas pretendem expressar a excelência dessas coisas: - A lei, arrependimento, paraíso, inferno, trono de glória, a casa do santuário, e o nome do Messias. Mas para nós basta dizer:No princípio era a Palavra, João 1: 1João 1: 1 .
II Aqui está o trabalho da criação em seu embrião, Gênesis 1: 2Gênesis 1: 2 , onde temos um relato da primeira matéria e do primeiro motor.
Versículos 3-5
A criação. BC 4004.
3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz. 4E viu Deus que a luz era boa; e Deus separou a luz das trevas. 5 E Deus chamou a luz Dia, e as trevas chamou Noite. E a tarde e a manhã foram o primeiro dia.
Temos aqui um relato adicional do trabalho do primeiro dia, no qual observamos: 1. Que o primeiro de todos os seres visíveis que Deus criou foi luz, não que por ele ele próprio veja trabalhar (pois as trevas e a luz são semelhantes a ele), mas para que possamos ver suas obras e sua glória nelas, e poder trabalhar nossas obras durante o dia. As obras de Satanás e de seus servos são obras das trevas, mas quem pratica a verdade e faz o bem vem à luz e a deseja, para que suas obras sejam manifestas, João 3:21 João 3:21Jó 38:19 , 24 1 João 1: 5 Tiago 1:17 1 Timóteo 6:16 João 1: 9 , 9 : 2 Coríntios 4: 6 1 João 5:20 Eclesiastes 11: 7 Provérbios 15:30 2 Coríntios 6:14 Jó 7: 2 Salmo 74:16. A luz é a grande beleza e bênção do universo. Como o primogênito, ele parece, de todos os seres visíveis, mais parecido com seu grande Pai em pureza e poder, brilho e beneficência, é de grande afinidade com um espírito, e é próximo a ele, embora por isso vejamos outras coisas, e temos certeza de que é, mas não sabemos sua natureza, nem podemos descrever o que é, ou de que maneira a luz se separa, Jó 38: 19,24 . Ao vê-lo, seremos levados e assistidos à contemplação crente daquele que é luz, luz infinita e eterna ( 1 João 1: 5 ), e o Pai das luzes ( Tiago 1:17 ), e quem habita em luz inacessível, 1 Timóteo 6:16. Na nova criação, a primeira coisa feita na alma é a luz: o Espírito abençoado captura a vontade e as afeições, iluminando o entendimento, entrando no coração pela porta, como o bom pastor, cujas próprias ovelhas são, enquanto o pecado e o pecado são. Satanás, como ladrões e ladrões, sobe de outra maneira. Aqueles que pelo pecado eram trevas pela graça tornam-se luz no mundo. 2. Que a luz foi feita pela palavra do poder de Deus. Ele disse: Haja luz que ele quis e a designou, e isso foi feito imediatamente: havia luz, uma cópia que respondia exatamente à idéia original na Mente Eterna. Ó poder da palavra de Deus! Ele falou, e foi feito,feito realmente, efetivamente, e por perpetuidade, não apenas em demonstração, e para servir um turno presente, pois ele ordenou, e ele se manteve rápido: com ele era dictum, factum - uma palavra e um mundo. O mundo de Deus (isto é, sua vontade e o prazer dele) é rápido e poderoso. Cristo é a Palavra, a Palavra eterna essencial, e por ele a luz foi produzida, pois nele havia luz, e ele é a verdadeira luz, a luz do mundo, João 1: 9,9: 5.. A luz divina que brilha nas almas santificadas é produzida pelo poder de Deus, o poder de sua palavra e do Espírito de sabedoria e revelação, abrindo o entendimento, espalhando as névoas da ignorância e do erro, e dando o conhecimento da glória de Deus. Deus diante de Cristo, como a princípio, Deus ordenou que a luz brilhasse das trevas, 2 Coríntios 4: 6 . As trevas estariam perpetuamente sobre o rosto do homem caído se o Filho de Deus não tivesse vindo, e nos tivesse dado um entendimento, 1 João 5:20 . 3. Que a luz que Deus quis, quando foi produzida, ele aprovou: Deus viu a luz que era boa.Era exatamente como ele o projetava, e era adequado responder ao fim para o qual ele a projetava. Era útil e lucrativo o mundo, que agora é um palácio, teria sido uma masmorra sem ele. Foi amável e agradável. Verdadeiramente, a luz é doce ( Eclesiastes 11: 7 ) , alegra o coração, Provérbios 15:30 . O que Deus ordena que ele aprova e graciosamente aceite que ficará satisfeito com o trabalho de suas próprias mãos. De fato, isso é bom aos olhos de Deus, pois ele não vê como o homem vê. Se a luz é boa, quão bom é aquele que é a fonte de luz, de quem a recebemos e a quem devemos todos os louvores por ela e por todos os serviços que prestamos por ela! 4. Que Deus separou a luz das trevas,então, coloque-os em pedaços, para que nunca possam ser unidos ou reconciliados por que comunhão tem luz com as trevas? 