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Geografia biblica Derbe Iconio
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    Derbe

 MAURICIO BERWALD

Derbe foi uma das 'cidades de Licaônia' em que Paulo e Barnabé fugiram quando conduzido de Icônio ( Atos 14: 6 ). Estrabão diz que foi 'nos flancos da região Isaurian, aderindo ( ἐπιπεφυκός ) à Capadócia "(xii. Vi. 3). Ele pertencia a essa parte do Lycaonia que, no 1º cento. bc, os romanos adicionados, como um "décimo primeiro Strategia, 'para o território dos reis da Capadócia (xii. i. 4). 

 

A partir delas, foi apreendido, juntamente com a cidade mais importante da Laranda, por Antipater o ladrão (chamado ὁ Δερβήτης ), que é conhecido como um amigo de Cicero ( ad Fam . Xiii. 73). Antipater foi atacado e morto por Amintas da Galácia (circa, cerca de 29 aC), que acrescentou Laranda e Derbe aos territórios extensos que ele governou como um sujeito-rei romano. Com a morte de Amintas em 25 aC Seu reino foi formado na província romana da Galácia. Mas um tratamento especial novamente recebeu o "décimo primeiro Strategia '. Depois de mudar de mãos mais de uma vez, ele foi finalmente acrescentado como as inscrições em moedas indicam-ao reino de Antíoco IV., E, portanto, chamado de "Strategia Antiochiane '(Ptolomeu, v. 6), um arranjo que durou de ad 41 a a morte de Antíoco em 72. Derbe, no entanto, ser exigida como uma cidade fortaleza na fronteira romana, foi separado da Strategia e incluiu na província da Galácia, após o qual recebeu uma nova constituição, e foi nomeado Claudio-Derbe, que era equivalente a imperial Derbe.

 

Etnicamente e geograficamente licaônica, a cidade era agora politicamente Galácia. Como em Listra, os nativos educados eram, sem dúvida, bilíngüe, falando licaônica ( Λυκαονιστί , Atos 14:11 ) entre si, mas usando o grego como a língua do comércio e cultura. Derbe estava sobre a grande rota comercial entre a Éfeso e Antioquia da Síria. Todas as cidades em que a linha tinha sido helenizado pelos selêucidas, cuja tarefa os romanos agora continuou. A primeira visita de St. Paul para Derbe foi muito bem sucedida; ele fez muitos discípulos "( Atos 14:21 ), ea cidade não é mencionado como um dos lugares em que ele foi perseguido ( 2 Timóteo 3:11 ). É um fato marcante que ele fez Derbe o último estágio de seu progresso missionário, em vez de ir para a vizinha e maior cidade de Laranda. Sua ação parece ser solicitado por um motivo que o historiador não indicar formalmente. Porque Derbe era o limite do território romano, ele fez o limite de sua missão. Ele seguiu as linhas do Império. 

 

Em sua segunda viagem ele evidentemente atravessou o Taurus pelo Cilician Gates, passou pelo reino de Antíoco, e assim 'chegou a Derbe e Listra "( Atos 15:41 ; Atos 16: 1 ).

 

 A terceira visita é provavelmente implicado pela afirmação de que "ele passou pela região da Galácia e da Frígia, a fim, e estabelecer todos os discípulos" ( Atos 18:23 ). Na teoria da Galácia do Sul, os cristãos de Derbe formou uma das igrejas da Galácia "( 1 Coríntios 16: 1 , Gálatas 1: 2 ), e eles estavam entre os ἀνόητοι Γαλάται ( Gálatas 3: 1 ) quem ele exortados a ficar rápido em sua liberdade cristã ( Gálatas 5: 1 ). Imperial Derbe ficou em relações mais estreitas com as colônias romanas de Antioquia e Listra do que com os Lycaones não-romanos do reino de Antíoco.(notas Enciclopedia Hasting 1915)

 

fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

 

 

 

    ICÔNIO

    ( Ἰκόνιον , agora Konia ou Konyeh )

 

 

Esta cidade, que foi parcialmente evangelizada por São Paulo, ocupou uma das mais belas e férteis zonas interiores da Ásia Menor, comparados por T. Lewin ) Para o oásis de Damasco. Deitado em um crescente de colinas frígios no limite ocidental da vasta planície de terras altas da Licaônia, e regados por riachos perenes, que, através da irrigação, tornam a-dia de uma cidade-jardim, que deve ter sido um lugar de importância desde a mais tenra vezes. 

