Translate this Page

Rating: 2.7/5 (448 votos)




ONLINE
8




Partilhe esta Página



 <!-- Go to www.addthis.com/dashboard to customize your tools -->
<script type="text/javascript" src="//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-57f3fb36829d1888"></script>

 

 

  contadores de visitas 

 

Flag Counter


SUBSIDIO A BATALHA DE AI (8)
SUBSIDIO A BATALHA DE AI (8)

 

A BATALHA DE AI CAP.8 SUBSIDIO N.8

LIÇÃO JOVENS 

MAURICIO BERWALD ESCRITOR PROFESSOR

 

 

INTRODUÇÃO

Josué é incentivado a subir e pegar Ai, e é orientado sobre o método a ser utilizado, Josué 8: 1 ; consequentemente, ele fez uma emboscada no lado oeste e, ele e o resto do exército subiram antes dele, Josué 8: 3 ; que, quando o rei de Ai viu, ele e todas as suas forças foram cortadas contra eles, e os israelitas, fingindo ser derrotados, atraíram os homens de Ai para persegui-los, sobre os quais a emboscada surgiu e entrou na cidade. e atearam fogo nele, Josué 8:14 ; a fumaça da qual foram observados por Josué e Israel, eles voltaram contra os perseguidores, e a emboscada que saía da cidade atrás deles, destruiu-os por completo, depois matou todos os habitantes, tomou o despojo, queimou a cidade, e enforcou o rei dele, Josué 8:20; depois disso, Josué construiu um altar em Ebal, escreveu a lei sobre pedras e leu as bênçãos e maldições nela diante de todo o Israel, Josué 8:30 .

 

Verso 1

E o Senhor disse a Josué : ... Imediatamente após a execução de Acã, a ferocidade de sua ira foi desviada:

 

não temas, nem te assustes ; por causa da derrota de suas tropas, ele havia enviado para tomar Ai:

 

leve todo o povo da guerra contigo ; todos com mais de vinte anos de idade que, com as quarenta mil tribos do outro lado do Jordão que ele trouxe com ele, devem formar um braço, quinhentos mil homens; estes Josué devia levar muito para animar e encorajá-lo, ou aterrorizar o inimigo, nem porque tal número era necessário para a redução de Ai, que era apenas uma cidade pequena; mas que todos possam ter parte no despojo e pilhagem, que foram negados em Jericó, e principalmente para atrair todos os homens para fora da cidade, vendo uma multidão tão numerosa se aproximar:

 

e levante-se, vá até Ai ; que estava no alto, e Josué estando agora nas planícies de Jericó; veja Gill em Josué 7: 2 ,

 

veja, eu entreguei em suas mãos o rei de Ai, e seu povo, e sua cidade e sua terra ; esta cidade, embora pequena, tinha um rei sobre ela, como a maioria das cidades da terra de Canaã; o número de seu povo era de doze mil, e sua terra eram os campos à sua volta; tudo o que foi dado a Josué pelo Senhor e tinha a certeza de que ele já os tinha em suas mãos.

 

Verso 2

E farás a Ai e seu rei, como a Jericó e seu rei , ... Queime um e mate o outro.

 

somente o despojo e o gado deles tomarás por presa ; que eles não tinham permissão para fazer em Jericó:

 

faça uma emboscada para a cidade atrás dela ; no lado oeste: alguns questionaram a legalidade da emboscada, mas, como isso foi designado pelo Senhor, não há espaço para isso.

 

Verso 3

Levantou-se Josué, e todo o povo da guerra, contra Ai , .... Como o Senhor lhe ordenara:

 

e Josué escolheu trinta mil homens valentes ; de todos os homens de guerra; estes eram uma companhia seleta, escolhidos homens, não todo o exército, como alguns pensavam, pois ele recebeu ordens de levar todo o povo da guerra, como ele fez:

 

e os mandou embora de noite ; do exército principal, para que pudessem passar pela cidade e se esconder atrás dela, pois foram enviados para uma emboscada; e destes, alguns deveriam tomar a cidade e ser deixados nela para queimá-la, e outros para ferir os homens de Ai, como observa Abarbinel.