2 Coríntios 6:14 . E, no entanto, ele dividiu o tempo entre eles, o dia para a luz e a noite para as trevas, em uma sucessão constante e regular entre si. Embora a escuridão estivesse agora dispersa pela luz, ainda não foi condenada a um banimento perpétuo, mas se revezou com a luz e tem seu lugar, porque tem seu uso, pois a luz da manhã é favorável aos negócios de o dia, para que as sombras da tarde se assemelhem ao repouso da noite, e fechem as cortinas a nosso redor, para que possamos dormir melhor. Ver Jó 7: 2. Deus assim dividiu o tempo entre a luz e as trevas, porque ele nos lembraria diariamente que este é um mundo de misturas e mudanças. No céu, há luz perfeita e perpétua, e nenhuma escuridão no inferno, escuridão absoluta e nenhum brilho de luz. Nesse mundo entre esses dois existe um grande abismo, mas neste mundo eles são alterados, e passamos diariamente de um para outro, para que possamos aprender a esperar as mesmas vicissitudes na providência de Deus, paz e angústia, alegria e tristeza, e pode colocar um sobre o outro, acomodando-nos a ambos, como fazemos à luz e às trevas, dando as boas-vindas a ambos e tirando o melhor proveito de ambos. 5. Que Deus os separou entre si por nomes distintos: ele chamou a luz dia e as trevas a noite.Ele lhes deu nomes, como o Senhor de ambos, pois o dia é dele, a noite também é dele, Salmo 74:16 . Ele é o Senhor dos tempos, e assim será, até que dia e noite cheguem ao fim, e que a corrente do tempo seja engolida no oceano da eternidade. Vamos reconhecer a Deus na constante sucessão de dia e noite, e consagrar ambos à sua honra, trabalhando para ele todos os dias e descansando nele todas as noites, e meditando em sua lei dia e noite. 6. Que este foi o primeiro dia de trabalho e foi um bom dia de trabalho. A tarde e a manhã foram o primeiro dia. A escuridão da noite estava antes da luz da manhã, para que lhe servisse uma folha de alumínio, desencadeá-la e fazê-la brilhar mais forte. Este não era apenas o primeiro dia do mundo, mas o primeiro dia da semana. Eu observo isso para a honra daquele dia, porque o novo mundo começou também no primeiro dia da semana, na ressurreição de Cristo, como a luz do mundo, de manhã cedo. Nele, a primavera do alto visita o mundo e somos felizes, para sempre felizes, se essa estrela do dia surgir em nossos corações.
Versículos 6-8
A criação. BC 4004.
6 E Deus disse: Haja firmamento no meio das águas, e que ele separe as águas das águas. 7 E Deus fez o firmamento, e dividiu as águas que estavam debaixo do firmamento das águas que estavam acima do firmamento; e assim foi. 8 E Deus chamou o firmamento de céu. E a tarde e a manhã foram o segundo dia.
Temos aqui um relato do trabalho do segundo dia, a criação do firmamento, no qual observamos: 1. O mandamento de Deus a respeito: que haja um firmamento, uma expansão, de modo que a palavra hebraica significa, como uma folha espalhada, ou uma cortina aberta. Isso inclui tudo o que é visível acima da Terra, entre ela e o terceiro céu: o ar, suas regiões superior, média e inferior - o globo celeste, e todas as esferas e esferas de luz acima: atinge tão alto quanto o lugar onde as estrelas são fixas, pois é aqui chamado o firmamento do céu ( Gênesis 1: 14,15 ), e tão baixo quanto o lugar onde os pássaros voam, pois também é chamado o firmamento do céu, Gênesis 1: 20Gênesis 1:14 , 15 Gênesis 1:20 Jó 26: 7 , 37 : Salmo 104: 3 Amós 9: 6 Salmo 8: 3 Deuteronômio 11:10 , 11 Miquéias 5: 7 Salmo 104: 13 Salmo 65: 9 , 10 Jó 38:22 , 23 Ezequiel 1:26 Daniel 4:26 Jó 22:12 . Quando Deus fez a luz, ele designou o ar como receptáculo e veículo de seus raios, e como meio de comunicação entre o mundo invisível e o visível, embora entre o céu e a terra exista uma distância inconcebível, ainda não existe um abismo intransitável, como existe entre o céu e o inferno. Esse firmamento não é um muro de partição, mas um meio de relação sexual. Ver Jó 26: 7,37: 18 ; Salmo 104: 3 ; Amós 9: 6 . 2. A criação disso. Para que não pareça que Deus apenas ordenou que fosse feito, e alguém o tivesse feito, acrescenta ele, e Deus fez o firmamento. O que Deus exige de nós, ele mesmo trabalha em nós, ou isso não é feito. Aquele que ordena fé, santidade e amor, os cria pelo poder de sua graça, acompanhando sua palavra, para que ele possa receber todo o louvor. Senhor, dê o que você ordena, e então ordene o que lhe agrada. Diz-se que o firmamento é obra dos dedos de Deus, Salmo 8: 3 . Embora a vastidão de sua extensão declare que é a obra de seu braço estendido, a admirável finura de sua constituição mostra que é uma obra de arte curiosa, a obra de seus dedos. 3. O uso e design do mesmo - para dividir as águas das águas,isto é, distinguir entre as águas que estão envolvidas nas nuvens e as que cobrem o mar, as águas no ar e as da terra. Veja a diferença entre esses dois cuidadosamente observados, Deuteronômio 11: 10,11 , onde Canaã é, por essa razão, preferida ao Egito, que o Egito foi umedecido e fértil com as águas que estão sob o firmamento, mas Canaã com águas de cima para fora. do firmamento, o orvalho do céu, que não tardará para os filhos dos homens, Miquéias 5: 7 . Deus tem, no firmamento de seu poder, câmaras, depósitos, de onde ele molha a terra, Salmo 104: 13 ; Salmo 65: 9,10 . Ele também tesouros, ou revistas, de neve e granizo, que ele reservou contra o dia da batalha e da guerra, Jó 38: 22,23 . Oh, que grande Deus é aquele que assim providenciou o conforto de todos que o servem e a confusão de todos que o odeiam! É bom tê-lo nosso amigo e ruim tê-lo nosso inimigo. 