 

Xenophon, o primeiro escritor que menciona ( Anabe ... I ii 19), diz que Ciro, viajando para o leste, veio 'para Icônio, a última cidade da Frígia; daí, ele prosseguiu sua rota através Lycaonia. ' Os habitantes sempre se consideravam de frígio, não da licaônica, extração e a mais forte evidência de que eles tinham razão foi seu uso da língua frígio. Por outro lado, muitos escritores-Cicero ( ad Fam . Xv. Iv. 2), Estrabão (xii, vi. 1 [p. 568]), Plínio ( Historia Naturalis (Plínio) v. 25), e outros, tendo conta a história posterior da Icônio, invariavelmente, designá-lo como uma cidade da Licaônia ( qv [Nota:. vide quod, que ver] ). Durante o 3º cento. bc foi governado e, em grande medida, helenizado pelos selêucidas. Depois da batalha de Magnésia (187 aC), foi apresentado pelos romanos para o rei de Pérgamo; mas como ele nunca tomou posse efetiva da mesma, o Gálatas apropriou-lo cerca de 165 aC Marco Antônio, o "king-maker, 'deu a Polemon em 39 aC e transferiu-o em 36 a Amintas, rei da Galácia, aquele que os domínios de largura, depois de sua morte, em 25 aC, foram formados na província romana da Galácia. Sob Cláudio, a cidade foi homenageado com o nome de Claud-Icônio, uma prova de suas fortes simpatias romanos, mas não foi elevada à categoria de um Colonia até o reinado de Adriano. Manteve-se uma cidade da província Galácia até ad 295, quando Diocleciano formada a província Pisídia, com Antioch como sua capital e Icônio como a sua "segunda metrópole. ' Em 372 Icônio se tornou a capital da nova província Lycaonia, um arranjo que realizou boa durante todo o período bizantino.

 

Quando São Lucas relata que os apóstolos Paulo e Barnabé, sendo perseguidos em Icônio, "fugiram para as cidades da Licaônia '( Atos 14: 6 ) expressão -um o que implica que, em sua opinião Icônio não era licaônica, ele adere ao popular e ignora o oficial geografia . 

 

Tão central e próspera uma cidade, atravessada por uma rota comercial que leva direto à Cilician Gates, e ligados por um cross-estrada com a grande alta de ida para o Eufrates, naturalmente atraído muitos comerciantes e colonos do mundo exterior. Bem escolhido como uma esfera de atividade missionária, a primeira tentativa de pregar o evangelho em que se revelou muito bem sucedida, e embora a inimizade dos judeus obrigou os apóstolos para desistir de seus esforços para um momento, lucas fala da fé de 'uma grande multidão tanto de judeus como de gregos "( Atos 14: 1 ).

 

Figuras Iconium em grande parte na controvérsia Galácia. O que é certo é que São Paulo e Barnabé pregaram e fez muitos convertidos na cidade durante a sua primeira campanha missionária, e que eles re visitou-lo em sua jornada de volta para casa ", confirmando as almas dos discípulos" ( Atos 14: 1 ; Atos 14:22 ). As perseguições que São Paulo suportou não são, em alusão a 2 Timóteo 3:11 . Na teoria do Sul-Galatian, ele pagou a cidade mais duas visitas, se, como Ramsay e outros assumem, Icônio está incluído na "região da Frígia e Galatia" ( Atos 16: 6 ) e em 'pela região da Galácia e da Frígia "( Atos 18:23 ). 

 

No intervalo entre as duas últimas visitas do Apóstolo, ele recebeu a notícia alarmante de que seus Galácia igrejas-o que, nesta hipótese, eram Antioquia, Icônio, Listra e Derbe-estavam sendo pervertida por judaizantes, todos aqueles que erros fatais sua Epístola aos Gálatas foi imediatamente por escrito para refutar. Alguma indicação de que sua carta veemente e sua última visita consegue seu objetivo é oferecida pelo fato de que a Igreja da Galácia contribuiu parte da Gentile amor-oferenda aos santos pobres em Jerusalém ( 1 Coríntios 16: 1 ). Na teoria do Norte-Galatian St. Paul, usando 'Gálatas' no popular, não o romano, sentido, escreveu a igrejas que ele havia fundado na Galácia adequada, o que Livy chama Gallo-Graecia (veja Galácia).

 

É uma mera lenda que Sosípatro ( Romanos 16:21 ) foi a primeira e Terêncio ou Tertius ( Romanos 16:22 ) o segundo bispo de Icônio. A cidade é o principal cenário da Acta Pauli et Theclæ , que datam da segunda cento. e ter uma base na realidade (ver WM Ramsay, A Igreja no Rom, Emp. , 1893, p. 375ff.). O Conselho de Icônio foi realizada em 235. Quando a cidade se tornou a capital do Estado Seljuk, que foi fundada sobre 1072, o seu esplendor deu origem ao provérbio, 'Veja todo o mundo; mas veja Konia. ' A-dia que tem uma população de 50.000.(NOTAS enciclopedia Standard 1915).

fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com