 

Verso 4

E ele os ordenou, dizendo : .... Naquele momento os enviou;

 

eis que esperareis contra a cidade, mesmo atrás da cidade ; isto é, no lado oeste, Josué 8: 9Josué 8: 9 ,

 

Não vás muito longe da cidade, mas estais todos prontos ; para entrar nela, assim que as forças forem retiradas para o leste, para encontrar o exército de Israel.

 

Verso 5

E eu e todas as pessoas que estão comigo nos aproximaremos da cidade , .... Isto é, Josué, com o corpo principal do exército, marcharia até a cidade na manhã seguinte, a fim de atrair os habitantes dela. para combatê-los:

 

e acontecerá quando eles se lançarem contra nós, como no princípio ; como haviam feito antes, quando os três mil foram enviados contra eles, Josué 7: 4Josué 7: 4 ,

 

que fugiremos diante deles ; como os três mil fizeram, o que os animaria a persegui-los com maior ansiedade e a uma distância de sua cidade.

 

Verso 6

Pois eles sairão atrás de nós . ... Dos quais não havia dúvida, quando deveriam vê-los fugir deles:

 

até que os tiremos da cidade ; a alguma distância dele, que eles não poderiam voltar em breve para salvá-lo da emboscada, ou impedir sua entrada e queimar:

 

pois dirão que fugirão diante de nós, como no início ; eles fogem como antes, e vamos persegui-los e feri-los como fizemos então:

 

portanto fugiremos diante deles ; para tirá-los da cidade e facilitar o acesso a ela,

 

Versículo 7

Então levantareis da emboscada . ... Quando eles virem um sinal, isso em Josué 8:18Josué 8:18 ; e quando vigiassem, eles poderiam colocar em um lugar apropriado, ver Israel fugir, e os homens de Ai à distância de sua cidade, perseguindo, e notificando-o à emboscada.

 

e apoderar-se da cidade ; entre nele e tome posse dele, suas fortalezas, e garanta seus passes;

 

porque o Senhor teu Deus o entregará em suas mãos ; Josué se expressa com grande confiança, tendo a promessa de Deus e confiando nela.

 

Verso 8

E assim que tiverdes tomado a cidade , .... Entraram nela e se tornaram donos dela:

 

que incendias a cidade ; não a cidade inteira, apenas algumas casas periféricas, para fazer uma fumaça que pode ser vista tanto por Israel quanto pelos homens de Ai, para diferentes propósitos; porque o estrago da cidade foi o primeiro a ser tomado antes de ser totalmente queimado pelo fogo;

 

conforme o mandamento do Senhor fareis ; saqueie a cidade, destrua seus habitantes e depois queime-a:

 

veja que eu te ordenei ; entregou a ordem do Senhor a eles e, portanto, foram deixados sem desculpa, e não podiam alegar ignorância; além disso, ele era o general deles e esperava que suas ordens fossem obedecidas, como deveriam ter sido.

 

Verso 9

Josué os enviou, pois .... Os trinta mil homens escolhidos:

 

e eles foram emboscados ; como eles foram ordenados, Josué 8: 2Josué 8: 2 ,

 

e ficou entre Betel e Ai, no lado oeste de Ai ; pois como Ai estava no leste de Betel, Josué 7: 2Josué 7: 2 . Betel deve estar no oeste de Ai, como Jarchi observa:

 

mas Josué passou a noite no meio do povo ; o corpo principal do exército, para orientá-los no caso da guerra, como eles deveriam se comportar no dia seguinte, quando vieram lutar; e inspirá-los com coragem e confiança, para que não tenham medo, por terem sido atingidos por esse povo antes, como Ben Gersom; ou melhor, que ele e eles possam estar prontos de manhã para marchar em direção a Ai, como Jarchi e Kimchi.

 

Verso 10

E Josué levantou-se de manhã cedo e contou o povo ... Para ver se havia algum desejo e colocá-los em ordem apropriada para sua marcha:

 

e subiram, ele e os anciãos de Israel, diante do povo para Ai ; esses anciãos eram os setenta anciãos que foram com Josué como conselho para ele; ou pode ser que fossem oficiais inferiores, que chefiavam seus respectivos corpos sob eles.

