Translate this Page

Rating: 2.7/5 (307 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Pgina



 <!-- Go to www.addthis.com/dashboard to customize your tools -->
<script type="text/javascript" src="//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-57f3fb36829d1888"></script>

 

 

  contadores de visitas 

 

Flag Counter


LI합ES CONECTAR 4 TRIM-2019 ESCAPATE-POR TUA VIDA
LI합ES CONECTAR 4 TRIM-2019 ESCAPATE-POR TUA VIDA

      

                                                           

 

Lição 01: Fugindo da aparência do mal: Betel Conectar+

4º Trimestre de 2019 - Jovens

 

TEXTO DE REFERÊNCIA

1 A prevaricação do ímpio fala no íntimo do seu coração; não há temor de Deus perante os seus olhos.

 

2 Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniquidade se mostre detestável.

 

3 As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.

 

4 Maquina o mal na sua cama; põe-se em caminho que não é bom; não aborrece o mal. Sl 36.1-4

 

 

 

VERSÍCULO DO DIA

Abstende-vos de toda aparência do mal. 1 Ts 5.22

 

 

 

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Entender o que é a maldade;

Compreender que é necessário se afastar do que é mal;

Aprender como vencer o mal.

 

 

INTRODUÇÃO

Os dias que estamos vivendo, as dificuldades, as tentações e provações, são patentes. Vivemos dias que precisamos fugir do mal a fim de escaparmos por nossas vidas; é como diz a palavra de Deus: “remindo o tempo porque os dias são maus” (Ef 5.16).

Resgatemos o fervor espiritual.

 

 

1 – ENTENDENDO A MALDADE

https://www.dicionário.com.br/maldade/

Maldade: Substantivo feminino;

Crueldade; qualidade da pessoa má; característica do que é ruim.

 

Desumanidade; comportamento de quem busca prejudicar ou ofender.

 

Sarcasmo; que expressa malícia, vontade de denegrir.

 

Traquinice; comportamento travesso, traquinas.

 

Etimologia (origem da palavra maldade).

 

Do latim malitas.atis.

 

 

1.1 – O início da maldade

Lúcifer era um querubim especial, criado para comando do louvor e adoração diante do trono de Deus.

 

Tudo foi posteriormente corrompido; Ezequiel 28:15, lemos: “até que se achou iniquidade em ti”. Era cheio de sabedoria e formosura, perfeito eras nos teus caminhos; mas o seu coração se ensoberbeceu, quis trazer para si toda a adoração do criador, conforme se lê em Ezequiel 28:15,17).

 

Os anjos são seres pessoais, com personalidade, raciocínio; são seres totalmente pessoais. Quando se corrompeu seu coração, ele armou um plano para tomar o lugar de Deus. Com isso o pecado invadiu o universo.

 

Lemos em Ezequiel 28:16: “Na multiplicação do seu comércio…”; implica na decisão de 1/3 dos anjos em acompanhá-lo, tê-lo como chefe, e foram lançados fora da presença de Deus. Ele fez um comércio, negociou com os anjos e 1/3 deles aceitaram. “… encheram o teu interior (coração) de violência, e pecaste”; o pecado invadiu o universo.

 

Quando o pecado entrou no coração de Lúcifer, ele se separou de Deus e se tornou Satanás (adversário) e os anjos que o acompanharam (1/3), se tornaram anjos caídos.

 

 

1.2 – A maldade da humanidade

Mesmo antes da desobediência de Adão e Eva, o pecado se fez presente no mundo angélico com a queda de Satanás e dos demônios. Mas com respeito à raça humana, o primeiro pecado foi o de Adão e Eva no jardim do Éden (Gn 3.1-19).

 

O ato de comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal é, em muitos aspectos, típico do pecado em geral.

 

 

Primeiro, seu pecado atingiu a base do conhecimento, pois deu uma resposta diferente à pergunta “O que é verdadeiro?” Deus dissera que Adão e Eva morreriam se comessem da árvore (Gn 2.17), mas a serpente afirmou: “É certo que não morrereis” (Gn 3.4). Eva decidiu duvidar da veracidade da palavra de Deus e então fez uma experiência para ver se Deus falava a verdade.

 

Segundo, o seu pecado atingiu a base dos parâmetros morais, pois deu uma resposta diferente à pergunta “O que é certo?” Deus dissera que era moralmente certo que Adão e Eva não comessem o fruto daquela única árvore (Gn 2.17). Mas a serpente sugeriu que seria certo comer do fruto e que ao comê-lo Adão e Eva se tornariam “como Deus” (Gn 3.5). Eva confiou na sua própria avaliação do que era certo e do que seria melhor para ela, negando às palavras de Deus a prerrogativa de definir o certo e o errado. Ela viu “que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento” e, portanto, “tomou-lhe do fruto e comeu” (Gn 3.6).

 

Terceiro, seu pecado deu uma resposta diferente à pergunta: “Quem sou eu?” A resposta correta era que Adão e Eva eram criaturas de Deus, dependentes dEle e sempre subordinadas a Ele, seu Criador e Senhor. Mas Eva, e depois Adão, sucumbiram à tentação de ser “como Deus” (Gn 3.5), tentando assim colocar-se no lugar de Deus.E importante insistir na veracidade histórica da narrativa da queda de Adão e Eva. Assim como o relato da criação de Adão e Eva está vinculado ao restante da narrativa histórica do livro de Gênesis, também esse relato da queda do homem, que se segue à história da sua criação, é apresentado pelo autor como história objetiva e verídica.

