Translate this Page

Rating: 2.6/5 (285 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



 <!-- Go to www.addthis.com/dashboard to customize your tools -->
<script type="text/javascript" src="//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-57f3fb36829d1888"></script>

 

 

  contadores de visitas 

 

Flag Counter


Comentario biblico Mateus cap.22 subsidio EBD
Comentario biblico Mateus cap.22 subsidio EBD

         Comentario evangelho de Lucas cap. subsidio EBD

MAURICIO BERWALD PROFESSOR ESCRITOR

Comentário  Matthew Henry sobre a Bíblia

                                                   Introdução

Neste capítulo temos, I. O aviso que Cristo tomou, e a aprovação que ele deu, de uma viúva pobre que lançou duas moedas no tesouro, Lucas 21: 1-4 Lucas 21: 1-4Lucas 21: 5-7 Lucas 21: 8-19 Lucas 21: 20-24 Lucas 21: 25-33 Lucas 21: 34-36 Lucas 21:37 , 38 . II. Uma previsão de eventos futuros, em resposta às perguntas de seus discípulos sobre eles, Lucas 21: 5-7 . 1. Do que deveria acontecer entre aquilo e a destruição de Jerusalém - surgindo falsos cristos, guerras sangrentas e perseguições aos seguidores de Cristo, Lucas 21: 8-19 . 2. Da própria destruição, Lucas 21: 20-24 . 3. Da segunda vinda de Jesus Cristo para julgar o mundo, sob o tipo e figura disso, Lucas 21: 25-33 . III Uma aplicação prática disso, por meio de cautela e conselho ( Lucas 21: 34-36).) e um relato da pregação de Cristo e do comparecimento do povo, Lucas 21: 37,38 .

 

Versos 1-4

Cristo Elogia a Pobre Viúva.

1 E ele olhou para cima e viu os homens ricos lançando seus presentes no tesouro. 2 E ele viu também uma certa viúva pobre lançando para lá duas moedas. 3E ele disse: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos eles: 4Pois todos estes têm de se inclinar para as ofertas de Deus; mas a da sua prantude lança em todos os seus bens. que ela tinha.

 

Esta curta passagem da história que tivemos antes em Marcos. É assim registrado duas vezes, para nos ensinar: 1. Que a caridade para com os pobres é uma questão principal na religião. Nosso Senhor Jesus tomou todas as ocasiões para elogiá-lo e recomendá-lo. Ele havia acabado de mencionar a barbárie dos escribas, que devoravam as viúvas pobres ( Lucas 20: 1-47 Lucas 20: 1-47 ) e talvez isso tenha sido feito como um agravamento, viúvas pobres eram as melhores benfeitoras dos recursos públicos, dos quais os escribas tinha a disposição. 2. Que Jesus Cristo está de olho em nós, para observar o que damos aos pobres e o que contribuímos para as obras de piedade e caridade. Cristo, embora atento à sua pregação, olhou para cima, para ver que dons eram depositados no tesouro,Lucas 21: 1 Lucas 21: 1 . Ele observa se damos largamente e liberalmente, em proporção ao que temos, ou se estamos furtivos e insignificantes nisto, seus olhos vão mais longe, ele observa se damos caridosamente e com uma mente disposta, ou relutantemente e com relutância. Isso deve nos deixar com medo de não receber nosso dever nesta questão, pois os homens podem ser enganados com desculpas que Cristo sabe ser frívolo. E isso deve nos encorajar a ser abundantes nisso, sem desejar que os homens saibam que é suficiente que Cristo veja em segredo e recompense abertamente. 3. Que Cristo observa e aceita a caridade dos pobres de uma maneira particular. Aqueles que não têm nada para dar ainda podem fazermuito em caridade, ministrando aos pobres, ajudando-os e implorando por eles, que não podem se ajudar , ou implorar por si mesmos. Mas aqui estava uma que era pobre e ainda assim deu o pouco que tinha para o tesouro. Foram apenas duas ácaras, que fazem um centavo, mas Cristo ampliou-a como uma obra de caridade que excede todo o resto: ela conjurou mais do que todas elas.Cristo não a culpa pela indiscrição, por dar o que ela mesma desejava, nem por vaidade em dar entre os ricos ao tesouro, mas elogiou sua liberalidade e sua disposição de separar-se do pouco que tinha para a glória de Deus, que procedia de uma crença e dependência da providência de Deus para cuidar dela. Jeová-jireh - o Senhor proverá. 4. Que, o que quer que possa ser chamado de ofertas de Deus, devemos ter um respeito por, e para o nosso poder, sim, e além do nosso poder, contribuir alegremente para. Estes lançaram nas ofertas de Deus.O que é dado ao apoio do ministério e do evangelho, à divulgação e propagação da religião, a educação dos jovens, a libertação de prisioneiros, o alívio de viúvas e estrangeiros, e a manutenção de famílias pobres, é dada às ofertas. de Deus, e será assim aceito e recompensado.

 

Versículos 5-19

Julgamentos Previstos.

5 E como falaram alguns do templo, como era adornado com pedras e presentes de boa qualidade, ele disse: 6 Quanto a estas coisas que considerais, virão os dias em que não ficará pedra sobre pedra, não deve ser derrubado. 7 E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, mas quando serão estas coisas? e que sinal haverá quando estas coisas acontecerem? 8 E ele disse: Tem cuidado de não serdes enganados; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e o tempo se aproxima; não ide depois deles. 9 Mas quando ouvirdes acerca de guerras e comoções, não sejais apavorados; porque primeiro estas coisas devem acontecer, mas o fim énão por e por. 10 Então lhes disse: Nação se levantará contra nação, e reino contra reino; 11 E haverá grandes terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e pestes, e temerosas aparências e grandes sinais do céu. 12 Mas antes de todas essas coisas vos hão de mãos em você, e perseguir você, entregando -lhe às sinagogas e às prisões, sendo levados perante reis e governadores, por causa do meu nome. 13 E voltar-se-á para ti por testemunho. 14Settle itportanto, em vossos corações, não meditareis diante do que haveis de responder: 15 Porque eu vos darei boca e sabedoria, as quais nem todos os vossos adversários poderão negar nem resistir. 16 E sereis traídos pelos pais, e irmãos e parentes, e amigos e alguns de vós serão mortos. 17 E sereis odiados de todos os homens por causa do meu nome. 18 Mas os cabelos da vossa cabeça não se desfarão. 19 Na vossa paciência possuí as vossas almas.