4. O nome disso: Ele chamou o firmamento de céu. É o céu visível, a calçada da cidade santa, acima do firmamento, diz-se que Deus tem seu trono ( Ezequiel 1:26 ), pois ele a preparou nos céus, portanto, diz-se que os céus governam, Daniel 4:26 . Deus não está no auge do céu? Jó 22:12 . Sim, ele é, e devemos ser levados pela contemplação dos céus que estão em nossos olhos a considerar nosso Pai que está no céu. A altura dos céus deve nos lembrar da supremacia de Deus e a distância infinita que existe entre nós e ele, o brilho dos céus e a pureza deles devem nos lembrar de sua glória, majestade e perfeita santidade, a vastidão dos céus, sua abrangência. da terra, e a influência que eles exercem sobre ela, devem nos lembrar de sua imensidão e providência universal.
Versículos 9-13
A criação. BC 4004.
9 E Deus disse: Reunam-se as águas sob o céu em um só lugar, e apareça a terra seca ; e assim foi. 10 E Deus chamou a terra seca Terra e o ajuntamento das águas chamou Mares; e Deus viu que isso era bom. 11 E disse Deus: Produza a terra erva, erva que dê semente, e árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está em si mesma sobre a terra; e assim foi. 12E a terra produziu erva e erva que dava semente conforme a sua espécie, e a árvore que dava fruto, cuja semente era em si mesma, da sua espécie; e Deus viu que eraBoa. 13 E foram a tarde e a manhã o terceiro dia.
O trabalho do terceiro dia está relacionado nesses versículos - a formação do mar e da terra seca e a produção da terra frutífera. Até então, o poder do Criador havia sido exercido e empregado sobre a parte superior da palavra visível, a luz do céu foi acesa e o firmamento do céu fixo: mas agora ele desce a este mundo inferior, a terra, que foi projetada para o filhos dos homens, projetados tanto para a sua habitação como para a sua manutenção, e aqui temos um relato da adequação disso para ambos, da construção de sua casa e da ampliação de sua mesa. Observar,
II Como a terra foi fornecida para a manutenção e apoio do homem, Gênesis 1: 11,12 . A provisão atual foi feita agora, pelos produtos imediatos da terra novata, que, em obediência ao mandamento de Deus, não foi feita tão cedo quanto se tornou frutífera e produziu grama para o gado e erva para o serviço do homem. Da mesma forma, foi feita uma provisão para o tempo que viria, pela perpetuação dos vários tipos de vegetais, que são numerosos, variados e todos curiosos, e cada um tendo sua semente em si mesma segundo sua espécie, que, durante a continuação do homem sobre a natureza. terra, comida pode ser buscada fora da terra para seu uso e benefício. Senhor, o que é o homem, que ele é assim visitado e consideradoGênesis 1:11 , 12 Gênesis 1: 2 Oséias 2: 9 Deuteronômio 33:14 Oséias 2:21 , 22- que tais cuidados sejam tomados e que sejam tomadas providências para apoiar e preservar aquelas vidas culpadas e desagradáveis que foram mil vezes perdidas! Observe aqui: 1. Que não apenas a terra é do Senhor, mas também a plenitude dela, e ele é o legítimo proprietário e soberano descartador, não apenas dela, mas de todos os seus móveis. A terra era um vazio ( Gênesis 1: 2 ), mas agora, por uma palavra, ficou cheia das riquezas de Deus, e as suas ainda são - seu milho e seu vinho, sua lã e seu linho, Oséias 2: 9. Embora o uso deles nos seja permitido, a propriedade ainda permanece nele, e, a seu serviço e honra, eles devem ser usados. 2. Essa providência comum é uma criação contínua, e nela nosso Pai trabalha até agora.A terra ainda permanece sob a eficácia desse comando, de produzir capim, ervas e seus produtos anuais e, embora, de acordo com o curso comum da natureza, esses não sejam milagres permanentes, mas são exemplos permanentes do poder incansável e bondade inesgotável do grande Criador e Mestre do mundo. 3. Embora Deus, em geral, faça uso da ação de segundas causas, de acordo com sua natureza, ele não precisa delas nem está ligado a elas, embora os preciosos frutos da terra sejam geralmente trazidos pelas influências dos outros. sol e lua ( Deuteronômio 33:14 ), mas aqui encontramos a terra com uma grande abundância de fruta, provável fruta madura, antes que o sol e a lua fossem criados. 4. Que é bom prover as coisas necessárias antes que tenhamos ocasião de usá-las: antes que os animais e o homem fossem criados, aqui havia grama e ervas preparadas para eles. Deus assim lidou com sabedoria e graça com o homem, para que o homem não seja tolo e imprudente por si mesmo. 5. Que Deus deve ter a glória de todos os benefícios que recebemos dos produtos da terra, tanto para alimentos como para físicos. É ele quem ouve os céus quando ouve a terra, Oséias 2: 21,22 . E se tivermos, pela graça, um interesse naquele que é a fonte, quando as correntes secarem e a figueira não florescer, podemos nos alegrar nele.