 

 

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 2

 

EU ME IMPORTO!

 

 

 

Versículo do dia

"Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?", 1 Jo 3.17

 

Para impactar

Devemos escapar do comodismo e demonstrar com ações que o nosso próximo é sim muito importante pois, se não amarmos o próximo como amaremos a Cristo?

 

Textos de Referência.

1 Jo 3.16-19

 

Introdução

Nesta lição, estudaremos sobre o valor de se estender a mão ao necessitado. Veremos que a verdadeira riqueza não está ligada ao que se possui, e sim a capacidade de doar. Amar o próximo não é apenas um sentimento, mas também uma ação.

 

#pontochave

Só vencemos a indiferença desse mundo se nos tornarmos a diferença. "Não me preocupo com o que pode acontecer daqui a cem anos. Aquele que governa o mundo antes de eu nascer cuidará disso igualmente, quando eu estiver morto. A minha parte é melhorar o momento presente" John Wesley

 

  1. O QUE É AMAR O PRÓXIMO?

"E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.", Mt 22.39

 

1.1. O verdadeiro amor

O Senhor Jesus durante o seu ministério terreno fez questão de, inúmeras vezes, demonstrar a importância de amar o próximo.

Quando Ele diz que devemos amar o próximo como a nós mesmos, significa que devemos fazer com que o nosso próximo viva com a mesma dignidade que nós vivemos.

Amar é ter compaixão, é querer bem, é se colocar no lugar do outro, sendo que este sentimento deve ser constante e interminável. Escreveu o grande escritor Max Lucado:

"Meu amor por você terminará no mesmo dia em que o amor de Deus por mim tiver fim".

 

1.2. Uma prova de amor

Há inúmeras demonstrações de amor na Bíblia, mas uma história que se encaixa muito bem neste tema é a parábola do Bom Samaritano (Lc 10.25-37), na qual um homem é assaltado e agredido, ficando desfalecido na estrada. Dois religiosos passam ao largo, porém um samaritano demonstra o verdadeiro valor do amor ao próximo, sem olhar para a cultura, a religião, a cor e tantas coisas mais, ele prontamente decide ajudar o seu próximo, sem reservas, apenas por amor.

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.", Mt 5.16

 

#pararefletireadorar

"Se o amor é autodoador, então inevitavelmente ele vulnerável à dor". Jonh Stott

 

  1. O PAPEL DO CRISTÃO

"E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.", Lc 3.10,11

 

2.1. A importância de se fazer o bem

Imagine uma corda branca extremamente extensa e que, apenas no início dela, cerca de um centímetro fosse vermelha, imaginou? Pois bem, vamos dizer que esta corda é a linha do tempo, e que, enquanto a parte vermelha é a nossa vida terrena, a branca representa a eternidade.

A parte vermelha por menor que seja é fundamental para definir onde e como estaremos no restante da corda. O que isso significa?

Significa que o que fazemos aqui na terra determina como será a nossa eternidade.

Fazer o bem ao próximo além de uma ordenança do próprio Senhor Jesus, também produz recompensa:

"Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.", Pv 19.17

 

2.2. Estendo a mão

Vemos nos dias de hoje milhares de pessoas que são consumidas pela avareza (apego excessivo a riqueza) e pelo egoísmo (amor exagerado a seus próprios interesses), porém, nada é mais satisfatório na vida de um cristão do que ver a alegria de quem é alcançado por uma mão estendida em momentos de adversidades.

Só venceremos a indiferença desse mundo se nos tornarmos a diferença.

"Não me preocupo com o que pode acontecer daqui a cem anos. Aquele que governa o mundo antes de eu nascer cuidará disso igualmente, quando eu estiver morto. A minha parte é melhorar o momento presente" John Wesley

 

"E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.", Hb 13.16.

 

  1. FAZENDO A DIFERENÇA

"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.", 2 Tm 1.7

 

3.1. Mãos preparadas

A beneficência deve ser uma prática comum a todo cristão que observa a Palavra de Deus. A mesma compreende alguns requisitos básicos, sendo que o primeiro e mais importante é o amor ao próximo, mas paralelo a este, torna-se necessário saber abordar a pessoa que será ajudada, demonstrando que ela é importante e que a ajuda oferecida não tem outro propósito a não ser dignificar a pessoa, já que alguns indivíduos se sentem humilhados e envergonhados diante da situação de precariedade.

O livro de Tiago trata da verdadeira religião que está fundamentalmente ligada à beneficência.

"A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.", Tg 1.27

 

3.2. Tendo estratégias

Para o êxito da beneficência através da igreja do Senhor é importante criar estratégias desde o recolhimento dos donativos até a sua entrega. Também se faz necessário que os voluntários sejam pessoas de fé, inteligência e coragem.

"E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.", Hb 13.16

 

Conclusão

O maior mandamento entre todos é "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a ti mesmo." Esse amor precisa ser demonstrado não apenas em palavras mas também em ações! O verdadeiro cristão é sensível aos problemas e necessidades alheias. Pare e pense: as suas atitudes e obras para com o próximo refletem o amor de Cristo e sua profissão de fé?