 

Veja aqui, I. Com que admiração alguns falaram da pompa externa e magnificência do templo, e eles eram alguns dos próprios discípulos de Cristo e eles notaram a ele como era adornado com pedras e presentes, Lucas 21: 5Lucas 21: 5 . O lado de fora foi construído com pedras boas, e dentro dele foi embelezado e enriquecido com os presentes que foram oferecidos para o efeito, e foram pendurados nele. Eles achavam que seu Mestre deveria ser tão afetado com essas coisas quanto eles, e deveriam lamentar tanto a destruição deles quanto eles. Quando falamos do templo,deve ser da presença de Deus nela, e das ordenanças de Deus administradas nela, e da comunhão que seu povo tem com ele. É uma coisa pobre, quando falamos da igreja, deixar nosso discurso habitar em suas bombas e rendimentos, e as dignidades e poderes de seus oficiais e governantes para a filha do rei são todos gloriosos por dentro.

 

  1. Com que desprezo Cristo falou deles, e com que certeza de seu ser todos se tornaram desolados muito em breve ( Lucas 21: 6Lucas 21: 6 ): " Quanto àquelas coisas que você vê, aquelas coisas queridas pelas quais você está tão apaixonado, eis, os dias virão e alguns, agora vivos, viverão para vê-los, nos quais não ficará pedra sobre pedra.Este edifício, que parece tão bonito que alguém poderia pensar que ninguém poderia, por piedade, puxá-lo para baixo, e que parece tão forte que alguém poderia pensar que ninguém seria capaz de derrubá-lo, ainda será totalmente arruinado e isso será feito como logo, como sempre, o templo espiritual da igreja evangélica (a substância daquela sombra) começa a florescer no mundo. "Nós pela fé previmos a explosão e o definhamento de toda a glória externa, não devemos colocar nossos corações nela como que não pode ver, ou não vai olhar, tão longe antes deles.

 

III Com que curiosidade aqueles sobre ele perguntam sobre o tempo em que esta grande desolação deveria ser: Mestre, quando serão estas coisas? Lucas 21: 7Lucas 21: 7 . É natural para nós desejarmos saber as coisas futuras e o tempo delas, que não é para nós sabermos, quando estamos mais preocupados em perguntar qual é o nosso dever na perspectiva dessas coisas, e como podemos nos preparar para isso. eles, que é para nós sabermos. Eles perguntam qual sinal haverá quando estas coisas acontecerem. Eles pedem não por um presentesinal, para confirmar a própria previsão, e induzi-los a acreditar nela (a palavra de Cristo foi suficiente para isso), mas quais serão os sinais futuros da aproximação da realização da predição, pela qual eles podem ser lembrados dela. Esses sinais dos tempos que Cristo lhes havia ensinado a observar.

 

  1. Com que clareza e plenitude Cristo responde às suas indagações, na medida do necessário para orientá-las em seu dever, pois todo conhecimento é desejável, na medida em que é para praticar.

 

  1. Eles devem esperar ouvir falar de falsos cristos e falsos profetas aparecendo, e falsas profecias dadas ( Lucas 21: 8 Lucas 21: 8 ): Muitos virão em meu nome, ele não quer dizer em nome de Jesus, embora houvesse alguns enganadores que fingiam comissões dele (como Atos 19:13 ), mas usurpando o título e caráter do Messias. Muitos pretendiam ser os libertadores da igreja judaica e da nação dos romanos, e para fixar o tempo em que a libertação deveria ser forjada, pela qual multidões eram arrastadas para uma armadilha, para a sua ruína. Eles dirão, hoti ego eimi - eu sou ele, ou eu sou,Atos 19:13como se eles assumissem aquele nome incomunicável de Deus, pelo qual ele se fez conhecido quando veio para libertar Israel do Egito, eu sou e, para encorajar as pessoas a segui-los, eles acrescentaram: " O tempo se aproxima quando o reino seja restaurada a Israel, e todos os que me seguirem participarão dela. " Agora, quanto a isso, ele lhes dá uma cautela necessária (1.) "Tome cuidado para que você não seja enganado , não imagine que eu mesmo voltarei em glória externa, para tomar posse do trono dos reinos. Não, você não deve espera tal coisa, porque meu reino não é deste mundo. " Quando eles perguntaram solicitamente e avidamente, Mestre, quando estas coisas serão? a primeira palavra que Cristo disse foi:Preste atenção para que você não seja enganado. Note, Aqueles que são mais inquisitivos nas coisas de Deus (embora seja muito bom que assim seja) estão em maior perigo de serem impostos, e têm mais necessidade de estar em guarda. (2) "Não vá atrás deles. Você sabe que o Messias está vindo, e você não deve procurar por nenhum outro e, portanto, não lhes dá ouvidos, nem tem nada a ver com eles." Se tivermos certeza de que Jesus é o Cristo e sua doutrina é o evangelho de Deus, devemos ser surdos a todas as insinuações de outro Cristo e de outro evangelho.

