ESCOLA DOS PROFETAS
Esse fato serve para nos mostrar que a educação religiosa ou formal já recebia destaque no Antigo Israel. Deve ser lembrado que essas escolas de profetas não tinham como propósito ensinar a profetizar. Isso é uma atribuição divina. Todavia a Escola de Profetas é um testemunho vivo de que o povo de Deus em um passado tão distante se preocupava em passar às gerações posteriores sua herança cultural e espiritual.
Entender os princípios que fundamentavam a Escola de Profetas é de suma importância para a Educação Cristã do século XXI, pois através deles é possível fazer um contraste entre o ensino bíblico e o paradigma educacional emergente. E fato que o paradigma educacional da cultura ocidental vem sofrendo mudanças radicais nos últimos anos. Esse fato tem provocado o espanto de especialistas que demonstram preocupação diante dos novos desafios impostos por essa reviravolta no mundo dos valores. Mas não é somente a cultura secular que tem refletido os efeitos dessas mudanças de valores na educação. A igreja evangélica como uma instituição formadora de valores também espelha essas mudanças.
O que a igreja deve saber sobre esse novo modelo ou paradigma educacional emergente e como agir diante dele? O que a Escola de Profetas, liderada pelo profeta Eliseu, tem a nos ensinar? É a pergunta que nos proporemos a responder aqui.
Antes de estudarmos a Escola de Profetas como uma entidade dedicada à instrução religiosa, procurarei dar uma visão panorâmica sobre o novo modelo educacional, também denominado de Paradigma Educacional Emergente.
GONÇALVES, José. Porção Dobrada, CPAD 2012 pag. 131, 132.
ESCOLAS DOS PROFETAS
Ao que parece, as primeiras escolas teol6gicas foram organizadas por Samuel (I Sam, 10:5; 19:20); e então foram mais firmemente estabelecidas por Elias e Eliseu, no reino do norte, das dez tribos (11 Reis 2:3,5; 4:38; 6:1). Essas escolas seguiam o modelo do ideal hebreu da relação entre professor e aluno. Eles viviam em comunidades e o ensinamento era bíblico místico e através do exemplo pessoal. É indubitável que os profetas eram homens dotados de .dons espirituais, que haviam despertado em si mesmos poderes espirituais e psíquicos. Eles transmitiam a seus discípulos esses poderes, não meramente instruções. Sabemos pela experiência com os poderes carismáticos que usualmente isso ê transmitido da parte de quem já é dotado para aqueles que buscam essas manifestações. Alguma forma de energia está envolvida no processo, a qual opera melhor quando há um transmissor. Ver o artigo geral sobre o Movimento Carismático, onde são destacados aspectos positivos e negativos do mesmo.
Escolas de profetas foram estabelecidas em Ramá e provavelmente, Gibeá (I Sam. 19 : 20; 10:5,10): Também havia centros desse tipo de atividade em Gilgal, Betel e Jericó (11 Reis 4:38; 2:3,5,7,15; 4:1; 9:1). Cerca de cem estudantes teológicos (chamados «filhos», isto é. discípulos dos profetas) acompanhavam Eliseu, nas refeições em Gilgal (11 Reis 4:38,42,43). Cinquenta desses discípulos achavam-se com Elias e Eliseu, quando eles foram até o rio Jordão (11 Reis 2:7,16,17). Aparentemente, eles viviam em uma casa comum, na companhia dos profetas, ou, pelo menos em uma mesma comuna ( 1 Reis 6. 1).
Alguns deles eram casados, e tinham os seus próprios lares (11 Reis 4:1). A profecia e seus poderes acompanhantes, e o ministério, eram dádivas da parte de Deus. Não precisamos supor que todos esses estudantes eram assim espiritualmente dotados, mas é indiscutível que todos eles tiravam proveito de sua associação com grandes homens de Deus. Há alguma indicação de que havia música sacra e poesia, envolvida no currículo, ou, pelo menos, que pessoas habilidosas nesses campos, associavam-se com os estudantes de teologia (I Sam. 10:5). A música espiritual de boa qualidade tem efeitos benéficos sobre o espirito dos homens, da mesma maneira que a música de má qualidade corrompe.