 

#aprendeu

  1. O que significa amar o próximo?
  2. Como podemos vencer a indiferença?
  3. O que é necessário para o exercício de beneficência?

 

 

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 3

 

#COMPARTILHANDOJESUS

___/ ___/ ______

 

 

Versículo do dia

"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?", Rm 10.14

 

Para impactar

Ainda que pareça que através dos avanços tecnológicos o mundo todo tem sido alcançado pelo Evangelho, devemos saber que mais de dois bilhões de pessoas nunca ouviram falar do nome de Jesus, mas com sua ajuda, jovem, podemos quebrar essas barreiras.

 

Textos de Referência.

Mt 28.16-20

 

Introdução

Nesta lição, trataremos da importância de compartilhar o amor de Cristo à todas as pessoas. Vivemos em uma época em que compartilhamos fotos, viagens, comidas, experiências e tantas coisas mais, mas nos esquecemos, muitas vezes, de compartilhar o mais importante: " As boas novas de salvação".

 

#pontochave

"Devemos evangelizar hoje os que estão perto, mas também quebrar barreiras e alcançar esse mundo que anda a passos largos para a perdição".

 

  1. ANUNCIANDO AS BOAS-NOVAS

"E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.", Mc 1.15

 

1.1. Trocando as prioridades

Os dias de hoje são marcados pelo ritmo frenético, trabalho, escola, família, amigos, viagens e tantas coisas mais, que até parece muito pouco um dia ter apenas 24 horas, porém, dentro desta vida alucinante que temos, esquecemos (muitas vezes) ou não arrumamos tempo para algo tão importante na vida do cristão, o Evangelismo.

Um dos maiores inimigos do Evangelismo na atualidade é a inversão de prioridades, já que colocamos à frente do Reino de Deus, o trabalho, os amigos, os familiares, os estudos e etc., e isso faz com que as boas-novas de salvação fiquem para segundo plano.

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.", Mt 6.33

 

1.2. Esse é o tempo!

Estamos diante do maior e mais rápido avanço tecnológico de toda a história da humanidade; informações que podem ser absorvidas quase que instantaneamente por milhões de pessoas, contato em tempo real com muitos do outro lado do mundo, meios de locomoção incrivelmente avançados, mas algumas coisas não evoluíram na mesma velocidade, por exemplo, o desejo ardente de falar de Jesus para todo o mundo. Isto se fez necessário pois, existem nações que ainda não conhecem a Jesus e sua missão de amor.

Jesus conta muito com todos e principalmente com a juventude cristã que pode ser e fazer a diferença quanto ao "Ide".

Devemos evangelizar hoje os que estão perto, mas também quebrar barreiras e alcançar esse mundo que anda a passos largos para a perdição

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.", At 1.8

 

#pararefletireadorar

"Não são os grandes homens que transformam o mundo, mas sim os fracos e pequenos nas mãos de um grande Deus." Hudson Taylor

 

  1. ESTRATÉGIAS MISSIONÁRIAS

"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.", 1 Co 9.22

 

2.1. Sendo amigo de todos

O trabalho missionário tem dois níveis de alcance principais, que geralmente são utilizados dentro da missão evangelística. O primeiro é o nível local, ou seja, um trabalho feito dentro de uma pequena zona territorial, que pode ser uma vizinhança, uma roda de amigos, colegas de trabalho e etc.

O segundo nível é conhecido como alcance universal, onde o trabalho de evangelização alcança uma larga escala.

O trabalho local é extremamente importante, pois se deriva do contato pessoal, ou seja, a conversa com pessoas, a ajuda, a atenção, a oportunidade de sanar dúvidas individualmente, tudo isso lança sementes que poderão germinar, se transformar em árvores e dar belos frutos frutos no futuro (Mt 13.23).

 

"Jesus conta muito com todos e principalmente com a juventude cristã que pode ser e fazer a diferença quanto ao "Ide"

 

2.2. Usando a tecnologia

A tecnologia se destaca sobre os demais meios de comunicação, pois tem o poder de alcançar milhares de pessoas em escala global e, estas por sua vez, interagem entre si, inclusive em tempo real, se assim desejarem. Muitos cristãos e igrejas vêm utilizando essa importante e eficaz ferramenta para anunciar as boas-novas de salvação no país e além fronteira, onde os seus pés nunca pisariam!

 

  1. MUITO TRABALHO A FAZER

A organização Alliance for the Unreached (Aliança para os não alcançados) divulgou uma pesquisa onde 3,2 bilhões de pessoas no mundo ainda não tiveram a oportunidade de ouvir ou aprender sobre o Evangelho.

 

3.1. Não podemos parar

Dados revelam que, a cada minuto no mundo, 180 pessoas nascem e cerca de 102 morrem, isso denota uma urgência em se apresentar o Evangelho de Cristo a esta humanidade perdida (Mt 28.19).

 

3.2. Vencendo as barreiras

O maior cinturão da resistência ao Evangelho é a janela 10x40, onde se encontram 61 países que têm uma forte rejeição a entrada do Evangelho, porém, existem missionários que estão mudando o rumo de alguns povos nessa faixa, fazendo com que pessoas se rendam aos pés de Cristo. Você, jovem, precisa fazer parte desse projeto. Você é importante na propagação do evangelho!