 

  1. Eles devem esperar ouvir sobre grandes comoções nas nações, e muitos julgamentos terríveis infligidos sobre os judeus e seus vizinhos. (1.) Haverá guerras sangrentas ( Lucas 21:10 Lucas 21:10 ): Nação se levantará contra nação, uma parte da nação judaica contra outra, ou melhor, o todo contra os romanos. Encorajados pelos falsos cristos, eles perversamente se esforçarão para jogar fora o jugo romano, pegando em armas contra as potências romanas, quando rejeitaram a liberdade com a qual Cristo os libertou, foram deixados a si mesmos, para agarrar em sua civilização. liberdade de maneiras que eram pecaminosas e , portanto, não poderiam ser bem sucedidas. (2.) Haverá terremotos,Lucas 21: 2 Jeremias 10: 2grandes terremotos, em diversos lugares, que não apenas amedrontarão as pessoas, mas destruirão vilas e casas, e enterrarão muitos nas ruínas delas. (3) Haverá fomes e pestilências, os efeitos comuns da guerra, que destrói os frutos da terra e, ao expor os homens às intempéries e reduzi-los à má alimentação, ocasiona doenças infecciosas. Deus tem várias maneiras de punir um povo provocador. Os quatro tipos de julgamento dos quais os profetas do Antigo Testamento falam com tanta frequência também são ameaçados pelos profetas do Novo Testamento, embora os julgamentos espirituais sejam mais comumente infligidos nos tempos do evangelho, mas Deus também faz uso dos juízos temporais. (4.) Deve haver visões temerosas egrandes sinais do céu, aparições incomuns nas nuvens, cometas e estrelas flamejantes, que assustam o tipo comum de espectadores, e sempre foram vistos como agourentos, e pressagiam algo ruim. Agora, quanto a estes, a cautela que ele lhes dá é: " Não fique apavorado. Outros ficarão assustados com eles, mas não se assuste, Lucas 21: 2. Quanto às visões temerosas, que elas não sejam temerosas para você, que olham para os céus mais elevados, para o trono do governo de Deus, no mais alto dos céus.Não se assuste com os sinais do céu, pois os pagãos se espantam deles, Jeremias 10: 2 .fome e pestilência, você cai nas mãos de Deus, que prometeu àqueles que são seus que nos dias de fome eles ficarão satisfeitos, e que ele os manterá da confiança pestilenta que o perturba nele, e não tenha medo . Não, quando você ouve falar de guerras, quando estão sem brigas e medos, você não tem medo de saber o pior que qualquer um desses julgamentos pode fazer com você e, portanto, não ter medo deles por isso "[1. ] "É seu interesse fazer o melhor daquilo que é, pois todos os seus medos não podem alterá-lo: essas coisas devem primeiro acontecernão há remédio que será a sua sabedoria para se tornarem mais fáceis acomodando-se a eles. "[2]" Há algo pior por trás de vadiar-se com a fantasia de que você logo verá o fim desses problemas, não, não Assim que você pensa: o fim não passa de repente , não de repente. Não fique apavorado, pois, se você começar tão rapidamente a desanimar, como vai suportar o que ainda está diante de você?

 

  1. Eles devem esperar ser eles mesmos para sinais e maravilhas em Israel, sendo perseguidos, seria um prognóstico da destruição da cidade e do templo, que ele havia predito agora. Não, este seria o primeiro sinal de sua ruína vinda: " Antes de tudo isso, eles devem impor as mãos sobre você. O julgamento deve começar na casa de Deus você deve primeiro inteligente, para alertá-los, que, se eles têm Qualquer consideração, eles podem considerar, se isto for feito para a árvore verde, o que deve ser feito para o seco? Veja 1 Pedro 4: 17,18 . Mas isso não é tudo isso deve ser considerado não apenas como o sofrimento do1 Pedro 4:17 , 18perseguido, mas como o pecado dos perseguidores. Antes que os juízos de Deus sejam trazidos sobre eles, eles preencherão a medida de sua iniqüidade impondo suas mãos sobre você. ”Note, A ruína de um povo é sempre introduzida por seu pecado e nada introduz uma ruína mais segura ou nociva do que o pecado de perseguição. este é um sinal de que a ira de Deus está vindo em cima de um povo ao extremo quando sua ira contra os servos de Deus vem ao máximo. Agora, como a isso,

 

(1) Cristo lhes diz que coisas difíceis eles deveriam sofrer por causa do seu nome, com o mesmo significado que ele lhes havia dito quando os chamou pela primeira vez para segui-lo, Mateus 10: 1-42 Mateus 10: 1-42 : Eles deveriam conhecer os salários para que eles possam se sentar e contar o custo. São Paulo, que era o maior trabalhador e sofredor de todos eles, não estando agora entre eles, foi dito pelo próprio Cristo que grandes coisas ele deveria sofrer por causa do seu nome ( Atos 9:16).Atos 9:16 Lucas 21:16 1 Coríntios 4: 9 , 13), tão necessário é que todos os que vivem piedosamente em Cristo Jesus devem contar com a perseguição. Os cristãos, tendo eles mesmos sido originalmente judeus, e ainda mantendo uma igual veneração com eles pelo Antigo Testamento e todos os essenciais de sua religião, e diferindo apenas em cerimônia, poderiam esperar um trimestre justo com eles, mas Cristo não os espera: " Não, eles serão os mais avançados para persegui-lo. "[1.]" Eles usarão sua própria força de igreja contra você: Eles o entregarão às sinagogas para serem flagelados lá e estigmatizados com seus anátemas. " 2.] "Eles devem incensar os magistrados contra você: eles devem entregá-lo em prisões, que você pode sertrazido perante reis e governantes por causa do meu nome, e ser punido por eles. "[3]" Suas próprias relações vão traí-lo ( Lucas 21:16 ), seus pais, irmãos e parentes, e amigos para que você não vai saibam em quem confiar ou onde ficar seguro. "[4]" Sua religião será um crime capital e você será chamado a resistir a sangue. Alguns de vocês devem causar a morte até agora devem ser de esperar honra e riqueza que você não deve esperar nada senão a morte em suas formas mais terríveis, a morte em toda a sua pompa terrível. Não. "[5] " Você será odiado por todos os homens por causa do meu nome. "Isso é pior que a própria morte,nomeado para a morte, mas fez um espetáculo para o mundo, e contou como a imundícia do mundo, e a efusão de todas as coisas, que todo o corpo abomina, 1 Coríntios 4: 9,13 . Eles eram odiados de todos os homens,isto é, de todos os homens maus, que não puderam suportar a luz do evangelho (porque descobriram suas más ações) e, portanto, odiaram aqueles que trouxeram aquela luz, voaram em seus rostos e os teriam feito em pedaços. O mundo perverso, que odiava ser reformado, odiava a Cristo o grande reformador, e todos os que eram seus, por amor dele. Os governantes da igreja judaica, sabendo muito bem que se o evangelho obtido entre os judeus usurpou o poder abusado chegou ao fim, levantou todas as suas forças contra ele, colocou-o em um mau nome, encheu as mentes das pessoas com preconceitos contra ele, e assim fez os pregadores e professores disto odiosos para a turba.