CHAMPLIN, Russell Norman, Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. pag. 445, 446.
6.1 o lugar em que habitamos. Alguns entendem o termo "habitar" no sentido de "viver". Isso leva a conclusão de que os discípulos dos profetas, aqueles orientados especificamente por Eliseu, vivam juntos num alojamento comunitário. Entretanto, o termo "habitar" também pode ser entendido como "assentar-se diante". Esse termo foi usado com esse sentido quando Davi sentou-se diante do Senhor para adora-lo (2Sm 7.18) e quando os anciãos se sentaram diante de Ezequiel para ouvir o seu conselho (Ez 8.1; 14;1). Portanto, o "lugar" aqui se refere ao dormitório onde Eliseu também orientava os discípulos dos profetas. O crescente numero de homens que desejavam ser ensinados criou a necessidade de um edifício maior.
MAC ARTHUR. Bíblia de Estudo. Sociedade Bíblica do Brasil. pag.483.
Algumas dessas escolas eram dirigidas por profetas autênticos; mas outras haviam entrado em decadência. Com música alta e danças, lançavam-se em um frenesi cerebral que, presumiam, podia produzir profecias. O paralelo ao moderno movimento carismático é próximo demais para que 0 percamos de vista. Ver sobre esse assunto na Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Estudos modernos mostram que um cérebro altamente atiçado pela música alta e pelo ruído pode produzir certas manifestações psíquicas tais como línguas, profecias etc. Entretanto, não podemos atribuir todo 0 movimento carismático moderno a isso. Antes, devemos examinar caso a caso, para separar 0 falso do verdadeiro.
Os profetas levavam vários instrumentos musicais com 0 propósito específico de criar 0 frenesi apropriado a estados alterados de consciência que iniciavam os fenômenos psíquicos. A música é um poder extraordinário (a mais abstrata das artes) e pode ser usada para 0 bem ou para 0 mal. Ver no Dicionário 0 verbete chamado Musica, Instrumentos Musicais. Algumas vezes, 0 comportamento dos profetas era considerado loucura (ver II Reis 9.11 e Jer. 29.36). A conduta peculiar dos profetas, entretanto, no caso de algumas escolas, era apenas 0 sinal peculiar de sua atividade. De outras vezes, sob a influência de transe profético, eles eram capazes de proferir coisas solenes e profundas (ver Núm. 24.2-4). Em qualquer lugar onde os fenômenos psíquicos se manifestem, porém, temos uma mistura do que é puramente natural e humano, com 0 que é demoníaco ou é divino. É provável que as antigas escolas dos profetas, da mesma forma que seus modernos imitadores, fossem uma mistura de todos esses aspectos.
Chegando eles a Gibeá. Ou seja, ao lar de Saul, a propriedade de sua família, que deveria ficar nas vizinhanças de Gibeá. Os Targuns e Josefo dizem Gibea, e não “ colina”, conforme outras versões (ver Antiq. 1.6, cap. 4, sec. 2).
O Espírito de Deus se apossou de Saul. Este versículo cumpre as predições feitas no vs. 5 e descreve alguns sinais que mostrariam que Saul estava sendo preparado para seu ofício real. Ver as notas referentes àquele versículo, as quais também se aplicam aqui. Devemos lembrar que O ofício de profeta, em Samuel, eclipsava 0 oficio sumo sacerdotal. As escolas dos profetas não formavam profetas como Samuel, mas faziam parte das tradições hebreias e, em certo sentido, encobriram 0 trabalho dos sacerdotes. Provavelmente, alguns desses profetas também eram sacerdotes, mas com 0 novo ministério profético alcançaram outra dimensão em suas atividades. Esses profetas possuíam 0 toque místico e não se limitavam a ritos e sacrifícios tão-somente. O povo nunca se satisfaz com meros ritos, mas, antes, é mister que haja a presença do Espírito de Deus para que 0 coração humano se satisfaça plenamente. Ver no Dicionário os artigos intitulados Misticismo e Desenvolvimento Espiritual, Meios do.