 

Conclusão

O Evangelho precisa ser propagado à todas as nações, e cada membro do corpo de Cristo é uma peça fundamental para alcançar este objetivo. Jovem, Jesus conta com sua capacidade, vontade e dedicação para que o mundo conheça a verdade que é Jesus Cristo.

 

#aprendeu

  1. Qual é um dos maiores inimigos do Evangelismo na atualidade?
  2. Quais são os dois níveis de alcance principais que geralmente são utilizados dentro da missão evangelística?
  3. Qual é o maior cinturão de resistência ao Evangelho no mundo hoje?

 

Fonte: Revista Betel Conectar

. ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 5

 

FAKE, TÔ FORA!

___/ ___/ ______

 

 

Versículo do dia

"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.", Ef 4.25

 

Para impactar

Qualquer pecado é prejudicial a comunhão do homem com Deus, mas a mentira é um pecado astuto, pois a pessoa o comete achando que fez o bem a si e a outro.

 

Textos de Referência.

Jo 8.42-47

 

Introdução

Devemos entender que a mentira é um pecado e não um hábito, por isso é fundamental entender o que Deus e a Bíblia dizem sobre a mentira e suas consequências. Não existe mentira por uma boa razão, a única mentira quer existe é aquela que nos afasta de Deus.

 

#pontochave

"Quando alguém mente, para sustentar sua mentira é necessário uma sucessão de novas mentiras, transformando essa situação em uma bomba nuclear pronta para explodir e atingir o máximo possível de pessoas".

 

  1. O PAI DA MENTIRA

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.", Jo 8.44

 

1.1. Conhecendo o pai da mentira

A  Bíblia relata, através de Jesus, as características do pai da mentira, revelando sua identidade e seu caráter.

Jesus diz que o pai da mentira é o diabo, intitulando-o como aquele que abandonou a verdade, se inclinou para a corrupção e se tornou homicida desde o princípio, pois através da mentira sobre Adão e Eva, a morte foi introduzia da raça humana.

A verdade não habita no diabo e sua essência é baseada na mentira.

A mentira é algo tão perigoso que, através dela, o homem perdeu a essência e a comunhão com Deus, e o inimigo recebeu a condenação por seus erros.

"Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.", Ez 28.18

 

1.2. O incentivo maligno para a mentira

Devido ao pecado inicial, o homem nasce em uma natureza pecaminosa; natureza essa que só pode ser vencida através da fé na obra vicária de Cristo.

A manutenção diária da fé é fundamental para se ter uma vida vitoriosa e prudente, a qual ocorre diante do conhecimento da Palavra de Deus, da oração e das ações, pois o inimigo precisa apenas de uma pequena brecha para colocar a mentira no coração do homem.

Foi o que aconteceu com Ananias e Safira que, ao venderem uma propriedade, deixaram que Satanás entrasse em seu coração mentindo sobre o valor verdadeiro da casa, como consequência da mentira, ambos morreram.

"Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite.", Pv 12.22

 

#pararefletireadorar

"Prefiro ofendê-los com a verdade, do que matá-los com a mentira", Jonh Huss

 

  1. NÃO MINTAIS

"Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo;", Lv 19.11

 

2.1. Uma regra importante

Quando Deus entregou as tábuas da Lei a Moisés, Ele estabeleceu as leis da existência que devem reger a humanidade.

Entre as leis destacamos:

"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.", Êx 20.16

Mentir é tão prejudicial ao homem que Deus nos alerta para não mentirmos, pois suas consequências podem ser catastróficas.

Há uma frase de um autor desconhecido, a qual, no mínimo, é muito interessante:

"A Bíblia trabalha como um martelo, de um lado prega a verdade, do outro arranca a mentira".

 

"Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo;", L'v 19.11

 

2.2. Como teia de aranha

A mentira é como uma teia de aranha. Quanto mais o indivíduo tenta sair dela mais preso fica.

Há pessoas que não percebem o mal que a mentira causa. Saiba que todas as doenças, a dor e a morte surgiram por causa da mentira!

"Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho.", Pv 20.17

 

  1. VIVENDO A VERDADE

"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que AMA E COMETE A MENTIRA.", Ap 22.14-15

 

3.1. O melhor remédio

A verdade sempre, é e será o certo a se fazer, existe um ditado que diz: "A mentira é o caminho mais doloroso pra se chegar a verdade".

Quem pratica a verdade vive melhor, pois não precisa ficar escondendo nada de ninguém, e nem se preocupa em ser desmascarado. A verdade, sem dúvida, é o melhor remédio, (Pv 23.23).

 

3.2. Conhecendo a verdade

A grande pergunta é: Onde encontrar a verdade absoluta?

Só existe um lugar onde encontramos essa verdade, que é pura e sem corrupção:

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.", Jo 17.17

A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus, e nela, somente nela, encontramos a verdade que muda, transforma e recompensa o ser humano.

Martinho Lutero escreveu:

"A paz se possível, mas a verdade a qualquer preço".

 

Conclusão

Você foi chamado para viver na verdade, ou seja, de acordo com a Palavra de Deus. Quem vive pela verdade, prospera em todos os seus caminhos, porque Deus é comprometido com a verdade.

"Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.", Sl 26.3

 

#aprendeu

  1. Diga o nome de um casal na Bíblia que deixou a mentira entrar no seu coração.
  2. Quando alguém mente, o que é necessário para sustentar sua mentira?
  3. Onde encontramos a verdade, que é pura e sem corrupção?