 

(2) Ele os encoraja a suportar suas provações e continuar seu trabalho, apesar da oposição com que se deparam.

 

[1] Deus trará a glória para si e para eles de seus sofrimentos: " Virá a ti para um testemunho, Lucas 21:13Lucas 21:13 . Seu ser estabelecido assim por uma marca, e publicamente perseguido, fará de ti o mais notado e sua doutrina e milagres mais indagados sobre o seu ser trazido perante reis e governantes lhe dará a oportunidade de pregar o evangelho a eles, que de outra forma nunca teriam ouvido falar de seu sofrimento com coisas tão severas, e ser tão odiado pelo pior dos homens, homens das vidas mais cruéis, será um testemunho que você é bom, senão você não teria homens tão maus para seus inimigos, sua coragem, alegria e constância sob seus sofrimentos serão um testemunho para você, que você acredita no que prega, que é apoiado por um poder divino e que o Espírito de Deus e glória repousa sobre você ".

 

[2] "Deus vai ficar ao seu lado, e possuir você, e ajudá-lo, em suas provações você é seus defensores, e você estará bem equipado com instruções, Lucas 21: 14,15 . Em vez de colocar seus corações no trabalho para inventar uma resposta a informações, acusações, artigos, acusações e interrogatórios, que serão exibidos contra você nos tribunais eclesiásticos e civis, pelo contrário, resolva-os em seus corações, incorpore-os a eles, esforce-se com eles para persuadir eles não premeditar o que você deve responder não dependem em cima de sua própria inteligência e engenho, a sua própria prudência e política, e não desconfiar ou desesperoLucas 21:14 , 15 Atos 4: 1-6 :das ajudas imediatas e extraordinárias da graça divina. Pense em não se afastar da causa de Cristo como você faria por sua causa, por suas próprias partes e aplicação, com a assistência comum da Providência divina, mas prometa a si mesmo, pois eu prometo a você, a assistência especial da divina Providência. graça: Eu te darei uma boca e sabedoria. "Isso prova que Cristo é Deus, pois é prerrogativa de Deus dar sabedoria, e é isso que fez a boca do homem. Note, Primeiro, Uma boca e sabedoria juntas encaixam completamente um homem tanto para serviços quanto sofrimentos sabedoria para saber o que dizer, e uma boca com o que dizer como deveria ser dito. É uma grande felicidade de ter tanto assunto e palavras com que honrar a Deus e fazer bom ter na mente um armazém bem equipados com coisas novas e antigas, e uma porta à palavra por que trazê-los. Em segundo lugar, aqueles que defendem a causa de Cristo podem depender dele para dar-lhes uma boca e sabedoria, o caminho que eles são chamados a pleitear, especialmente quando são levados perante magistrados por causa do seu nome. Não é dito que ele vai enviar um anjo do céu para responder por eles, embora ele possa fazer isso, mas que ele lhes dará uma boca esabedoria para capacitá-los a responder por si mesmos, o que lhes atribui uma maior honra, o que requer que usem os dons e graças que Cristo os fornece, e redunda ainda mais para a glória de Deus, que afasta o inimigo e o vingador de as bocas dos bebês e dos sucklings. Em terceiro lugar, quando Cristo dá às suas testemunhas uma boca e sabedoria, eles são capacitados a dizer que tanto para ele quanto para eles mesmos, que todos os seus adversários não são capazes de contradizer ou resistir, para que sejam silenciados e confundidos. Isto foi notavelmente cumprido logo após o derramamento do Espírito, por quem Cristo deu aos seus discípulos esta boca e sabedoria,quando os apóstolos foram trazidos diante do sacerdote, os soberanos de areia, e respondeu-lhes, de modo a torná-los envergonhados, Atos 4: 1-6: 15 .

