Translate this Page
  • Currently 2.74/5

Rating: 2.7/5 (449 votos)




ONLINE
6




Partilhe esta Página



 <!-- Go to www.addthis.com/dashboard to customize your tools -->
<script type="text/javascript" src="//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-57f3fb36829d1888"></script>

 

 

  contadores de visitas 

 

Flag Counter


LIVRO DE JOSUE DERROTANDO O PRIMEIRO INIMIGO (7)
LIVRO DE JOSUE DERROTANDO O PRIMEIRO INIMIGO (7)

 

DERROTANDO O PRIMEIRO INIMIGO

  CAP. 7 SUBSIDIO N.7 LIÇÃO JOVENS 

MAURICIO BERWALD ESCRITOR PROFESSOR

 

 

Verso 1

Cometeu uma transgressão - (compare com Levítico 5:15 ), “agiu de forma traiçoeira e cometeu uma violação da fé”. Isso descreve adequadamente o pecado de Acã, que roubou e ocultou o que havia sido dedicado a Deus pela proibição de Josué 6:19 .

 

A "transgressão" foi o ato de um homem, mas é imputada a todo o Israel, que também participa da pena de Josué 7: 5 . Isso não deve ser explicado como se todas as pessoas participassem da cobiça que levou ao pecado de Acã, Josué 7:21 . A nação como nação estava em aliança com Deus e é tratada por Ele não apenas como um número de indivíduos vivendo juntos para seus próprios propósitos sob instituições comuns, mas como um todo orgânico divinamente constituído. Portanto, o pecado de Acã contaminou os outros membros da comunidade, assim como a si mesmo. e roubou ao povo coletivamente a santidade diante de Deus e a aceitabilidade com ele. Israel, na pessoa de Acã, quebrou o pacto Josué 7:11 ; Deus, portanto, não expulsaria mais os cananeus diante deles.

 

A coisa amaldiçoada - antes "naquilo que havia sido dedicado ou dedicado". Acã, ao desviar qualquer uma dessas coisas devotadas para seus próprios propósitos, cometeu o pecado do sacrilégio, o de Ananias e Safira. Atos 5: 2-3 .

 

Acã ou Acar - (a referência marginal) o “n” e o “r” sendo trocados, talvez com o objetivo de acomodar o nome ao troubleר ‛âkar “ problema ” Josué 7:25 . Zabdi é geralmente identificado com o Zimri de 1 Crônicas 2: 6 . Zerá era irmão gêmeo de Pharez e filho de Judá Gênesis 38:30 . Nesta genealogia, como em outras, várias gerações são omitidas, provavelmente aquelas que intervieram entre Zerá e Zabdi, e que cobriram o espaço entre a migração da casa de Jacó para o Egito e o Êxodo. ( Números 26: 5 , veja a nota).

 

Verso 2

Ai, Betel - Veja nota de Gênesis 12: 8 . (Os viajantes modernos colocam o primeiro em Khan Haiy, no bairro de Deir Diwan.)

 

Verso 3

A população total de Ai era de cerca de doze mil Josué 8:25 . Portanto, dificilmente poderia reunir três mil guerreiros.

 

Verso 5

Shebarim - Antes, talvez, "as pedreiras de pedra". A pequenez do massacre entre os israelitas indica que eles fugiram cedo, provavelmente sem conflitos reais na batalha.

 

Verso 6

Sobre esses sinais de luto, compare as referências marginais e Levítico 10: 6 ; Números 20: 6 ; 1 Samuel 4:12 .

 

Verso 9

O que farás com o teu grande nome? - ie “depois que os cananeus cortarem nosso nome, o que será do Teu Nome?” Essa exposição ousada, aquela de uma luta dolorida com Deus em oração, como os apelos semelhantes de Moisés em emergências anteriores (Compare as referências marginais), baseia-se nas promessas e misericórdias do passado de Deus. O que seria dito (Deus pelo pagão se agora Ele permitisse que Israel fosse destruído?

 

Verso 10

A resposta de Deus é dada diretamente, e em termos de reprovação. Josué não deve estar impotente diante de Deus; a causa da calamidade deveria ser descoberta.

 

Verso 11

Também roubado e dissimulado - A ira de Deus e a hediondez do pecado de Israel são marcadas pelo acúmulo de cláusula após cláusula. Como um clímax, eles até se apropriaram do próprio uso da propriedade consagrada roubada por Deus.