 

 

 

 

. ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 6

 

NA MORAL, QUEM É VOCÊ?

___/ ___/ ______

 

 

Versículo do dia

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;", 1 Pe 2.9

 

Para impactar

Muitas vezes não sabemos responder a uma pergunta que aparentemente parece simples: Quem sou eu? Sabemos quem somos quando conhecemos bem quem nos criou.

 

Textos de Referência.

1 Pe 2.1-10

 

Introdução

Na vida é muito mais importante descobrir quem verdadeiramente somos, do que tentar imaginar em quem nos tornaremos, pois só alcançaremos projetos futuros se descobrirmos quem somos perante Deus, perante a sociedade e perante nós mesmos.

 

#pontochave

"Mas a verdade é que Jesus te ama como ninguém jamais o amará, Ele se importa tanto com você, que pagou com sua própria vida e seu próprio sangue uma condenação que pertencia a você e a mim."

 

  1. QUEM SOU EU

"Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.", Sl 139.14

 

1.1. Reconhecendo-me como verdadeiramente sou

Muitas vezes, quando os jovens são questionados sobre quem são, a resposta acaba sendo mais complexa do que se imagina, porque na maioria das vezes não sabem ao certo.

Nos últimos dias os problemas familiares se intensificaram muito, sendo que dentre eles está a relação entre pais e filhos. Mas por que isso acontece?  Porque temos uma geração cheia de incertezas sobre quem são e onde querem chegar, numa busca incansável por respostas que muitas vezes não são encontradas, e quando isso acontece, esses jovens se frustram, desanimam e muitas vezes entram num processo depressivo.

Por isso devemos conhecer quem realmente somos diante de Deus, da sociedade e da família.

A Bíblia Sagrada nos auxiliará a encontrar uma resposta assertiva, verdadeira e satisfatória diante de quem somos.

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.", Jr 29.11

 

1.2. Deus nos dá a resposta

Diante da indagação de quem somos, vejamos a resposta à luz da Bíblia:

 

Somos imagem e semelhança de Deus.

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.", Gn 1.27

 

Fomos feitos por Deus, com propósito de representar a Cristo através de nossas obras.

"Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.", Ef 2.10

 

Somos em Cristo mais que vencedores

"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.", Rm 8.37.

 

É certo que o inimigo das nossas almas, fará de tudo para que muitos jovens não busquem e, consequentemente, encontrem a verdade.

Não importa a situação que você esteja vivendo hoje, jovem, você é alguém criado por Deus com um propósito sublime de servi-lo e ser muito feliz.

 

#pararefletireadorar

"Deus cria a partir do nada. Portanto, enquanto o homem não se esvaziar e se reduzir a nada, Deus não poderá fazer nada com ele". Martinho Lutero

 

  1. QUEM É ELE PARA MIM?

"E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.", Mt 16.16

 

2.1. Reconhecendo a Cristo

É muito importante reconhecer quem somos, entender o nosso propósito como seres humano, mas como somos criaturas (seres criados), é necessário compreender quem é o nosso Criador; pois bem, vamos a um conhecimento mais pleno de quem é Jesus Cristo, o nosso Senhor.

Jesus é o Filho de Deus

"Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.", 1 Jo 4.15

Jesus nos amou

"Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.", 2 Co 8.9

Jesus é a razão da nossa existência

"Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.", Jo 1.3

Jesus é santo e quer que o sigamos

"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;", 1 Pe 1.15

 

2.2. Ele nos ama

Uma das táticas de Satanás é demonstrar a você que o amor de Cristo é algo inalcançável ou uma mentira, querendo transparecer que Jesus não se importa com você.

Mas a verdade é que Jesus te ama como ninguém jamais o amará, Ele se importa tanto com você, que pagou com sua própria vida e sangue uma condenação que pertencia à humanidade.

As nossas ações nos afastam do Senhor, e não as ações dEle, pelo contrário, Ele sempre está disposto a perdoar e a lhe dar uma nova chance de recomeçar.

"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.", Jo 15.13

 

  1. VIVENDO O NOVO

"Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.", Is 40.30-31

 

3.1. Um novo tempo

As crises emocionais tem maltratado a muitos, mas em Cristo vemos a esperança de dias melhores, pois, não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim (Gl 2.20), as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Co 5.17).

 

3.2. Você faz parte desse novo tempo

Você que já foi alcançado por esse Evangelho transformador, também faz parte de um exército que quer alcançar essa geração sofrida e sem rumo e apresentar-lhe um Cristo que trará sentido a sua existência.

"Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti.", Is 60.1

 

Conclusão

Na moral, quem você é? Você com certeza é alguém que Jesus considerou e considera muito importante. A morte dEle se concretizou para que você pudesse viver, assim como Ele vive e, acima de tudo, ser feliz. Você não é mais um na multidão, você é um filho de Deus e amado por Ele.

 

 

Lição 07: Likes e dislikes: Betel Conectar+ 4º Trimestre de 2019 - Jovens

 

TEXTO DE REFERÊNCIA

13 pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele

 

14 Façam tudo sem queixas nem discussões,

 

15 para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

 

16 retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.

 

17 Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês.