 

Verso 11

E todo o povo, inclusive o povo de guerra que estava com ele, subiu e se aproximou .... À cidade de Ai:

 

e veio antes da cidade ; como se pretendessem sitiá-lo, invadir ou forçar uma entrada nele:

 

e acamparam no lado norte de Ai ; que foi julgado mais apto para o efeito:

 

agora havia um vale entre eles e Ai ; que os rabinos chamam de vale de Halacah, como diz Jarchi; de modo que eles estavam em uma colina, pelo menos em terreno elevado, e podiam ser vistos com mais facilidade pelos habitantes de Ai, a quem eles queriam tirar da cidade.

 

Verso 12

E ele pegou cerca de cinco mil homens e os pôs em uma emboscada . ... Essa foi outra emboscada, como observam Jarchi e Kimchi; e o último acrescenta, talvez ele os tenha colocado mais perto da cidade do que o anterior; embora alguns pensem que essas são as mesmas emboscadas mencionadas, cujo número é dado aqui, sendo colocadas no mesmo lado da cidade; e eles supõem que Josué tinha consigo apenas trinta mil homens, dos quais cinco mil foram enviados para emboscada, e os outros vinte e cinco mil permaneceram com ele; mas parece claro que todos os homens de guerra deveriam ser apanhados e tomados por eles, e que deles trinta mil foram enviados por ele para aguardar a princípio, e agora outros cinco mil.

 

entre Betel e Ai, no lado oeste da cidade ; e, embora estivessem do mesmo lado da cidade com a primeira e maior emboscada, contudo, como Abarbinel observa, eles poderiam estar mais próximos da cidade e do exército; e ele supõe que a primeira emboscada foi tomar a cidade, e a segunda emboscada, como ele a chama, foi colocada, que quando os homens da cidade saíssem, eles poderiam fazer barulho e agitação, e fugir com eles, para que eles não subissem repentinamente no acampamento.

 

Verso 13

E quando eles estabeleceram o povo , .... Em ordem de batalha, como em 1 Reis 20:121 Reis 20:12 ; isto é, Josué e os oficiais do exército:

 

até todo o exército que estava no norte da cidade ; onde Josué e o exército principal estavam:

 

e os liers à espera no oeste da cidade : a primeira e a segunda emboscada; quando todos foram preparados e preparados por seus vários oficiais, para desempenhar o papel que deveriam fazer:

 

Josué foi naquela noite para o meio do vale ; de acordo com Ben Gersom, para ver se os guardas ou sentinelas que foram colocados ali estavam acordados ou dormindo, para que os homens de Ai não os encontrassem repentinamente e os ferissem; mas talvez seja para orar e meditar.

 

Verso 14

E sucedeu que, quando o rei de Ai viu isso , .... Nem a emboscada no lado oeste, mas o anfitrião ou o exército do lado do norte, ou, no entanto, alguns de seu povo deu-lhe notar isso:

 

que apressaram e se levantaram cedo ; ou se apressaram a se levantar de suas camas, com o alarme dado pela aproximação de Israel:

 

e os homens da cidade foram contra Israel para a batalha ; levantados de suas camas e equipados com armaduras, e colocados em ordem militar, marcharam com o rei à sua frente, para dar a batalha a Israel.

 

ele e todo o seu povo, em um momento designado, diante da planície ; que estava diante da cidade, o mesmo com o vale mencionado, Josué 8:11Josué 8:11; a cidade foi construída sobre uma eminência, e esta planície ou vale jazia no fundo dela; e eminência do outro lado do vale, o exército de Israel foi lançado; portanto, o rei de Ai e todos os seus homens de guerra saíram para cá para atacar Israel, e isso é dito no tempo determinado; é difícil dizer o que se entende por isso, quando eles parecem ter se apressado o melhor que podiam, assim que percebem que os israelitas estavam perto deles: Ben Gersom e Abarbinel acham que era a mesma hora do dia em que foram. a princípio, qual o rei poderia escolher como sortudo, antes de ter sucesso, e incentivar os homens a que, como eles conquistaram, deveriam agora; o que não parece errado, embora talvez planeje um local designado, como seu ponto de encontro, onde atacar Israel e onde haviam estado antes da vitória:

 

mas ele não sabia que havia emboscadas contra ele atrás da cidade ; que ele não sabia nada e, portanto, não tomou nenhuma precaução contra eles para impedir seu desígnio.