 

Verso 12

Amaldiçoado - Compare Josué 6: 17-18 .

 

Verso 14

O Senhor toma - isto é, por sorte. A palavra hebraica para lot sugere que pequenas pedras, provavelmente brancas e pretas, foram usadas. Provavelmente foram retirados de um baú (compare as expressões em Josué 18:11 ; Josué 19: 1 ). O lote foi considerado como dirigido em seu resultado por Deus (referência de margem); e, portanto, foi usado em muitas ocasiões importantes pelos judeus e por outras nações nos tempos antigos. Por exemplo:

 

(1), para repartição, a partir de Canaã, entre as doze tribos Números 26:55 ; das cidades levíticas ( Josué 21: 4 e segs); de despojos ou cativos levados em guerra Joel 3: 3 .

 

(2) para detectar os culpados, como no caso de Acã, Jônatas 1 Samuel 14:42 e Jonas Jonas 1: 7 .

 

(3) para determinar as pessoas a empreender uma empresa perigosa ou bélica Juízes 20:10 .

 

(4) por nomear funções importantes ( Levítico 16: 8 e seguintes; Atos 1:26 ); ou por compartilhar os deveres ou privilégios de um cargo entre os interessados 1 Crônicas 24:31 ; Lucas 1: 9 .

 

O sorteio antes de Hamã Ester 3: 7 parece ter sido com o objetivo de determinar o dia de sorte pelo seu empreendimento contra os judeus. Uma passagem de Provérbios 18:18 talvez aponte também para o emprego do lote para decidir litígios.

 

Verso 15

queimado com fogo - isto é, depois que ele foi morto por apedrejamento em Josué 7:25 ; Levítico 20:14 .

 

Verso 19

Dê glória ao Senhor - Uma forma de correção solene pela qual a pessoa abordada foi chamada diante de Deus para declarar a verdade. A frase assume que a glória de Deus é sempre promovida pela manifestação da verdade (compare as referências marginais).

 

Verso 21

Uma boa roupa babilônica - literalmente, “uma túnica ou manto de Sinar”, a planície em que Babilônia estava situada Gênesis 10:10 . Era uma túnica longa, usada pelos reis em ocasiões estaduais Jonas 3: 6 e pelos profetas 1 Reis 19:13 ; Zacarias 13: 4 . Os assírios eram famosos no início dos tempos pela fabricação de belas vestes tingidas e ricamente bordadas (compare Ezequiel 23:15 ). Que tal manto seja encontrado em uma cidade cananéia é bastante natural. As produções do Extremo Oriente chegaram à Palestina, ao sul, em direção ao Egito, e ao oeste, através de Tiro, até os países vizinhos ao Mediterrâneo. (Compare Ezequiel 27:24 e o contexto.)

 

Cunha de ouro - ou seja, alguns instrumentos ou ornamentos de ouro em forma de cunha ou língua. O nome lingula foi dado pelos romanos a uma colher e a um punhal oblongo feito em forma de língua. O peso dessa “cunha” era de cinquenta siclos, ou seja, cerca de vinte e cinco onças (ver Êxodo 38:24 ). A prata estava sob o restante da propriedade roubada. O manto seria naturalmente colocado no topo e usado para encobrir os outros.

 

Versículo 24

O pecado tinha sido nacional ( nota de Josué 7: 1 ) e, consequentemente, a expiação dele não foi menos. A nação inteira, sem dúvida através de seus representantes habituais, participou da execução da sentença. Acã havia caído por seu próprio ato sob a proibição de Josué 6:18 e, conseqüentemente, ele e o dele foram tratados como as comunidades dedicadas a Deuteronômio 13: 15-17 . Parece também que a família de Acã deve ter sido cúmplice de seu pecado; pois o espólio roubado dificilmente poderia ter sido escondido em sua tenda sem que eles tivessem conhecimento.

 

Verso 26

Uma grande pilha de pedras - Como um memorial do pecado de Acã e seu castigo. (Compare Josué 8:29 ; 2 Samuel 18:17 .)

 

O vale de Achor - Compare as referências marginais. Este vale fazia parte da fronteira norte de Judá Josué 15: 7 ; e, portanto, deve ter estado entre os cumes que atravessam a planície ao sul de Jericó. Mas seu site exato é incerto. (Conder o identifica com Wady Kelt.)

FONTE A. BARNES , COMENT, DO AT) http://www.mauricioberwald.com/