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Dicionario Biblico letra (A) (1) Alfa Abednego
Dicionario Biblico letra (A) (1) Alfa Abednego

                                     

 

The Illustrated Bible Dictionary
by M.G. Eastonpublisher [1897]


LETRA A (1)


A (Alpha) Alpha, a primeira letra do alfabeto grego, como Omega é o último. Estas letras ocorrem no texto de Apocalipse 1: 8 , Rev 1:11 ; Ap 21: 6 ; Rev 22:13 , e são representados por "Alpha" e "Omega" respectivamente (omitido em RV, Rev 1:11 ). Eles significam "o primeiro e o último". (Compare Heb 12: 2 , Isa 41: 4 ; Isa 44: 6 ; Rev 1:11 , Rev 1:17 ; Ap 2: 8 ). Nos símbolos da igreja cristã primitiva, essas duas letras são freqüentemente combinadas com a cruz Ou com o monograma de Cristo para denotar sua divindade.

Aaron, o filho mais velho de Amram e Joquebed, uma filha de Levi ( Êx 6:20 ). Alguns explicam o nome como significado montanhista, outros montes de força, iluminador. Ele nasceu no Egito três anos antes de seu irmão Moisés, e alguns anos depois de sua irmã Miriam ( Exo 2: 1 , Exo 2: 4 ; Exo 7: 7 ). Ele casou-se com Elisabé, filha de Amminadabe, da casa de Judá ( Êxodo 6:23 ; Chl 2:10 ), por quem teve quatro filhos, Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar. Quando o tempo para a libertação de Israel do Egito se aproximou, ele foi enviado por Deus ( Exo 4:14 , Exo 4:27 ) para encontrar seu irmão ausente há muito tempo, Para que ele possa cooperar com ele em tudo o que eles deveriam fazer para provocar o Êxodo. Ele deveria ser a "boca" ou "profeta" de Moisés, ou seja, era falar por ele, porque ele era um homem de pronúncia pronta ( Exo 7: 1 , Exo 7: 2 , Exo 7: 9 , Exo 7 : 10 , Exo 7:19 ). Ele era fiel à sua confiança, e ficou de pé por Moisés em todas as suas entrevistas com o Faraó. Quando as tribos resgatadas lutaram sua primeira batalha com Amalequi em Rephidim, Moisés ficou em uma colina com vista para a cena do conflito com a vara de Deus em sua mão estendida. Nesta ocasião, contou com a presença de Arão e Hur, o marido de sua irmã, Que levantou as mãos até que Josué e os escolhidos guerreiros de Israel ganharam a vitória ( Ex 17: 8 ).

Depois, quando acampou antes do Sinai, e quando Moisés, ao comando de Deus, subiu ao monte para receber as mesas da lei, Arão e seus dois filhos, Nadab e Abiú, junto com setenta dos anciãos de Israel, foram autorizados a acompanhá-lo Parte do caminho e contemplar longe da manifestação da glória do Deus de Israel ( Êxodo 19:24 ; Ex 24: 9 ). Enquanto Moisés permaneceu no monte com Deus, Arão voltou ao povo; E ceder pelo medo, a ignorância ou a instabilidade do caráter, ao seu clamor, lhes fez um bezerro de ouro e configurá-lo como um objeto de adoração ( Êx 32: 4 ; Salmo 106: 19 ). Ao retornar de Moisés ao campo, Arão foi severamente repreendido por ele pela parte que ele havia agido nesta matéria; Mas intercedeu por ele diante de Deus, que perdoou seu pecado ( Deu 9:20 ). No monte, Moisés recebeu instruções sobre o sistema de adoração que deveria ser estabelecido entre as pessoas; E de acordo com isso, Arão e seus filhos foram consagrados ao escritório do sacerdote (Levítico 8: 9). Aarão, como sumo sacerdote, ocupava doravante o lugar proeminente que pertencia a esse escritório. Quando Israel chegou a Hazeroth, no "deserto de Paran", Arão se juntou com sua irmã Miriam ao murmurar contra Moisés, "por causa da mulher etíope com quem se casou", provavelmente após a morte de Zípora. Mas o Senhor reivindicou seu servo Moisés e castigou Miriam com lepra (Números 12). Arão reconheceu o próprio culpado e a culpa de sua irmã e, perante a intercessão de Moisés, foram perdoados. Vinte anos depois, quando os filhos de Israel acamparam no deserto de Para, Corá, Datã e Abiram conspiraram contra Arão e seus filhos; Mas um julgamento terrível de Deus caiu sobre eles, e eles foram destruídos, e no dia seguinte milhares de pessoas também morreram por uma peste feroz, cujos estragos ficaram apenas pela interposição de Aarão (Num 16). Para que haja mais provas da nomeação divina de Arão para o escritório sacerdotal, os chefes das tribos foram obrigados a trazer a Moisés uma haste que incluía o nome de sua tribo. E estes, juntamente com a vara de Arão para a tribo de Levi, foram guardados durante a noite no tabernáculo, E, pela manhã, descobriu-se que, enquanto as outras hastes permaneceram inalteradas, a de Arão "para a casa de Levi" brotou, floresceu e produziu amêndoas ( Números 17: 1 ). Esta haste foi posteriormente preservada no tabernáculo ( Heb 9: 4 ) como um memorial do provado divino de sua nomeação para o sacerdócio. Aarão estava implicado no pecado de seu irmão em Meribá ( Num 20: 8 ), e nessa conta não foi permitido entrar na Terra Prometida.