 

Verso 15

E Josué e todo o Israel fizeram como se tivessem sido derrotados diante deles ... ... ou feridos, como alguns deles poderiam estar na busca:

 

e fugiu pelo caminho do deserto ; não um deserto árido, mas, de acordo com Kimchi e Ben Melech, um local para o pasto de gado; embora talvez seja o mesmo com o deserto de Bethaven, Josué 18:12Josué 18:12 . EpifânioF23 faz menção ao deserto de Betel e Efraim perto de Jericó.

 

Verso 16

E todas as pessoas que estavam em Ai foram convocadas para persegui-las , .... Como o exército de Israel era muito numeroso, julgou-se apropriado que todas as pessoas de Ai as ajudassem a persegui-las, não apenas para matar os mais na busca, mas para levar o despojo e os prisioneiros que eles deveriam levar; ou melhor, o sentido é que todo o povo de Ai, que saiu com o rei para a batalha, quando viu Israel fugir, "chorou"F24, ou gritou, como fazem os soldados quando vitoriosos "," dentro "ou" enquanto perseguem "F25 depois deles:

 

e perseguiram Josué, e foram afastados da cidade ; a alguma distância considerável dele; qual era o desenho a ser respondido fingindo um voo.

 

Verso 17

E não restava um homem em Ai ou Betel que não saísse depois de Israel . (...) Porque esses dois lugares estavam muito próximos um do outro, mas a uma milha de distância, estavam em confederação e agiram juntos, e puderam ser facilmente chamados para ajudar um ao outro quando necessário: embora haja uma dificuldade em como os homens de Betel poderiam se unir aos de Ai, quando a emboscada estava entre os dois, Josué 8:12 Josué 8:12 ; ou seguiram outro caminho, ou a emboscada propositadamente os deixou passar, por medo de serem descobertos por uma escaramuça com eles, e que Betel, assim como Ai, pudessem ser afastados de seus habitantes armados, e assim se tornassem uma presa fácil para eles também como Ai: isso deve ser entendido apenas dos homens de guerra; pois, de outro modo, restavam habitantes, como homens velhos e impróprios para a guerra, depois mortos, Josué 8:24Josué 8:24,

 

e eles deixaram a cidade aberta : não ficaram para fechar os portões, nem deixaram carregadores ou guardas próximos para cuidar, proteger e defender a cidade.

 

e perseguido após Israel ; com grande ansiedade e veemência, não tendo a menor apreensão de sua cidade estar em perigo.

 

Verso 18

E o Senhor disse a Josué: estende a lança que está em tua mão em direção a Ai , .... Sobre a qual havia uma bandeira, como Abarbinel e Ben Melech pensam; e isso não é improvável, e serviu de sinal para que a emboscada saísse e tomasse a cidade, como eles e Jarchi observam, bem como um sinal também para o exército de Israel se preparar para se virar e encarar, e se envolver com o inimigo; embora eles não tenham feito isso até que viram a fumaça da cidade, Josué 8:21Josué 8:21 ,

 

porque eu a entregarei na tua mão ; dos quais o esticar de sua lança também parece ser um sinal de confirmação para ele, e que ele manteve estendido até que todos os habitantes de Ai foram destruídos, Josué 8:26Josué 8:26 ,

 

e Josué estendeu a lança que ele tinha na mão para a cidade ; e, portanto, deve virar-se para ela; e é altamente provável que ao mesmo tempo houve uma parada completa do exército e que eles imediatamente se viraram ou se prepararam para se virar.