Versículos 14-19
A criação. BC 4004.
14E Deus disse: Haja luzes no firmamento do céu para dividir o dia da noite e sejam para sinais e para estações, e para dias e anos: 15 E sejam para luzes no firmamento de o céu para iluminar a terra; e assim foi. 16 E Deus fez duas grandes luzes a luz maior para governar o dia, e a luz menor para governar a noite: ele também fez as estrelas. 17 E Deus os pôs no firmamento do céu para iluminar a terra, 18 e governar sobre o dia e a noite, e para separar a luz das trevas; e Deus viu que isso era bom. 19 E a tarde e a manhã foram o quarto dia.
Esta é a história do trabalho do quarto dia, a criação do sol, da lua e das estrelas, que aqui são explicadas, não como são em si mesmas e em sua própria natureza, para satisfazer os curiosos, mas como eles estão em relação. a esta terra, à qual eles servem como luzes, e isso é suficiente para nos fornecer matéria para louvor e ação de graças. O Santo Jó menciona isso como um exemplo do poder glorioso de Deus, que pelo Espírito ele enfeitou os céus ( Jó 26:13Jó 26:13) e aqui temos um relato daquela vestimenta que não é apenas tanto a beleza do mundo superior, mas também as bênçãos deste mais baixo, pois, embora o céu seja alto, ainda tem respeito por esta terra e, portanto, deve ter respeito a partir dele. Da criação das luzes do céu, temos uma conta,
II Em particular, Gênesis 1: 16-18Gênesis 1: 16-18 .
Versículos 20-23
A criação. BC 4004.
20 E Deus disse: Produzam abundantemente as águas a criatura em movimento que tem vida e aves que voam sobre a terra no firmamento do céu. 21E Deus criou grandes baleias, e todo ser vivente que se move, que as águas produziram abundantemente, segundo a sua espécie, e todas as aves aladas, segundo a sua espécie: e Deus viu que isso era bom. 22E Deus os abençoou, dizendo: Sejam frutíferos, e multipliquem, e encham as águas nos mares, e as aves se multipliquem na terra. 23 E foram a tarde e a manhã o quinto dia.
A cada dia, até agora, produzimos seres muito nobres e excelentes, que nunca podemos admirar suficientemente, mas não lemos sobre a criação de qualquer criatura viva até o quinto dia, dos quais esses versículos nos dão um relato. O trabalho da criação não apenas avançou gradualmente de uma coisa para outra, mas subiu e avançou gradualmente daquilo que era menos excelente para o que era mais importante, ensinando-nos a pressionar pela perfeição e empenhar-se para que nossos últimos trabalhos sejam os melhores. Foi no quinto dia que os peixes e as aves foram criados, e ambos fora das águas. Embora exista um tipo de carne de peixe e outra de pássaro, eles foram criados juntos, e ambos fora das águas pelo poder da primeira Causa podem produzir efeitos muito diferentes das mesmas segundas causas. Observe, 1. Gênesis 1:20 , 21 Gênesis 1: 20,21 . Deus ordenou que fossem produzidos. Ele disse: Que as águas produzam abundantemente não como se as águas tivessem algum poder produtivo próprio, mas: "Que elas sejam trazidas à existência, os peixes nas águas e as aves nelas". Este comando ele mesmo executou: Deus criou grandes baleias,Jó 41: 1 Salmo 104: 25 Gênesis 1:22 Eclesiastes 3:14 Jó 12: 7 , 9& c. Insetos, que talvez sejam tão variados e numerosos quanto qualquer espécie de animal, e sua estrutura tão curiosa, faziam parte do trabalho deste dia, alguns deles aliados aos peixes e outros às aves. O Sr. Boyle (eu me lembro) diz que admira a sabedoria e o poder do Criador tanto em uma formiga quanto em um elefante. Observa-se aqui os vários tipos de peixes e aves, cada um deles segundo a sua espécie, e o grande número de ambos que foram produzidos, pois as águas produziram abundantemente e menção particular se feitas de grandes baleias, o maior dos peixes, cujas volume e força, excedendo o de qualquer outro animal, são provas notáveis do poder e grandeza do Criador. O aviso expresso aqui feito da baleia, acima de tudo, parece suficiente para determinar qual animal significa o Leviatã, Jó 41: 1 . A curiosa formação dos corpos dos animais, seus diferentes tamanhos, formas e naturezas, com os admiráveis poderes da vida sensível com a qual eles são dotados, quando devidamente considerados, servem, não apenas para silenciar e envergonhar as objeções de ateus e infiéis , mas para suscitar altos pensamentos e altos louvores a Deus em almas piedosas e devotas, Salmo 104: 25 , etc. 2. A bênção deles, a fim de sua continuidade. A vida é uma coisa desperdiçada. Sua força não é a força das pedras. É uma vela que se acenderá, se não se apagar primeiro e, portanto, o Criador sábio não apenas fez os indivíduos, mas providenciou a propagação dos vários tipos que Deus os abençoou, dizendo: Seja frutífero e multiplique, Gênesis 1: 22. Deus abençoará suas próprias obras, e não as abandonará, e o que ele fará será perpetuamente, Eclesiastes 3:14 . O poder da providência de Deus preserva todas as coisas, como a princípio seu poder criador as produziu. A fecundidade é o efeito da bênção de Deus e deve ser atribuída a ela a multiplicação de peixes e aves, de ano para ano, ainda é o fruto dessa bênção. Bem, vamos dar a Deus a glória da continuação dessas criaturas até hoje em benefício do homem. Ver Jó 12: 7,9. É uma pena que a pesca e a caça, recriações inocentes em si mesmas, devam ser abusadas para desviar alguém de Deus e de seus deveres, enquanto são capazes de serem aprimoradas para nos levar à contemplação da sabedoria, poder e bondade, aquele que fez todas essas coisas e nos engajar a admirá-lo, como fazem os peixes e as aves.