Quando as tribos chegaram ao monte Hor, "no limite da terra de Edom", ao comando de Deus, Moisés levou Aarão e seu filho Eleazar ao topo daquela montanha, à vista de todo o povo. Lá despojou a Arão de suas vestimentas sacerdotais e colocou-as sobre Eleazar; E lá, Aaron morreu no topo do monte, Tendo 123 anos ( Num 20:23 . Compare Deu 10: 6 ; Deu 32:50 ), e foi "reunido para o seu povo". O povo, "até toda a casa de Israel", lamentou por ele trinta dias. Dos filhos de Arão, o pai sobreviveu, Eleazar, cuja família ocupava o alto sacerdócio até o tempo de Eli; E Ithamar, em cuja família, começando com Eli, o alto sacerdócio foi mantido até o tempo de Salomão. Os outros dois filhos de Aarão foram mortos ( Lev 10: 1 , Lev 10: 2 ) pela ousada impiedade de oferecer "fogo estranho" sobre a alteração do incenso. Os árabes ainda mostram com veneração o site tradicional da sepultura de Aarão em uma das duas cúpulas do Monte Hor, marcada por uma capela mahometana. O nome dele é mencionado no Alcorão, e os escritos dos rabbins encontram muitas histórias fabulosas sobre ele. Ele foi o primeiro sacerdote ungido. Seus descendentes, "a casa de Arão", constituíam o sacerdócio em geral. No tempo de Davi, eles eram muito numerosos ( Ch 12, 27 ). Os outros ramos da tribo de Levi ocupavam cargos subordinados em conexão com o escritório sagrado. Aaron era um tipo de Cristo em seu caráter oficial como o sumo sacerdote. Seu sacerdócio era uma "sombra de coisas celestiais", e tinha como objetivo levar o povo de Israel a aguardar o tempo em que "outro sacerdote" surgisse "segundo a ordem de Melquisedeque" ( Hb 6:20 ). (Veja MOSES). E encontramos nos escritos dos rabbins muitas histórias fabulosas sobre ele. Ele foi o primeiro sacerdote ungido. Seus descendentes, "a casa de Arão", constituíam o sacerdócio em geral. No tempo de Davi, eles eram muito numerosos ( Ch 12, 27 ). Os outros ramos da tribo de Levi ocupavam cargos subordinados em conexão com o escritório sagrado. Aaron era um tipo de Cristo em seu caráter oficial como o sumo sacerdote. Seu sacerdócio era uma "sombra de coisas celestiais", e tinha como objetivo levar o povo de Israel a aguardar o tempo em que "outro sacerdote" surgisse "segundo a ordem de Melquisedeque" ( Hb 6:20 ). (Veja MOSES). E encontramos nos escritos dos rabbins muitas histórias fabulosas sobre ele. Ele foi o primeiro sacerdote ungido. Seus descendentes, "a casa de Arão", constituíam o sacerdócio em geral. No tempo de Davi, eles eram muito numerosos ( Ch 12, 27 ). Os outros ramos da tribo de Levi ocupavam cargos subordinados em conexão com o escritório sagrado. Aaron era um tipo de Cristo em seu caráter oficial como o sumo sacerdote. Seu sacerdócio era uma "sombra de coisas celestiais", e tinha como objetivo levar o povo de Israel a aguardar o tempo em que "outro sacerdote" surgisse "segundo a ordem de Melquisedeque" ( Hb 6:20 ). (Veja MOSES). Constituiu o sacerdócio em geral. No tempo de Davi, eles eram muito numerosos ( Ch 12, 27 ). Os outros ramos da tribo de Levi ocupavam cargos subordinados em conexão com o escritório sagrado. Aaron era um tipo de Cristo em seu caráter oficial como o sumo sacerdote. Seu sacerdócio era uma "sombra de coisas celestiais", e tinha como objetivo levar o povo de Israel a aguardar o tempo em que "outro sacerdote" surgisse "segundo a ordem de Melquisedeque" ( Hb 6:20 ). (Veja MOSES). Constituiu o sacerdócio em geral. No tempo de Davi, eles eram muito numerosos ( Ch 12, 27 ). Os outros ramos da tribo de Levi ocupavam cargos subordinados em conexão com o escritório sagrado. Aaron era um tipo de Cristo em seu caráter oficial como o sumo sacerdote. Seu sacerdócio era uma "sombra de coisas celestiais", e tinha como objetivo levar o povo de Israel a aguardar o tempo em que "outro sacerdote" surgisse "segundo a ordem de Melquisedeque" ( Hb 6:20 ). (Veja MOSES). Aaron era um tipo de Cristo em seu caráter oficial como o sumo sacerdote. Seu sacerdócio era uma "sombra de coisas celestiais", e tinha como objetivo levar o povo de Israel a aguardar o tempo em que "outro sacerdote" surgisse "segundo a ordem de Melquisedeque" ( Hb 6:20 ). (Veja MOSES). Aaron era um tipo de Cristo em seu caráter oficial como o sumo sacerdote. Seu sacerdócio era uma "sombra de coisas celestiais", e tinha como objetivo levar o povo de Israel a aguardar o tempo em que "outro sacerdote" surgisse "segundo a ordem de Melquisedeque" ( Hb 6:20 ). (Veja MOSES).