 

18 Estejam vocês também alegres, e regozijem-se comigo.

Filipenses 2.13-18

 

 

 

 

 

VERSÍCULO DO DIA

de modo que ninguém possa dizer nenhuma palavra de censura contra vocês. Vocês devem levar uma vida pura e imaculada como filhos de Deus num mundo em trevas, cheio de gente desonesta e obstinada. Brilhem entre eles como a luz de um farol. Filipenses 2.15.

 

 

 

PARA IMPACTAR

Qual é o comportamento que devo ter diante dos meus pais, diante da sociedade e como cristão? A resposta está na Palavra de Deus, pois Cristo nos auxilia a ter o comportamento ideal perante todos.

 

 

 

 

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Aprender a importância do comportamento;

Entender que há comportamento positivo e negativo;

Compreender que nosso comportamento sempre deve honrar a Deus.

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

Nesta lição trataremos de um assunto importante na vida dos jovens, o comportamento.

É muito importante entender o padrão que o cristão deve seguir concernente ao seu comportamento, pois dependendo de como nos comportamos podemos honrar ou desonrar a Deus.

 

 

 

PONTO CHAVE

Uma regra fundamental que devemos cumprir como cidadãos e cristãos, é o ato de honrar (reconhecer, considerar) aqueles que merecem honra.

 

 

 

  1. SENDO CIDADÃOS DIGNOS

É extremamente importante entender qual deve ser o nosso posicionamento social, ou seja, como deve ser o nosso comportamento como cidadão pertencente a uma nação.

 

 

 

1.1. O dever civil

-Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra. Tito 3.1

Os termos potestades e principados podem ser usados para autoridades constituídas, como no versículo acima, ou na esfera espiritual como forças malignas.

Apesar de sermos peregrinos sobre a terra, enquanto por aqui estivermos devemos cumprir com as nossas obrigações civis, ou seja, cumprir as regras estabelecidas pelo Estado.

O nosso comportamento cívico também é um testemunho a ser visto pelo mundo.

-Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5.16

 

 

 

1.2. Somos do céu, mas estamos na terra

-Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Filipenses 3.20

Somos cidadãos dos céus, pertencentes ao Reino de Deus, mas enquanto estivermos na terra temos inúmeras responsabilidades que devem ser cumpridas integralmente.

Devemos pagar os nossos impostos corretamente:

-E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.  Mateus 22.20-21

Devemos obedecer as autoridades constituídas:

-Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Romanos 13.1

Mas, é claro que, para toda as regras existem suas exceções, as leis devem ser respeitadas e cumpridas, desde que não venham contra a Palavra de Deus, que é o manual normativo maus importante que existe.

 

 

PARA REFLETIR E ADORAR

"Sejam verdadeiros ou não todas as outras coisas, esta é incontestável: o homem não é o que devia ser". G.K. Chesterton

 

 

 

  1. DAR HONRA A QUEM TEM HONRA

Uma regra fundamental, que devemos cumprir como cidadãos e cristãos, é o ato de honrar (reconhecer, considerar) aqueles que merecem a honra.

 

2.1. Honrando os pais

Quando Deus entregou a Moisés as tábuas da Lei, honrar pai e mãe foi o primeiro mandamento com promessa do Senhor. Honrar os pais é um ato de respeito, reconhecimento e principalmente de amor.

-Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20.12

Você quer receber um like de Deus?

Ame e respeite os seus pais, porque o Senhor se alegra desta atitude e prolonga seus dias de vida.

Chegará o dia em que você vai esperar o abraço de seus pais, e eles não estarão lá, vai querer ligar para eles, e não vai ter ninguém do outro lado da linha, então, se você pode, aproveite o agora: ame seu pai e sua mãe.

 

"...pois tudo quanto faz se reflete na sociedade, na família e na comunhão direta com Deus."

 

 

 

2.2. Honre a Deus

-Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. 1 Timóteo 1.17

Existem inúmeras maneiras de honrar a Deus, porém podemos enumerar quatro que são extremamente importantes:

A - Seja agradecido a Deus, (1 Ts 5.18).

B - Tenha compaixão ao próximo, (1 Jo 3.17).

C - Viva honestamente , (Ef 4.15).

D - Tenha um coração perdoador (Cl 3.13).

 

 

 

  1. OS DISLIKES DA VIDA

-Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6.16-19

 

 

 

3.1. Comportamentos impróprios

Existe muita coisa que Deus desaprova como visto nos versículos anteriores, não devemos mentir e nem tratar as pessoas com desdém, praticar injustiça, maquinar projetos que prejudicam, fazer o mal, caluniar pessoas e colocar irmãos uns contra os outros.

 

 

 

3.2. Entristecer o Espírito Santo

Entristecer o Espírito Santo impede o cristão de viver uma vida que agrada a Deus.

Quem não é zeloso para com o Espírito Santo, seguindo os desejos humanos já recebe milhões de dislikes de uma vez, pois é de fundamental importância a intimidade com o Espírito Santo, pois é Ele quem nos orienta a tomar decisões assertivas, que honram o nome do Senhor.

Logo, atentemos para os nossos pensamentos e ações.

 

 

 

Conclusão

O comportamento do cristão é muito mais importante do que ele imagina, pois tudo quanto faz se reflete na sociedade, na família e na comunhão direta com Deus.