Versículo 24-25
A criação. BC 4004.
24 E disse Deus: Produza a terra o ser vivente segundo a sua espécie, gado e coisa rasteira, e animais da terra segundo a sua espécie; e assim foi. 25 E Deus fez o animal da terra segundo a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e tudo o que rasteja sobre a terra segundo a sua espécie: e Deus viu que isso era bom.
Temos aqui a primeira parte do sexto dia de trabalho. O mar foi, no dia anterior, reabastecido com seus peixes, e o ar com suas aves e neste dia foram feitas as bestas da terra, o gado e as coisas rasteiras que pertencem à terra. Aqui, como antes, 1. O Senhor deu a palavra que disse: Que a terra produza,não como se a terra tivesse uma virtude prolífica a ponto de produzir esses animais, ou como se Deus renunciasse a seu poder criador, mas: "Que essas criaturas agora passem a existir sobre a terra e fora dela, em seus respectivos tipos, conforme às idéias deles nos conselhos divinos a respeito de sua criação ". 2. Ele também fez o trabalho que fez a todos, segundo sua espécie, não apenas de diversas formas, mas de diversas naturezas, maneiras, comida e moda - algumas para serem mansos da casa, outras para ser selvagem nos campos - -alguns vivem de capim e ervas, outros de carne - alguns inofensivos e outros famintos - alguns ousados e outros tímidos - outros para o serviço do homem, e não seu sustento, como o cavalo - outros para seu sustento, e não o seu serviço, como as ovelhas - outros para ambos, como o boi - e alguns para nenhum, como os animais selvagens. Em tudo isso aparece a sabedoria múltipla do Criador.
Versículos 26-28
A criação. BC 4004.
26 E Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, à nossa semelhança; e dominem sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda a terra e sobre toda coisa rastejante que rasteja sobre a terra. 27 Então Deus criou o homem à sua própria imagem; à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Sejam frutíferos, multipliquem, reconstituam a terra e a sujeitem; e dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos. que se move sobre a terra.
Temos aqui a segunda parte do sexto dia de trabalho, a criação do homem, da qual estamos, de maneira especial, preocupados em prestar atenção, para que possamos nos conhecer. Observar,
II A criação daquele homem foi um ato mais sinal e imediato de sabedoria e poder divinos do que o das outras criaturas. A narrativa é apresentada com algo de solenidade e uma distinção manifesta do resto. Até então, havia sido dito: "Haja luz" e "Haja firmamento" e "Que a terra ou as águas produzam" uma coisa dessas, mas agora a palavra de comando é transformada em uma palavra de consulta: " Façamos o homem, por cuja causa o restante das criaturas foram feitas: este é um trabalho que devemos realizar em nossas próprias mãos". No primeiro, ele fala como alguém que tem autoridade; neste, como quem tem afeição por seus prazeres estava com os filhos dos homens, Provérbios 8:31Provérbios 8:31.. Deveria parecer que esse era o trabalho que ele desejava, como se tivesse dito: "Tendo finalmente resolvido as preliminares, agora vamos nos dedicar ao negócio, façamos o homem " . O homem era uma criatura diferente de tudo o que foi feito até agora. Carne e espírito, céu e terra, devem ser reunidos nele, e ele deve ser aliado aos dois mundos. E, portanto, o próprio Deus não apenas se compromete a criá-lo, mas tem o prazer de se expressar como se ele convocasse um conselho para considerar a criação dele: Façamos o homem.As três pessoas da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, consultam e concordam nela, porque o homem, quando ele foi criado, deveria ser dedicado e dedicado ao Pai, Filho e Espírito Santo. Nesse grande nome, somos, por um bom motivo, batizados, pois a esse grande nome devemos nosso ser. Que ele governe o homem que disse: Façamos o homem.