 

[3] "Você não sofrerá nenhum dano real por todas as dificuldades que eles colocarem sobre você ( Lucas 21:18 Lucas 21:18 ): Não haverá um cabelo da sua cabeça perecer. " Alguns deles perderão a cabeça, e ainda assim não perderão? um cabelo? É uma expressão proverbial, denotando a maior indenização e segurança imaginável que é freqüentemente usada tanto no Antigo Testamento como no Novo, nesse sentido. Alguns pensam que se refere à preservação da vida de todos os cristãos que estavam entre os judeus quando foram cortados pelos romanos historiadores nos dizem que nem um cristão pereceu naquela desolação. Outros o reconciliam com a morte de multidões na causa de Cristo, e o tomam figurativamente no mesmo sentido que Cristo diz: Aquele que perde a vida por minha causa a encontrará.Mateus 10:30"Nem um fio da sua cabeça perecerá, mas," Primeiro, "eu tomarei conhecimento disso." Para este fim ele havia dito ( Mateus 10:30 ), os cabelos da vossa cabeça estão todos contados e uma conta é mantida deles, de modo que nenhum deles perecerá, mas ele vai sentir falta dela. Em segundo lugar, "será uma consideração valiosa " . Não consideramos que a perda ou perecimento seja feita com bons propósitos e se transformará em uma boa conta. Se deixarmos o próprio corpo por causa do nome de Cristo, ele não perece, mas é bem concedido. Em terceiro lugar,"Será abundantemente recompensado quando você chegar a equilibrar ganhos e perdas, você descobrirá que nada pereceu, mas, ao contrário, que você tem grande ganho nos confortos atuais, especialmente nas alegrias de uma vida eterna", de modo que embora nós podemos ser perdedores por Cristo, não devemos, não podemos ser perdedores por ele no final.

 

[4] "Por isso, é seu dever e interesse, em meio a seus próprios sofrimentos e os da nação, para manter uma sinceridade santa e serenidade de espírito, que irá mantê-lo sempre é fácil ( Lucas 21:19Lucas 21:19 ): Em sua paciência possui suas almas obter e manter a posse de suas almas ". Alguns a lêem como uma promessa: "Você pode ou deve possuir suas almas". Tudo vem a um. Nota: Primeiro, é nosso dever e interesse em todos os momentos, especialmente em tempos difíceis, garantir a posse de nossas próprias almas, não apenas para que não sejam destruídas e perdidas para sempre, mas que não sejam destemperadas agora, nem nossas posse deles perturbados e interrompidos. " Possua suas almas,sejam seus próprios homens, mantenham a autoridade e o domínio da razão, e mantenham-se sob os tumultos da paixão, para que nem o luto nem o medo possam tiranizar sobre você, nem desviá-lo da posse e deleite de si mesmos. não podemos nos apoderar de mais nada, então façamos a certeza que pode ser assegurada e mantemos a posse de nossas almas. Em segundo lugar, é pela paciência, pela paciência cristã, que mantemos a posse de nossas próprias almas. ponha paciência sobre a guarda para a preservação de suas almas por manter suas almas compostas e em um bom estado, e mantenha fora todas as impressões que iriam irritar você e colocá-lo fora de temperamento ".

 

Versículos 20-28

Julgamentos Previstos.

20 E quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, então saiba que a desolação está próxima. 21Então que os que estiverem na Judéia fujam para os montes, e os que estiverem no meio dela se apartem, e os que estão nos países não entrem neles. 22 Porque estes são os dias da vingança, para que todas as coisas que estão escritas sejam cumpridas. 23 Mas ai das grávidas, e das que amamentam naqueles dias! porque haverá grande aflição na terra e ira sobre este povo. 24E eles cairão ao fio da espada e serão levados cativos para todas as nações; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem. 25 E haverá sinais no sol e na lua. e nas estrelas e sobre a terra angústia das nações, em perplexidade, rugindo o mar e as ondas 26 O coração dos homens lhes falta, por medo, e por cuidar daquilo que está vindo sobre a terra; porque os poderes dos céus serão abalados. 27 E então verão o Filho do homem vindo em uma nuvem com poder e grande glória. 28 E quando estas coisas começarem a acontecer, olhe para cima e levante as suas cabeças, pois a sua redenção está próxima.

 

Tendo-lhes dado uma idéia dos tempos por cerca de trinta e oito anos que se seguiram, ele vem aqui para mostrar-lhes o que todas essas coisas acabariam por emitir, a saber, a destruição de Jerusalém e a total dispersão da nação judaica, que Seria um pequeno dia de julgamento, um tipo e uma figura da segunda vinda de Cristo, que não era tão completamente falada aqui como no lugar paralelo ( Mateus 24: 1-51Mateus 24: 1-51 ), mas olhei para a destruição de Jerusalém seria como foi a destruição do mundo para aqueles cujos corações estavam ligados a ela.

 

  1. Ele diz a eles que eles deveriam ver Jerusalém sitiada, cercada de exércitos ( Lucas 21:20Lucas 21:20 ), os exércitos romanos e, quando eles viram isto, eles poderiam concluir que sua desolação estava próxima, pois neste cerco terminaria infalivelmente , embora possa ser um longo cerco. Note, como na misericórdia, assim no julgamento, quando Deus começa, ele fará um fim.

 

  1. Ele os adverte, após este sinal dado, a mudar para sua própria segurança ( Lucas 21:21Lucas 21:21 ): " Então, os que estiverem na Judéia, deixem a terra e fujam para as montanhas, deixem aqueles que estiverem no meio dela ". Jerusalém) " partem, antes que a cidade esteja bem fechada e" (como dizemos agora) "antes que as trincheiras sejam abertas e não permitam que os que estão nos países e aldeias entrem na cidade, pensando estarem seguros lá Você abandona uma cidade e um país que você vê que Deus abandonou e desistiu da ruína. Saia dela, meu povo. "

 

III Ele anuncia a terrível devastação que deveria ser feita à nação judaica ( Lucas 21:22Lucas 21:22 ): Esses são os dias de vingança tão freqüentemente mencionados pelos profetas do Antigo Testamento, que completariam a ruína daquele povo que provocava. Todas as suas predições agora devem ser cumpridas, e o sangue de todos os mártires do Antigo Testamento agora deve ser exigido. Todas as coisas que são escritas devem ser cumpridas longamente. Depois de dias de paciência por muito tempo abusados, virão dias de vingança por adivinhações que não são perdões. A grandeza dessa destruição é apresentada: 1. Pela causa infligente dela. É ira sobre este povo, a ira de Deus, que acenderá este fogo consumidor devorador. 2. Pelo terror particular, seria para mulheres com filhos e mães pobres que são enfermeiras. Ai deles, não só porque estão mais sujeitos a brigas, e menos capazes de mudar para sua própria segurança, mas porque será um grande tormento para eles pensar em ter suportado e amamentado crianças para os assassinos. 3. Pela confusão geral que deveria ser toda a nação terminada. Haverá grande aflição na terra, pois os homens não saberão o rumo a seguir nem como se ajudarem.