Portanto é fundamental ter uma conduta verdadeiramente cristã, para que Cristo possa ser honrado através da sua vida.

 

 

Lição 08: Carga explosiva: Betel Conectar+ 4º Trimestre de 2019 - Jovens

 

 BÍBLIA ONLINE

 

TEXTO DE REFERÊNCIA

Gálatas 5.22-26

22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

 

23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

 

24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

 

25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

 

26 Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.

 

VERSÍCULO DO DIA

Provérbios 16.32

Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.

 

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Compreender o que é personalidade;

Ver a diferença entre a personalidade e caráter;

Entender como o Espírito Santo pode contribuir na personalidade humana.

 

Para Impactar

O ser humano possui características inatas ou adquiridas que formam sua personalidade.

 

 

Ponto Chave

A Personalidade ou o Temperamento de alguém não é impeditivo para se render e ser usado nas mãos do Senhor; mesmo imperfeitos em nossa personalidade Ele nos escolheu.

 

 

INTRODUÇÃO

Estamos vivendo dias difíceis, pois o mundo parece estar desgovernado, descendo a ladeira abaixo. A pergunta que todos se fazem é: ”o que fazer nesta situação?” a problemática está longe de se resolver, e ao mesmo tempo está cada vez mais perto, pois é só clamar a Jesus. Ele pode controlar qualquer situação e ainda nos dar o seu Espírito Santo para nos ajudar e nos guiar em nossa jornada diária. Ele pode nos dar controle para o nosso dia a dia. Ser um cristão é ser controlado por Jesus no seu agir diário.

 

 

1 – DISCERNINDO ENTRE TEMPERAMENTO E CARÁTER

Existem muitas confusões concernentes a temperamento e caráter, algumas pessoas pensam ser a mesma coisa, porém, são duas características muito diferentes.

 

Conceitos.Temperamentos são de qualidades que já nascem com o indivíduo; é genético, ou seja, é aquilo que não é aprendido. Sobre o temperamento não temos domínio, pois pode e deve ser mudado Pelo Poder do Senhor Jesus.

 

Caráter: É tudo aquilo que você é na sua intimidade e ninguém sabe; são atitudes que repetidas diariamente que moldam o seu caráter.

 

 

1.1. O que é temperamento?

Temperamento é um comportamento inato, determinado por herança genética.

Por ser caracterizado pela herança genética, o temperamento geralmente é imutável.

Dois grandes estudiosos sobre o temperamento, ou como o chamavam, os humores, Hipócrates e posteriormente Galeno de Pérgamo chegaram à conclusão de que o homem tem quatro tipos de humores:

A - Colérico: Pessoas enérgicas e com mais facilidade para se irritar.

B - Melancólico: Pessoas tristes e que comovem fácil.

C - Fleumático: Pessoas frias e racionais.

D - Sanguíneo: Pessoas seguras, otimistas e carinhosas.

 

 

1.2. O que é caráter?

Caráter é o conjunto de hábitos aprendidos e adquiridos pelo meio. O meio é tudo que influencia o indivíduo de forma externa, ou seja, família, cultura, educação, amigos e etc.

Por não estar ligado à herança genética, o caráter é aprendido durante toda a vida, mas a fase inicial da vida, ou seja, a primeira infância (0 a 6 anos) é responsável por 75% da formação do caráter do indivíduo.

Diferente do temperamento, o caráter se torna uma reação ao ambiente, como, por exemplo, a pessoa que cresce em meio a violência e que desenvolve um caráter agressivo, ou uma pessoa que cresce sem contato afetivo e se torna alguém intolerante a atos afetivos.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.", 2 Co 5.17

 

 

Para refletir e adorar

"Pensamos que a tentação está ao nosso redor, mas Deus diz que ela começa dentro de nós". Rick Warrem

 

 

  1. ENTENDENDO A PERSONALIDADE

Personalidade é a carteira de identidade do comportamento humano.

 

 

2.1. O que é personalidade

A palavra personalidade vem do grego persona, termo que era usado para as máscaras dos atores de teatros; posteriormente, os romanos usavam o termo para identificar os cidadãos influentes.

Personalidade é a soma do comportamento adquirido (caráter) como o comportamento de herança genética (temperamento). O psicólogo alemão Hans Eynseck define: "A personalidade é a soma total dos padrões de conduta, atuais ou potenciais de um organismo determinados pela herança e o ambiente".

 

 

2.2. O sermão da montanha

No livro de Mateus capítulo 5, Jesus traz uma mensagem intitulada como O Sermão da Montanha, e nesta linda mensagem, o Senhor direciona lições a pessoas que apresentam diversos tipos de comportamentos muito próprios.

Ele trata com pessoas mansas, pacificadoras, misericordiosas e outras, demonstrando que a personalidade ou o temperamento de alguém não é impeditivo para se render e ser usado nas mãos do Senhor; mesmo imperfeitos em nossa personalidade, Ele nos escolheu.

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.", Jo 15.16

 

 

  1. CONTROLANDO QUEM EU SOU

"Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente.", Tt 2.11-12

 

 

3.1. Tendo domínio próprio

Sabendo agora que a personalidade é a junção do caráter com o temperamento, é possível crer que há como controlar o nosso comportamento, mesmo que de forma parcial. A Bíblia relata que uma das características do Fruto do Espírito, (Gl 5.22), é a temperança, ou seja, o domínio próprio, que faz com que controlemos emoções e condutas, para que minimize ou cesse atitudes ou comportamentos inadequados diante de Deus.