III Aquele homem foi feito à imagem de Deus e, à sua semelhança, duas palavras para expressar a mesma coisa e tornar um ao outro a imagem e semelhança mais expressivas denotam a imagem mais provável, a semelhança mais próxima de qualquer uma das criaturas visíveis. O homem não foi feito à semelhança de nenhuma criatura que o precedeu, mas à semelhança de seu Criador, mas ainda entre Deus e o homem, há uma distância infinita. Somente Cristo é o expressoimagem da pessoa de Deus, como o Filho de seu Pai, tendo a mesma natureza. É apenas uma parte da honra de Deus que é posta sobre o homem, que é a imagem de Deus apenas como a sombra no copo ou a impressão do rei na moeda. A imagem de Deus sobre o homem consiste nessas três coisas: 1. Em sua natureza e constituição, não as de seu corpo (pois Deus não tem um corpo), mas as de sua alma. Esta honra, de fato, Deus colocou sobre o corpo do homem, que o Verbo se fez carne, o Filho de Deus foi vestido com um corpo como o nosso e, em breve, vestirá o nosso com uma glória como a dele. E podemos dizer com segurança: que aquele por quem Deus criou os mundos, não apenas o grande mundo, mas o homem, o pequeno mundo, formou o corpo humano, a princípio, de acordo com a plataforma que ele projetou para si na plenitude dos tempos. . Mas é a alma, a grande alma, do homem, que carrega especialmente a imagem de Deus. A alma é um espírito, um espírito imortal inteligente, um espírito ativo influente, que se assemelha a Deus, o Pai dos Espíritos e a alma do mundo. O espírito do homem é a vela do Senhor. A alma do homem, considerada em suas três faculdades nobres, entendimento, vontade e poder ativo, é talvez o espelho mais claro e brilhante da natureza, no qual ver Deus. 2. Em seu lugar e autoridade: Façamos o homem à nossa imagem e ele tenha domínio. Como ele tem o governo das criaturas inferiores, ele é, por assim dizer, representante de Deus, ou vice-rei, na Terra eles não são capazes de temer e servir a Deus; portanto, Deus os designou para temer e servir ao homem. No entanto, seu governo de si mesmo pela liberdade de vontade possui mais da imagem de Deus do que o governo das criaturas. 3. Na sua pureza e retidão. A imagem de Deus sobre o homem consiste em conhecimento, retidão e verdadeira santidade, Efésios 4:24 Efésios 4:24 ; Colossenses 3:10 Colossenses 3:10 . Ele estava em pé, Eclesiastes 7:29 Eclesiastes 7:29. Ele tinha uma conformidade habitual de todos os seus poderes naturais com toda a vontade de Deus. Sua compreensão viu as coisas divinas clara e verdadeiramente, e não havia erros nem erros em seu conhecimento. Sua vontade obedeceu prontamente e universalmente à vontade de Deus, sem relutância ou resistência. Seus afetos eram todos regulares, e ele não tinha apetites ou paixões desordenadas. Seus pensamentos eram facilmente trazidos e fixados nos melhores assuntos, e não havia vaidade nem ingovernabilidade neles. Todos os poderes inferiores estavam sujeitos aos ditames e direções do superior, sem qualquer motim ou rebelião. Tão santos, tão felizes, foram nossos primeiros pais, tendo a imagem de Deus sobre eles. E essa honra, colocada sobre o homem a princípio, é uma boa razão pela qual não devemos falar mal um do outro ( Tiago 3: 9 Tiago 3: 9), nem se prejudicam ( Gênesis 9: 6Gênesis 9: 6 ), e uma boa razão pela qual não devemos nos degradar ao serviço do pecado e por que devemos nos dedicar ao serviço de Deus. Mas como caíste, ó filho da manhã! Como esta imagem de Deus sobre o homem está desfigurada! Quão pequenos são os seus restos e quão grandes são as suas ruínas! O Senhor renova-o sobre nossas almas por Sua graça santificadora!