 

  1. Ele descreve a questão das lutas entre os judeus e os romanos, e a que eles finalmente chegarão enfim 1. Multidões deles cairão ao fio da espada. É calculado que naquelas guerras dos judeus caíram pela espada acima de mil e cem mil. E o cerco de Jerusalém foi, na verdade, uma execução militar. 2. O resto será levado cativo não em uma nação, como quando foram conquistados pelos caldeus, o que lhes deu uma oportunidade de se manterem juntos, mas em todas as nações, o que tornou impossível para eles se corresponderem , muito menos para incorporar. 3. Jerusalém em si erapisada dos gentios. Os romanos, quando se haviam tornado donos dele, deixaram-no bastante perdido, como uma cidade rebelde e má, prejudicial a reis e províncias e , portanto, odiosos para eles.

 

  1. Ele descreve os grandes sobressaltos em que as pessoas geralmente deveriam estar. Muitas visões terríveis estarão no sol, na lua e nas estrelas, prodígios nos céus, e aqui neste mundo inferior, o mar e as ondas rugindo, com terríveis tempestades. e tempestades, como não eram conhecidas, e acima do funcionamento normal de causas naturais. O efeito disto será a confusão e consternação universal sobre a terra, angústia das nações perplexas, Lucas 21:25 Lucas 21:25 . O Dr. Hammond entende pelas nações os vários governos ou tetrarquias da nação judaica, Judéia, Samaria e Galiléia, que devem ser levados à última extremidade. O coração dos homens falhará por medoLucas 21:26 Romanos 8:36 2 Pedro 3:10 , 12 ( Lucas 21:26 ), antropon apopsychonton - homens sendo bastante exanimado, desanimado, sem sorte, morrendo de medo. Assim, aqueles que são mortos o dia todo por quem os apóstolos de Cristo eram assim ( Romanos 8:36 ), isto é, eles estão o dia todo com medo de serem mortos afundando sob o que jaz sobre eles, e ainda tremendo por medo de pior, e cuidando daquelas coisas que estão vindo sobre o mundo. Quando o julgamento começa na casa de Deus, não terminará aí, será como se todo o mundo estivesse caindo aos pedaços e onde poderia estar seguro então? Os poderes do céu serão abalados,e então os pilares da terra não podem deixar de tremer. Assim, a presente política, religião, leis e governo judaicos serão inteiramente dissolvidos por uma série de calamidades sem paralelos, acompanhados com a maior confusão. Então, Dr. Clarke. Mas o nosso Salvador faz uso dessas expressões figurativas porque no final dos tempos elas serão literalmente realizadas, quando os céus serão enrolados juntos como um pergaminho, e todos os seus poderes não apenas abalados, mas quebrados, e a terra e todas as obras os que nela estão serão queimados, 2 Pedro 3: 10,12 . Como aquele dia foi todo terror e destruição para os judeus incrédulos, assim o grande dia será para todos os incrédulos.

 

  1. Ele faz com que isso seja uma espécie de aparição do Filho do homem: Então verão o Filho do homem vindo em uma nuvem, com poder e grande glória, Lucas 21:27Lucas 21:27 . A destruição de Jerusalém foi de uma maneira particular um ato do julgamento de Cristo, o julgamento cometido ao Filho do homem sua religião nunca poderia ser completamente estabelecida, mas pela destruição do templo, ea abolição do sacerdócio e economia levítica, após o que até os judeus convertidos, e muitos dos gentios também, ainda estavam ansiosos, até serem destruídos, para que pudessem ser justamente encarados como uma vinda do Filho do homem, em poder e grande glória, ainda que não visivelmente, mas no nuvens para na execução de tais juízos como estesnuvens e escuridão estão ao redor dele. Agora, isto foi, 1. Uma evidência da primeira vinda do Messias, para que alguns entendam. Então os judeus incrédulos serão confinados, quando já é tarde demais, que Jesus era o Messias. Aqueles que não o virem no poder de sua graça para salvá-los serão obrigados a vê-lo vindo no poder de sua ira para destruir. -los aqueles que não teria ele para reinar sobre eles deve tê-lo a triunfar sobre eles. 2. Foi uma promessa de sua segunda vinda. Então, nos terrores daquele dia, verão o Filho do homem vindo numa nuvem,e todos os terrores do último dia. Eles verão um espécime dele, uma leve semelhança com ele. Se isso for tão terrível, o que será isso?

 

VII. Ele encoraja todos os fiéis discípulos em referência aos terrores daquele dia ( Lucas 21:28Lucas 21:28 ): " Quando estas coisas começarem a acontecer, quando Jerusalém é sitiada, e cada coisa está concorrendo à destruição dos judeus, em seguida, fazer você olha para cima, quando os outros olham para baixo, olham para o céu, com fé, esperança e oração, e levantam suas cabeças com alegria e confiança, pois a sua redenção atrai a noite. "1. Quando Cristo veio para destruir os judeus, ele veio para redimir os cristãos que foram perseguidos e oprimidos por eles, então as igrejas descansaram. 2. Quando ele vier para julgar o mundo no último dia, ele irá resgatartudo o que é dele, de todas as suas queixas. E a previsão daquele dia é tão agradável a todos os bons cristãos quanto é terrível para os ímpios e ímpios. A própria morte deles é assim quando eles vêem aquele dia se aproximando, eles podem levantar suas cabeças com alegria, sabendo que sua redenção se aproxima, sua remoção para seu Redentor.