 

Verso 19

E a emboscada surgiu rapidamente de seu lugar . ... Assim que as sentinelas colocadas em locais apropriados observaram o sinal, e notificaram-no, que era o alongamento da lança, como aparece a seguir:

 

e eles correram assim que ele estendeu a mão ; e a lança na mão dele; de onde é claro que, embora se diga que o Senhor ordenou que Josué fizesse isso agora, ele já tinha ordens dele para isso antes e a emboscada deve ter sido familiarizada com isso antes de serem mandadas embora; e isso foi apenas uma renovação da ordem do Senhor, e que apontou o tempo apropriado, a própria crise, quando deveria ser estendida:

 

e eles entraram na cidade ; sem nenhuma dificuldade, os portões sendo abertos:

 

e pegou ; tomou posse dele, e os fortes o mantêm:

 

e apressou e incendiou a cidade ; isto é, eles se apressaram em incendiar algumas casas como um sinal para o exército de Israel retornar.

 

Verso 20

E quando os homens de Ai olharam para trás deles ... (...) De alguma forma ou de outra, talvez observando que o exército de Israel parou completamente e estava olhando a cidade:

 

eles viram e eis que a fumaça da cidade subiu ao céu ; de onde eles concluíram que havia um inimigo e o haviam incendiado:

 

e eles não tinham poder para fugir por ali ou por ali ; pois se voltassem para a cidade havia um inimigo, quão poderoso eles não sabiam, possuíam e quem poderiam esperar que os encontrassem; e se eles avançavam, havia todo o exército de Israel contra eles, que agora se voltava e os enfrentava, sem demonstrar medo deles.

 

e o povo que fugiu para o deserto voltou contra os perseguidores ; o povo de Israel, que fugiu pelo caminho do deserto, Josué 8:15Josué 8:15 , virou-se e caiu sobre os homens de Ai que os perseguiam.

 

Verso 21

E quando Josué , .... ou "para Josué"F26:

 

e todo o Israel viu que a emboscada tomara a cidade ; que eles sabiam pela fumaça, como segue:

 

e que a fumaça da cidade subiu ; em grandes colunas, que indicavam suficientemente que toda a cidade foi tomada e disparada pela emboscada:

 

então , ou "e":

 

eles se viraram novamente e mataram os homens de Ai ; um grande número deles.

 

Verso 22

E o outro saiu da cidade contra eles , .... Isto é, a emboscada, ou pelo menos uma parte deles:

 

de modo que estavam no meio de Israel, alguns deste lado e outros daquele lado ; ou, como costumamos dizer, eles estavam entre dois incêndios, a emboscada de um lado, o exército de Israel do outro:

 

e eles os feriram, de modo que nenhum deles permanecesse ou escapasse ; ninguém foi salvo vivo, exceto seu rei, como em Josué 8:23Josué 8:23 ; nenhum quarto lhes foi dado, nem sofreram para escapar.

 

Verso 23

E o rei de Ai eles tomaram vivo ... Eles o pouparam e o reservaram para uma morte mais vergonhosa.

 

e o trouxe a Josué ; o general deles; entregando-o nas mãos como prisioneiro, para fazer a vontade, como parecia bom aos seus olhos.

 

Versículo 24

E aconteceu que, quando Israel acabou com a matança de todos os habitantes de Ai , .... Isso aconteceu contra eles:

 

no campo, no deserto em que os perseguiam ; tanto nas terras aráveis ​​que foram semeadas com milho, e agora vestidas com ele, especialmente o trigo, não sendo recolhido, ainda não maduro, e no pasto, projetado pelo deserto, ver Josué 8:15Josué 8:15 ; então Kimchi e Ben Melech interpretam:

 

e quando todos eles caíram no fio da espada ; e foram mortos por ela:

 

até serem consumidos ; e não sobrou nenhum:

 

que todos os israelitas voltaram para Ai ; tanto a emboscada que saiu dela como o exército que veio contra ela:

 

e feriu-o com a ponta da espada ; isto é, os habitantes que foram deixados inaptos para a guerra, como homens idosos, pessoas enfermas, mulheres e crianças, como se segue.

 

Verso 25

E foi assim que tudo o que caiu naquele dia ... Parcialmente na cidade e em parte no campo, tanto pela emboscada quanto pelo exército: homens e mulheres:

 

foram doze mil, mesmo todos os homens de Ai ; de modo que a cidade não era muito grande e o número de habitantes era relativamente pequeno, como emJosué 7: 3 Josué 7: 3 .