 

 

3.2. O ajudador Espírito Santo

Aprendemos que a personalidade de um indivíduo não pode ser modificada, porém sabemos que outros são influenciados pelo meio. Considerando essa verdade é possível transformar um "mau" caráter em um bom caráter. Para isso contamos com o Espírito Santo, pois se o ambiente em que vivemos influencia quem somos, significa que, se o meu ambiente for espiritual, minha vida será espiritual!

"Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.", Rm 8.6

 

 

Conclusão

Melhor do que tentar entender os mistérios da personalidade humana, é saber que o Espírito Santo tem plenas condições de instruir e auxiliar o ser humano a se tornar alguém diferente, fazer com que o indivíduo se torne realmente imagem e semelhança de quem o criou.

 

 

.ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 10

 

ESCAPANDO DA IRA VINDOURA

___/ ___/ ______

 

 

Versículo do dia

"E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.", 1 TS 1.10

Para impactar

Estamos vivendo o fim dos tempos! A volta de Cristo é iminente! Você está preparado para esse evento?

 

Textos de Referência.

Ap 20.11-15

 

Introdução

Certamente você já ouviu alguém falar que os ponteiros no relógio de Deus estão quase cruzando. Os sinais da volta de Jesus são visíveis e incontestes. O cristão é capaz de "discernir os sinais dos tempos" e estar prontos para receber Jesus com avidez e alegria.

 

#pontochave

"A condenação da humanidade veio pelo pecado, mas a salvação veio pela obra do Senhor Jesus na cruz do Calvário, que permite a todo aquele que o aceitar como Salvador livrar-se do dia da ira."

 

  1. O QUE REPRESENTA A IRA VINDOURA?

"E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?", Ap 6.16-17

 

1.1. Esclarecendo o que é ira

Ira é um estado extremo de nervosismo, indignação, sentimento de inquietação por desaprovar algo.

A Bíblia relata alguns momentos da ira de Deus sobre as pessoas, povos e nações, não por Ele ser mal ou cruel, mas pelo fato da indignação quanto a corrupção da humanidade.

Devemos entender que a ira de Deus é completamente diferente da ira do homem, pois Deus se ira sem perder a sua Santidade, sua Imparcialidade e sua Justiça, que por sinal são perfeitos. Já o homem se ira e nem se preocupa com aquilo que é justo, ele simplesmente age como se fosse um vingador justiceiro.

"Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto.", Sl 89.14

 

1.2. A ira vindoura

"Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?", Lc 3.7

João Batista, quando ministrou essa mensagem, deve ter deixado muita gente intrigada sobre o que seria o dia da ira e quando seria. Pois bem, o dia da ira futura é o dia em que Cristo não mais estará como advogado e sim como juiz, e julgará as nações e condenará ao fogo eterno todos aqueles que não aceitaram sua obra redentora.

"E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.", Ap 20.15

 

#pararefletireadorar

"Se somos crentes em Jesus Cristo, já passamos pela tempestade do Juízo, Ela aconteceu na cruz".

Billy Graham

 

  1. UM EVENTO MARCANTE

"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.", Ap 20.12

 

2.1. Para quem será o juízo final?

Segundo a Bíblia Sagrada, o juízo final será para os anjos caídos e para as nações, apenas quem não participará no Juízo como réus serão aqueles que foram arrebatados e os que ressuscitaram como diz em 1 Ts 4.16.

"Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?", 1 Co 6.2-3

 

 

"...mas a salvação veio pela obra do Senhor Jesus na cruz do Calvário..."

 

2.2. Uma sentença irreversível

Diante do que a Bíblia diz, no Juízo Final, as pessoas se apresentarão diante do grande trono branco, onde Cristo estará assentado; e aquele cujo nome não se encontrar escrito no livro da vida, será condenado eternamente.

"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.", Ap 20.10

 

  1. ESCAPANDO DA IRA VINDOURA

"Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.", Rm 5.9

 

3.1. Crendo na obra da redenção

A condenação da humanidade veio pelo pecado, mas a salvação veio pela obra do Senhor Jesus na cruz do Calvário, que permiti a todo que o aceitar como Salvador livrar-se do dia da ira.

A graça instituída pelo Senhor Jesus permite ao homem ser alcançado, porém no dia da ira a graça terá dado lugar ao Juízo.

"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.", Jo 3.17

 

3.2. Atitudes que nos livram da condenação

"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;", Hb 12.14

Quem quiser ver o Senhor, ou seja, ser salvo da condenação futura, é necessário amar a Deus, santificar-se e amar o próximo como a si mesmo, regras básicas e fundamentais para livramento do dia da condenação de toda a impiedade.

Charles Spurgeon escreveu:

"Já não haverá mais tempo quando o juízo vier e, quando não houver mais tempo, qualquer modificação será impossível".

 

Conclusão

Fomos destituídos da glória de Deus, porém somos alcançados pela Sua maravilhosa graça!

A ira de Deus virá no dia do juízo sobre o pecador, mas aquele que aceitar Jesus como Senhor receberá a vida eterna.

 

#aprendeu

  1. O que é ira?
  2. Para quem será o juízo final?
  3. Quais são as atitudes que nos livram da condenação?