 

VIII. Aqui está uma palavra de previsão que parece mais do que a destruição da nação judaica, o que não é facilmente entendido em Lucas 21:24Lucas 21:24 : Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios sejam cumpridos. 1. Alguns entendem o que é passado, então Dr. Hammond. Os gentios, que conquistaram Jerusalém, manterão posse dela e serão puramente gentios, até que os tempos dos gentios sejam cumpridos, até que uma grande parte do mundo gentio se torne cristão, e depois de Jerusalém terá sido reconstruído por Adrian o imperador, com uma exclusão de todos os judeus dele, muitos dos judeus devem virar cristãos, devem se juntar com os cristãos gentios, para estabelecer uma igreja em Jerusalém, que florescerá por muito tempo. 2. Outros entendem o que ainda está por vir, então Dr. Whitby. Jerusalém será possuída pelos gentios, de um tipo ou outro, na maior parte, até que chegue a hora em que as nações que ainda permanecem infiéis abram a fé cristã, quando os reinos deste mundo se tornarem reinos de Cristo, e então todos os judeus serão convertidos. Jerusalém será habitada por eles, e nem eles nem a sua cidade serão mais pisoteados pelos gentios.

 

Versículos 29-38

Julgamentos Previstos.

29 E falou-lhes uma parábola: Eis a figueira e todas as árvores 30 Quando eles agora se lançarem, vejam e saibam de si mesmos que o verão está próximo. 31 Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabeis que o reino de Deus está perto de nós. 32 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo seja cumprido. 33Heaven e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão. 34 E cuidai de vós mesmos, para que a qualquer momento vosso coração seja sobrecarregado de excessiva e embriaguez, e cuidados desta vida, e assimesse dia vem em cima de você desprevenido. 35 Porque, como laço, virá sobre todos os que habitam sobre a face de toda a terra. 36 Vigiai, pois, e peçamos sempre que possais ser considerados dignos de escapar de todas estas coisas que acontecerem e resistir ao Filho do homem. 37 E no tempo do dia ele estava ensinando no templo e à noite ele saiu, e ficou no monte que é chamado o monte das Oliveiras. 38 E todo o povo veio cedo pela manhã a ele no templo, para o ouvir.

 

Aqui, no final deste discurso,

 

  1. Cristo nomeia seus discípulos para observar os sinais dos tempos, que eles poderiam julgar, se tivessem um olho para as direções precedentes, com tanta certeza e segurança quanto pudessem julgar a aproximação do verão pelo surgimento de as árvores, Lucas 21: 29-31 Lucas 21: 29-31 . Como no reino da natureza há uma cadeia de causas, assim no reino da providência há uma consequência de um evento sobre outro. Quando vemos uma nação preenchendo a medida de sua iniqüidade, podemos concluir que sua ruína está próxima quando vemos a ruína dos poderes de perseguição se apressar, e podemos inferir que o reino de Deus está próximo,Zacarias 2:13que quando a oposição dada a ele for removida, ela ganhará terreno. Como podemos legalmente prognosticar a mudança das estações do ano, quando causas secundárias começaram a trabalhar, para que possamos, na eliminação de eventos, esperar algo incomum quando Deus já está levantou da sua santa morada ( Zacarias 02:13 ), em seguida, ficar ainda e ver sua salvação.

 

  1. Ele os encarrega de olhar para essas coisas como nem duvidosas nem distantes (pois então não causariam uma boa impressão nelas), mas tão certo e muito próximo. A destruição da nação judaica, 1. Estava perto ( Lucas 21:32 Lucas 21:32 ): Esta geração não passará até que tudo seja cumprido. Havia alguns agora vivos que deveriam ver alguns que agora ouviam a previsão disso. 2. Tinha certeza de que a sentença era irreversível, pois era um consumo determinado que o decreto havia saído ( Lucas 21:33 ): "O céu e a terra passarão"Lucas 21:33 1 Samuel 3:19mais cedo do que qualquer palavra minha: ou melhor, eles certamente passarão, mas minhas palavras não devem se segurar ou não, elas terão efeito, e nenhuma delas cairá por terra " 1 Samuel 3:19 .

 