Saul não havia recebido treinamento profético. Ele não pertencia a essa tradição. Também não era levita. E, no entanto, de súbito, ei-lo a fazer coisas que os profetas faziam. Todo 0 povo de Israel atentaria para esse fato.
Também Saul entre os profetas? A sensação estava criada. Saul entre os profetas? Como era possível? Algo estranho e excitante estava acontecendo. O Espírito foi dado com um sinal para o bem; um movimento independente se formava. Um novo líder havia sido escolhido. Era como se um cometa de repente atravessas- se 0 firmamento, e toda a nação 0 visse e se maravilhasse. O povo ficou surpreso por ver 0 pouco imaginativo filho de um agricultor em tão boa companhia; ou, então, conforme supõem alguns, a surpresa foi ver 0 filho de um rico e poderoso fazendeiro na companhia daquele grupo de profetas itinerantes, sem grande reputação.
Os profetas eram religiosamente respeitados por seus poderes sobrenaturais, mas socialmente desprezados. Fosse como fosse, Saul estava em meio a uma companhia inesperada” (George B. Caird, in loc.). Essa reação ante Saul pode ser comparada à reação diante de Jesus e Seus seguidores (ver Atos 9.21).
CHAMPLIN, Russell Norman. Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. 1 Samuel. pag. 1158, 1159.
MOODY. Comentário Bíblico. 1 Samuel. pag. 24.
10.10,11 Profetas e alguém que transmite a mensagem de Deus. Enquanto o Senhor mandou que muitos profetizassem certos eventos, o que Deus mais queria era que eles instruíssem e inspirassem o povo para viver fielmente ao Senhor. Ao ouvirem as inspiradas palavras de Saul, seus amigos exclamaram: “Esta também Saul entre os profetas?” Esta era uma expressão de surpresa pelo lato de um mundano ter se tornado religioso. Seria equivalente a; "O que? Ele se converteu?"
APLICAÇÃO PESSOAL. Bíblia de Estudo. Editora CPAD. pag.381.
19.20 grupos de profetas profetizando. Esses profetas estavam declarando a Palavra de Deus, provavelmente com acompanhamento musical. Os mensageiros de Saul não conseguiram cumprir sua missão de levar Davi cativo porque foram levados de modo irresistível a juntar-se aos profetas e passaram a falar em nome de Deus e a adora-lo.
MAC ARTHUR. Bíblia de Estudo. Sociedade Bíblica do Brasil. pag. 376.
PLENITUDE. Bíblia de Estudo. 1 Samuel. pag. 299.
16-18. Deixa-os ir em procura do teu senhor. Os discípulos dos profetas não compreenderam que a partida de Elias fora permanente. Sua insistência em enviar grupos de busca provocaram consentimento relutante. Quando sua busca comprovou-se infrutífera, tiveram de aceitar o fato de que Eliseu era agora o profeta do Senhor.
MOODY. Comentário Bíblico. 2 Reis pag. 10.
2.15 se prostraram diante dele em terra. Essa ação simbolizou a submissão dos profetas a preeminência de Eliseu como profeta de Israel.
2.16 Eles sabiam que, quando as almas entravam na presença de Deus na morte, os corpos permaneciam na terra. Por sensibilidade em relação ao corpo de Elias, eles queriam recupera-lo para cuidar dele apropriadamente. Eliseu sabia que o corpo de Elias não seria deixado para trás, pois havia testemunhado sua ascensão aos céus (v. 11) enquanto os outros não, de modo que cie disse: "Não".
MAC ARTHUR. Bíblia de Estudo. Sociedade Bíblica do Brasil. pag. 477.
Filhos dos profetas estavam sempre com o profeta dirigente, opunham-se sempre aos profetas de Baal e promoviam a obediência ao senhor Deus. Eles profetizavam mediante o poder do Espirito e, deste modo, tornaram-se conhecidos.