IV Aquele homem foi feito homem e mulher e abençoado com a bênção da fecundidade e aumento. Deus disse: Façamos o homem, e imediatamente se segue. Então Deus criou o homem e realizou o que ele resolveu. Conosco, dizer e fazer são duas coisas, mas elas não são assim com Deus. Ele o criou homem e mulher, Adão e Eva - Adão primeiro, da terra, e Eva do seu lado, Gênesis 2: 21-23 Gênesis 2: 21-23 . Deveria parecer que, das demais criaturas, Deus fez muitos casais, mas do homem ele não fez um? ( Malaquias 2:15 ), embora ele tivesse o resíduo do Espírito, de onde Cristo reúne um argumento contra o divórcio, Mateus 19: 4,5Malaquias 2:15 Mateus 19: 4 , 5 Lucas 20: 34-36 Atos 17:26 Salmo 145: 10 1 Crônicas 26: 5. Nosso primeiro pai, Adam, ficou confinado a uma esposa e, se ele a afastou, não havia outro para ele se casar, o que claramente sugeria que o vínculo do casamento não seria dissolvido por prazer. Os anjos não foram feitos homens e mulheres, pois não deveriam propagar sua espécie ( Lucas 20: 34-36) mas o homem foi feito para que a natureza se propagasse e a corrida continuasse. Fogos e velas, os luminares deste mundo inferior, porque desperdiçam e se apagam, têm um poder de iluminar mais, mas não é assim com as luzes do céu: as estrelas não acendem as estrelas. Deus criou apenas um homem e uma mulher, para que todas as nações dos homens se conhecessem como sendo de um sangue, descendentes de uma espécie comum e, desse modo, fossem induzidas a se amarem. Deus, tendo-os capazes de transmitir a natureza que haviam recebido, disse-lhes: sejam frutíferos, multipliquem e reabastecem a terra. Aqui ele lhes deu: 1. Uma grande herança: reabasteça a terra ; é isto que é concedido aos filhos dos homens. Eles foram feitoshabitar sobre a face de toda a terra, Atos 17:26 . Este é o lugar em que Deus colocou o homem para ser servo de sua providência no governo das criaturas inferiores e, por assim dizer, a inteligência deste orbe para receber a recompensa de Deus, na qual outras criaturas vivem, mas não sabem que é igualmente o colecionador de seus louvores neste mundo inferior, e pagá-los ao tesouro acima ( Salmo 145: 10) e, finalmente, ser um candidato a um estado melhor. 2. Uma família numerosa e duradoura, para usufruir dessa herança, pronunciando uma bênção sobre eles, em virtude da qual sua posteridade deve se estender até os cantos mais profundos da terra e continuar durante o período máximo de tempo. A fecundidade e o aumento dependem da bênção de Deus: Obede-Edom teve oito filhos, pois Deus o abençoou, 1 Crônicas 26: 5 . É devido a essa bênção, que Deus ordenou a princípio, que a raça da humanidade ainda existe, e que, como uma geração passa, outra vem.
Versículo 29-30
A criação. BC 4004.
29 E Deus disse: Eis que eu te dei toda erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra, e toda árvore, na qual é fruto de uma árvore que produz semente para você, será para carne. 30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra, em que há vida, eu dei toda erva verde como carne; e assim foi.
Temos aqui a terceira parte do trabalho do sexto dia, que não era nenhuma criação nova, mas uma provisão graciosa de alimento para toda a carne, Salmos 136: 25 Salmo 136: 25 . Aquele que fez o homem e a besta cuidou assim de preservar ambos, Salmos 36: 6Salmo 36: 6 . Aqui está,
II Alimento fornecido para os animais, Gênesis 1:30 Gênesis 1:30 . Deus cuida dos bois?Mateus 6:26Sim, certamente, ele fornece comida conveniente para eles, e não apenas para os bois, que foram usados em seus sacrifícios e no serviço do homem, mas até os jovens leões e os jovens corvos são os cuidados de sua providência, eles pedem e têm sua comida de Deus . Vamos dar a Deus a glória de sua recompensa para as criaturas inferiores, que todos são alimentados, por assim dizer, à sua mesa, todos os dias. Ele é uma grande governanta, muito rica e generosa, que satisfaz o desejo de todo ser vivo. Que isso encoraje o povo de Deus a lançar seus cuidados sobre ele, e não ser solícito respeitando o que eles devem comer e o que eles devem beber. Aquele que providenciou Adão sem o cuidado dele, e ainda provê todas as criaturas sem o cuidado dele, não permitirá que aqueles que confiam nele desejem algo bom, Mateus 6:26. Quem alimenta seus pássaros não passa fome de seus bebês.
Verso 31
A criação. BC 4004.
31E Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom. E a tarde e a manhã foram o sexto dia.
Temos aqui a aprovação e conclusão de todo o trabalho da criação. Quanto a Deus, sua obra é perfeita e, se ele começar, também terminará, na providência e graça, assim como aqui na criação. Observar,
II A complacência que Deus tomou em sua obra. Quando revisamos nossas obras, descobrimos, para nossa vergonha, que isso tem sido muito ruim, mas, quando Deus reviu as suas, tudo foi muito bom. Ele não se pronunciou bem até que o tivesse visto, para nos ensinar a não responder a uma questão antes de ouvi-la. O trabalho da criação foi um trabalho muito bom. Tudo o que Deus fez foi bem feito, e não havia falhas nem defeitos nela. 1. foi bom Bom, pois tudo é agradável à mente do Criador, assim como ele gostaria que fosse quando a transcrição fosse comparada com o grande original, foi encontrado que era exato, sem erratas, nem um golpe fora de lugar. . Bom, pois responde ao fim de sua criação e é adequado ao propósito para o qual foi projetado. Bom, pois é útil ao homem, a quem Deus designou senhor da criação visível. Boa, pois é tudo para a glória de Deus que existe em toda a criação visível que é uma demonstração do ser e das perfeições de Deus, e que tende a gerar, na alma do homem, um respeito religioso por ele e uma veneração por ele. 2. foi muito bom Do trabalho de cada dia (exceto o segundo), dizia-se que era bom, mas agora é muito bom. Pois, (1.) Agora o homem foi criado, que era o chefe dos caminhos de Deus, que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador e a boca da criação em seus louvores. (2.) Agora tudo foi feito, todas as partes foram boas, mas todas juntas muito boas. A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência quanto da graça, como a da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas. Quando a pedra principal for trazida, clamamos: Há glória em toda a criação visível que é uma demonstração do ser e das perfeições de Deus, e que tende a gerar, na alma do homem, um respeito religioso por ele e uma veneração por ele. 2. foi muito bom Do trabalho de cada dia (exceto o segundo), dizia-se que era bom, mas agora é muito bom. Pois, (1.) Agora o homem foi criado, que era o chefe dos caminhos de Deus, que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador e a boca da criação em seus louvores. (2.) Agora tudo foi feito, todas as partes foram boas, mas todas juntas muito boas. A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência quanto da graça, como a da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas. Quando a pedra principal for trazida, clamamos: Há glória em toda a criação visível que é uma demonstração do ser e das perfeições de Deus, e que tende a gerar, na alma do homem, um respeito religioso por ele e uma veneração por ele. 2. foi muito bom Do trabalho de cada dia (exceto o segundo), dizia-se que era bom, mas agora é muito bom. Pois, (1.) Agora o homem foi criado, que era o chefe dos caminhos de Deus, que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador e a boca da criação em seus louvores. (2.) Agora tudo foi feito, todas as partes foram boas, mas todas juntas muito boas. A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência quanto da graça, como a da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas. Quando a pedra principal for trazida, clamamos: s ser e perfeições, e que tende a gerar, na alma do homem, um respeito religioso por ele e uma veneração por ele. 2. foi muito bom Do trabalho de cada dia (exceto o segundo), dizia-se que era bom, mas agora é muito bom. Pois, (1.) Agora o homem foi criado, que era o chefe dos caminhos de Deus, que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador e a boca da criação em seus louvores. (2.) Agora tudo foi feito, todas as partes foram boas, mas todas juntas muito boas. A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência quanto da graça, como a da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas. Quando a pedra principal for trazida, clamamos: s ser e perfeições, e que tende a gerar, na alma do homem, um respeito religioso por ele e uma veneração por ele. 2. foi muito bom Do trabalho de cada dia (exceto o segundo), dizia-se que era bom, mas agora é muito bom. Pois, (1.) Agora o homem foi criado, que era o chefe dos caminhos de Deus, que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador e a boca da criação em seus louvores. (2.) Agora tudo foi feito, todas as partes foram boas, mas todas juntas muito boas. A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência quanto da graça, como a da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas. Quando a pedra principal for trazida, clamamos: Do trabalho de cada dia (exceto o segundo), dizia-se que era bom, mas agora é muito bom. Pois, (1.) Agora o homem foi criado, que era o chefe dos caminhos de Deus, que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador e a boca da criação em seus louvores. (2.) Agora tudo foi feito, todas as partes foram boas, mas todas juntas muito boas. A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência quanto da graça, como a da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas. Quando a pedra principal for trazida, clamamos: Do trabalho de cada dia (exceto o segundo), dizia-se que era bom, mas agora é muito bom. Pois, (1.) Agora o homem foi criado, que era o chefe dos caminhos de Deus, que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador e a boca da criação em seus louvores. (2.) Agora tudo foi feito, todas as partes foram boas, mas todas juntas muito boas. A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência quanto da graça, como a da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas. Quando a pedra principal for trazida, clamamos: (2.) Agora tudo foi feito, todas as partes foram boas, mas todas juntas muito boas. A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência quanto da graça, como a da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas. Quando a pedra principal for trazida, clamamos: (2.) Agora tudo foi feito, todas as partes foram boas, mas todas juntas muito boas. A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência quanto da graça, como a da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas. Quando a pedra principal for trazida, clamamos:Graça, graça a ela, Zacarias 4: 7Zacarias 4: 7 . Portanto, não julgue nada antes do tempo.
III A hora em que este trabalho foi concluído: a tarde e a manhã foram o sexto dia, para que em seis dias Deus fizesse o mundo. Não devemos pensar, mas que Deus poderia ter feito o mundo em um instante. Ele disse que: Haja luz, e houve luz, poderia ter dito: "Haja um mundo", e haveria um mundo, em um momento, num piscar de olhos, como na ressurreição, 1 Coríntios 15:521 Coríntios 15:52. Mas ele fez isso em seis dias, para que ele se mostrasse um agente livre, realizando seu próprio trabalho, tanto à sua maneira como em seu próprio tempo, - para que sua sabedoria, poder e bondade nos aparecessem, e ser meditado por nós, o mais distintamente - e para que ele possa nos dar um exemplo de trabalhar seis dias e descansar no sétimo, é, portanto, feita a razão do quarto mandamento. Tanto o sábado conduziria à manutenção da religião no mundo que Deus estava de olho nela no tempo de sua criação. E agora, quando Deus revisou sua obra, vamos rever nossas meditações sobre ela, e as acharemos muito coxas e defeituosas, e nossos louvores baixos e chatos vamos, portanto, despertar a nós mesmos, e tudo o que está dentro de nós, para adorá-lo que fez o céu, a terra e o mar, e as fontes das águas,de acordo com o teor do evangelho eterno, que é pregado a toda nação, Apocalipse 14: 6,7 . Todas as suas obras, em todos os lugares de seu domínio, o abençoam e, portanto, abençoe a Deus, ó minha alma!