III Ele os adverte contra a segurança e a sensualidade, por meio dos quais eles se desarmam para os tempos difíceis que estão surgindo, e fazem deles uma grande surpresa e terror para eles ( Lucas 21: 34,35 ): Cuidado com vocês mesmos. Esta é a palavra de ordem dada a todos os discípulos de Cristo: " Guardai-vos para que não seja dominado pelas tentações, nem traído pelas vossas próprias corrupções". Nota: Não podemos estar seguros se estivermos seguros. Isso nos preocupa em todos os momentos, mas especialmente em algumas ocasiões, para sermos muito cautelosos. Veja aqui, 1. Qual é o nosso perigo : que o dia da morte e do julgamento deveLucas 21:34 , 35 Eclesiastes 9:12Surpreenda-nos, quando não o esperamos , e não estamos preparados para isso - para que, quando somos chamados a encontrar-nos com nosso Senhor, seja encontrada a coisa mais distante de nossos pensamentos que deve sempre ser colocada mais próxima de nossos corações. para que não caia sobre nós como uma armadilha para que caia sobre o maior dos homens que habitam na terra, e cuidem apenas das coisas terrenas, e não tenham nenhum diálogo com o céu para eles, será como uma armadilha. Veja Eclesiastes 9:12 . Será um terror e uma destruiçãopara eles, isso os colocará em um inexprimível susto e os prenderá rapidamente por uma desgraça ainda mais assustadora. 2. Qual é o nosso dever , em consideração a este perigo: devemos ter cuidado para que nossos corações não sejam sobrecarregados, para que não sejam sobrecarregados e sobrecarregados, e tão incapacitados e incapacitados para fazer o que deve ser feito em preparação para a morte e julgamento. Duas coisas devemos evitar, para que nossos corações não sejam sobrecarregados com eles: (1) A entrega dos apetites do corpo, e permitir a nós mesmos as gratificações do sentido para um excesso: Tenha cuidado para não ser sobrecarregado com surfeiting e embriaguez,o uso imoderado de carne e bebida, que sobrecarrega o coração, não apenas com a culpa assim contraída, mas pela má influência que tais desordens do corpo têm sobre a mente que tornam os homens enfadonhos e sem vida em seu dever, mortos e indiferentes em seu dever eles estupidificam a consciência e fazem com que a mente não seja afetada pelas coisas que são mais afetivas. (2) A busca desordenada das coisas boas deste mundo. O coração está sobrecarregado com os cuidados desta vida. A primeira é a armadilha daqueles que são dados aos seus prazeres: esta é a armadilha dos homens de negócios, que serão ricos. Temos que guardar as duas mãos, não só no momento em que a morte vem, mas para que nãoa qualquer momento nossos corações devem ser sobrecarregados. Nossa cautela contra o pecado e nosso cuidado de nossa própria alma devem ser constantes.

 

  1. Ele aconselha-os a preparar e se preparar para este grande dia, Lucas 21:36 Lucas 21:36 . Veja, 1. Qual deve ser o nosso objetivo: que sejamos responsáveis ​​por escapar de todas essas coisas que, quando os juízos de Deus estão no exterior, podemos ser preservados da malignidade deles que ou não podemos estar envolvidos no calamidade comum ou talvez não seja isso para nós que é para os outros que no dia da morte podemos escapar do aguilhão, que é a ira de Deus ea condenação do inferno. No entanto, devemos procurar não apenas escapar daquilo, mas estar diante do Filho do homem, não apenas para sermos absolvidos diante dele como nosso Juiz ( Salmos 1: 5Salmo 1: 5 Apocalipse 7:15 Mateus 18:10 Lucas 20:35 Neemias 4: 9), para ter ousadia no dia de Cristo (que é suposto em nossa fuga de todas essas coisas), mas para estar diante dele, para cuidar dele como nosso Mestre, para estar continuamente diante de seu trono, e servi-lo dia e noite em seu templo ( Apocalipse 7:15 ), para sempre contemplar seu rosto, como os anjos, Mateus 18:10 . Diz-se que os santos são considerados dignos, como antes, Lucas 20:35 . Deus, pela boa obra da sua graça neles, faz com que eles se encontrem para esta felicidade, e, pela boa vontade da sua graça para com eles, considera -os dignosmas, como diz Grotius aqui, grande parte de nossa dignidade está no reconhecimento de nossa própria indignidade. 2. Quais devem ser nossos atos nestes objetivos: Observem, portanto, e orem sempre. Observar e orar devem andar juntos, Neemias 4: 9 . Aqueles que escapariam da ira vindoura e assegurariam as alegrias que viriam, devem vigiar e orar,e deve fazê-lo sempre, deve torná-lo o negócio constante de suas vidas, (1.) Para manter uma guarda sobre si mesmos. "Cuidado com o pecado, cuidado com todos os deveres e com a melhoria de todas as oportunidades de fazer o bem. Esteja desperto, e mantenha-se acordado, na expectativa da vinda de seu Senhor, para que você esteja em uma estrutura correta para recebê-lo bem vinda." (2) Para manter a comunhão com Deus: " Ore sempre sempre em uma disposição habitual para esse dever, mantenha os tempos estabelecidos para que abundem nele ore em todas as ocasiões." Esses serão considerados dignos de viver uma vida de louvor no outro mundo que vive uma vida de oração neste mundo.

 

  1. No Lucas 21: 37,38 temos uma conta de como Cristo se livrou de si mesmo durante aqueles três ou quatro dias entre seu cavalgar em triunfo em Jerusalém e a noite em que foi traído. 1. Ele esteve o dia todo ensinando no templo.Lucas 21:37 , 38 Lucas 21:38Cristo pregou nos dias da semana e nos sábados. Ele era um pregador infatigável que pregava em face da oposição, e no meio daqueles que ele sabia buscar ocasião contra ele. 2. À noite, ele saiu para se hospedar na casa de um amigo, no monte das Oliveiras, a cerca de um quilômetro da cidade. É provável que ele tivesse alguns amigos na cidade que o teriam alegremente alojado, mas ele estava disposto a retirar-se à noite do barulho da cidade, para que ele pudesse ter mais tempo para a devoção secreta, agora que sua hora era à mão. 3. De manhã cedo ele estava no templo novamente, onde ele teve uma conferência matutina para aqueles que estavam dispostos a comparecer e as pessoas estavam à frente para ouvir uma que eles esperavam para pregar ( Lucas 21:38 ): Eles todos veio de manhã cedo,Acorrendo ao templo, como pombas para suas janelas, para ouvi-lo, embora os principais dos sacerdotes e escribas fizessem o possível para prejudicá-los contra ele. Às vezes o gosto e o prazer que as pessoas sérias, honestas e simples têm de uma boa pregação são mais valorizados e julgados do que a opinião dos espirituosos e instruídos e dos que têm autoridade.
  2. fonte Mattew Henris / www.mauricioberwald.comunidades.net