DONALD C. Stamps. Bíblia de Estudo Pentecostal. Editora CPAD. pag. 560.
Os filhos dos profetas (3). Estes só se mencionam relacionados com a época de Elias e Eliseu e em Am 7.14; mas não há razão para supor que os bandos de profetas do tempo de Samuel (1Sm 10.10; 19.20) não fossem do mesmo tipo. A maior parte dos comentadores modernos parecem inclinados a igualá-los aos profetas; é o que parece fazer-se em 1Rs 20.35,38 mas Am 7.14 parece exigir uma distinção. De qualquer modo, o emprego metafórico de "filho" em hebraico implica forte semelhança e íntima relação mas não identidade.
Certo escritor aproxima-se, talvez, da verdade ao dizer, falando do profeta estadista: "Para se ser profeta teria de se fazer parte da sua sociedade... é possível que uma minoria de indivíduos recebesse o espírito e tivesse visões sem se associar aos outros... Mas tudo leva a crer que o profeta pertencia a uma sociedade ou procedia de uma sociedade na qual a experiência profética lhe era ensinada como uma arte..." É praticamente o que outro escritor afirma mais sucintamente: "um Ben-Nabi era um candidato à profissão de profeta".
Haveria, sem dúvida, entre eles, bons e maus grupos; dentre estes últimos surgiriam, na sua maioria, os falsos profetas. Sempre que são mencionados nas Escrituras parecem estar sob o domínio de Samuel, Elias e Eliseu. A sua principal função seria, sem dúvida, propagar a mensagem dos seus mestres. Elias e Eliseu consideravam-nos, provavelmente, um núcleo para o futuro quando os juízes de Deus se cumprissem (cf. 1Rs 19.14-18 nota, 2Rs 4.42-44 nota). É evidente que dispunham de um poder profético limitado.
NOVO. Comentário da Bíblia. 2 Reis. pag.7.
III. O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS
MOODY. Comentário Bíblico. 1 Reis pag. 66.
MOODY. Comentário Bíblico. 2 Reis pag. 10, 11.
36, 37. Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel. A extrema brevidade, embora absoluta sinceridade, da oração de Elias, torna-se notável quando comparada com os gritos, pulos e danças frenéticas dos adoradores de Baal. O profeta simplesmente fez Deus se lembrar que ele não estava inventando este aparentemente estranho procedimento, mas que o executara por ordem divina.
MOODY. Comentário Bíblico. 1 Reis pag. 65, 66.
GEAZI
A quem pense que, no hebraico, o nome tipifica «negador» ou diminuído, mas outros pensam que significa «vale da visão. Esse foi o nome de um· servo especial e de confiança de Eliseu. Ele é mencionado por doze vezes,. pelo seu próprio nome: 11 Rd 4:12,14,25,27,29,31; 5:20,21,25; 8:4,5.
A história relatada sobre ele, nas Escritura. Em cada lance acompanha incidentes da vida de. Seu senhor. Os incidentes específicos relacionados a ele são os seguintes:
CHAMPLIN, Russell Norman, Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. vol. 2. pag.869, 870.
Observamos através do ministério do profeta Eliseu que os filhos dos profetas pertenciam a uma escola dedicada ao ensino formal. Ali era ensinado a Palavra de Deus tanto na sua forma oral como escrita. Esse fato é por si só de grande relevância para nós porque demonstra a preocupação desse homem de Deus em passar a outros o conhecimento correto sobre Deus.
Os tempos mudam e a cultura também. Hoje sabemos que a educação secular possui grande importância e infelizmente para muitos é a única forma de educação existente. Não podemos negligenciar a educação humanista, mas não podemos de forma alguma perder de vista a dimensão espiritual do conhecimento.
GONÇALVES, José. Porção Dobrada, CPAD 2012 pag. 141, 142./ESTUDALICAOEBD.BLOGSPOT.COM /WWW.MAURICIOBERWALD.CMUNIDADES.NET