 

Verso 26

Pois Josué não recuou a mão com a qual estendeu a lança , ... mas continuou-a, e isso estendeu:

 

até que ele destruiu completamente todos os habitantes de Ai ; assim como a mão de Moisés foi levantada e mantida em pé até Amaleque ser desconcertado por Josué, Êxodo 17:12Êxodo 17:12 .

 

Verso 27

Somente o gado, e os despojos da cidade, Israel tomaram para si uma presa , .... Mesmo toda a sua substância, além de seu gado, também ouro, prata, utensílios domésticos, mercadorias, etc.

 

de acordo com a palavra do Senhor que ele ordenou a Josué , Josué 8: 2Josué 8: 2 .

 

Verso 28

E Josué queimou Ai , .... A cidade inteira, sendo incendiado apenas algumas casas, para fazer fumaça como sinal; Ele fez isso como fez com Jericó, pois recebeu ordem Josué 8: 2Josué 8: 2 .

 

e fez disso um monte para sempre ; isto é, por muito tempo, pois parece ter sido reconstruído e habitado pelos judeus, após o retorno de seu cativeiro babilônico, Neemias 11:31Neemias 11:31 ,

 

até uma desolação até hoje ; até o momento da redação deste livro; e pelo que acabamos de observar, parece que Esdras não poderia ser o escritor dela, uma vez que esta cidade era habitada em seu tempo.

 

Verso 29

E o rei de Ai ele pendurou em uma árvore até o fim do dia . ... Por terror de outros reis da terra de Canaã, que deveriam recusar-se a submeter-se a ele:

 

e assim que o sol se pôs, Josué ordenou que retirassem sua carcaça da árvore ; de acordo com a lei em Deuteronômio 21:23Deuteronômio 21:23 ; e que a terra não seja contaminada:

 

e lançá-lo na entrada do portão da cidade ; isso foi feito, de acordo com Ben Gersom e Abarbinel, para que fosse sabido publicamente pelo resto dos reis das nações que eles poderiam ter medo de lutar com Israel:

 

e levanta sobre ele um monte de pedras que permanece até hoje ; como um monumento sepulcral, mostrando que havia uma pessoa enterrada ali; se havia alguma inscrição na pedra, mostrando quem ele era, não aparece; parece que era apenas um monte rude de pedras; e esse tipo de monumento sepulcral era comum em épocas anteriores em outros países.

 

Verso 30

Então Josué construiu um altar ao Senhor Deus de Israel no monte Ebal. Como foi ordenado, Deuteronômio 27: 5 Deuteronômio 27: 5 . A Crônica do Samaritano diz que foi construído no Monte Gerizim; mas existe uma dificuldade quando isso foi feito por Josué; parece que, inserindo a conta aqui, foi feito imediatamente após a destruição de Ai; e Mercator tenta provar que Ebal estava perto de Ai, mas o que ele disse não dá satisfação; com certeza é que Ebal e Gerizim estavam perto de Siquém, em Samaria, a uma grande distância de Ai, ver Juízes 9: 6Juízes 9: 6 . Os judeusF1geralmente são de opinião, que isso foi feito assim que Israel, mesmo no dia em que passaram pelo Jordão, que eles acham que a letra da ordem exigia, Deuteronômio 11:29Deuteronômio 11:29 ; embora isso não ocorra, apenas isso deve ser feito depois que eles passaram por cima dela; Ebal estar a uma distância muito grande da Jordânia para que eles possam realizá-lo naquele dia, sendo, como eles mesmos dizemF2, sessenta milhas da Jordânia; para que sejam obrigados a fazer Israel viajar naquele dia cento e vinte milhas, e como afirmam que fizeramF3 e o que eles devem fazer, se o que dizem é verdade, faltam cem quilômetros para Ebal e mais sessenta para voltar a Gilgal naquela noite, onde acamparam, mas isso é incrível: e como é o relato da construção de Josué no altar. logo depois que ele passou pela Jordânia, o que R. IshmaelF4chegou tarde demais, quem disse que isso só foi feito depois de catorze anos, quando a terra foi conquistada, o que fazia sete anos, e quando foi dividida, o que era mais sete anos; o que Josefo dizF5é mais provável que qualquer um, ou seja, que Josué, cinco anos depois de entrar em Canaã, quando colocara o tabernáculo em Siló, saiu dali e construiu um altar em Ebal; quanto ao que R. Eliezer sugereF6, que Ebal e Gerizim aqui mencionados não são os Ebal e Gerizim dos samaritanos, apenas duas colinas foram feitas, e foram chamadas por esses nomes, não podem merecer nenhuma crença ou consideração.

 

Verso 31

Como Moisés, servo do Senhor, ordenou aos filhos de Israel, como está escrito no livro da lei de Moisés , ... Deuteronômio 27: 5Deuteronômio 27: 5 ,

 

um altar de pedras brutas, sobre as quais não se levantara qualquer ferro ; Veja Gill em Êxodo 20:25 Êxodo 20:25 ; veja Gill em Deuteronômio 27: 5 Deuteronômio 27: 5 e; veja Gill sobre Deuteronômio 27: 6Deuteronômio 27: 6 ,

 

e eles ofereceram holocaustos ao Senhor, e sacrificaram ofertas pacíficas ; como forma de ação de graças pela boa terra em que foram introduzidos, e foi isso que eles receberam ordem de Moisés, Deuteronômio 27: 6Deuteronômio 27: 6 .

 

Verso 32

E ele escreveu nas pedras uma cópia da lei de Moisés , ... Não nas pedras sobre as quais o altar foi feito, embora alguns pensem assim; mas sobre outras pedras erguidas na forma de um pilar e rebocadas, Deuteronômio 27: 4Deuteronômio 27: 4 ; que cópia da lei não era o livro inteiro de Deuteronômio, como alguns, pelo menos apenas um resumo das leis nele; mas antes o decálogo, como Abarbinel; ou as bênçãos e maldições mais tarde, como Ben Gersom:

 

que ele escreveu na presença dos filhos de Israel : sendo eles testemunhas disso, ele fez o que foi ordenado.

 

Verso 33

E todo o Israel, e seus anciãos, oficiais e juízes, estavam deste lado da arca e daquele lado , ... Alguns em Ebal e outros em Gerizim:

 

diante dos sacerdotes e levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor ; sendo trazido do tabernáculo nesta ocasião e envasado pelos sacerdotes e levitas:

 

assim como o estrangeiro, como aquele que nasceu entre eles ; isto é, assim como os prosélitos e os israelitas nativos, ambos apareceram e estavam na mesma situação:

 

metade deles contra o monte Gerizim ; isto é, metade das tribos, e estes foram Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim.

 

e metade deles contra o monte Ebal ; que eram as tribos de Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali; Veja Gill em Deuteronômio 27:12 Deuteronômio 27:12 e Veja Gill em Deuteronômio 27:13Deuteronômio 27:13 ,

 

como Moisés, servo do Senhor, havia ordenado antes, que abençoassem o povo de Israel , como em Deuteronômio 27:12Deuteronômio 27:12 .

 

Versículo 34

E depois ele leu todas as palavras da lei , ... Não todo o Pentateuco, nem todo o livro de Deuteronômio, mas algumas partes dele, o decálogo, ou o que quer que ele tenha escrito nas pedras, e da seguinte maneira:

 

as bênçãos e maldições, de acordo com tudo o que foi escrito no livro da lei ; Deuteronômio 27:14 Deuteronômio 27:14 ; Veja Gill em Deuteronômio 27:11Deuteronômio 27:11 .

 

Verso 35

Não havia uma palavra de tudo o que Moisés ordenou, que Josué não leu . ... Tão pontualmente, precisamente e exatamente ele observou as instruções e os mandamentos que lhe foram dados por Moisés; e isso ele fez da maneira mais pública:

 

diante de toda a congregação de Israel ; que nesta ocasião foram convocados, e não somente diante dos homens, mas

 

com as mulheres e os pequeninos : todos se preocupavam com as coisas que lhes eram lidas: sim, até

 

e os estrangeiros que estavam familiarizados entre eles ; não apenas os prosélitos da justiça, mas os prosélitos do portão que habitavam, andavam e conversavam com eles.(NOTAS A. BARNES , COMENT. AT)

FONTE http://www.mauricioberwald.com/