Aaronitas Os descendentes de Arão, e, portanto, sacerdotes. Joiada, pai de Benaia, levou 3.700 aaritas como "homens lutadores" para o apoio de Davi em Hebron ( Ch 12, 27 ). Eleazar ( Números 3:32 ), e em um período posterior, Zadok ( Ch1 27:17 ), era seu chefe.

Abaddon Destruction, o nome hebraico (equivalente ao grego Apollyon, ou seja, destruidor) de "o anjo do abismo" ( Apocalipse 9:11 ). É processado "destruição" em Jó 28:22 ; Jó 31:12 ; Jó 26: 6 ; Pro 15:11 ; Pro 27:20 . Nas últimas três dessas passagens, a Versão Revisada mantém a palavra "Abaddon". Podemos considerar esta palavra como uma personificação da idéia de destruição, ou como sheol, o reino dos mortos.

Abagtha Um dos sete eunucos na corte de Assuero ( Est 1:10 ; Est 2:21 ).

 

Abana Stony (Heb. Marg. "Amanah," perene), o principal rio de Damasco ( Kg 2, 12 ). Seu nome moderno é Barada, Chrysorrhoas, ou "corrente de ouro", dos gregos. Ele sobe em uma fenda da faixa anti-Líbano, a cerca de 23 milhas a noroeste de Damasco, e depois de fluir para o sul por um pequeno caminho, partes em três riachos menores, o central que atravessa Damasco e os outros dois em cada lado de A cidade, a beleza difusa e a fertilidade, onde de outra forma haveria estéril.

Abarim Regions além; Isto é, no leste do Jordão, uma montanha, ou melhor, uma cadeia de montanhas, em frente a Jericó, ao leste e ao sudeste do Mar Morto, na terra de Moabe. Do "topo do Pisgah", isto é, o Monte Nebo (qv), um dos seus cumes, Moisés examinou a Terra Prometida ( Deu 3:27 ; Deu 32:49 ), e lá morreu ( Deu 34: 1 , Deu 34 : 5 ). Os israelitas tiveram um dos seus acampamentos nas montanhas de Abarim ( Num 33:47 , Num 33:48 ) depois de atravessar o Arnon.

Abba Esta palavra siríaca ou caldeia é encontrada três vezes no Novo Testamento ( Mar 14:36 ; Rom 8:15 ; Gál 4: 6 ), e em cada caso é seguido pelo equivalente grego, que é traduzido "pai". É um termo que expressa carinho e confiança filial. Não possui um equivalente perfeito na nossa língua. Passou para as línguas europeias como termo eclesiástico, "abade".

Abda Servant. (1.) O pai de Adoniram, que Salomão colocou sobre o tributo ( Kg 4: 6 ); Ou seja, o trabalho forçado (RV, "taxa"). (2.) Um levita da família de Jeduthun ( Neh 11:17 ), também chamado Obadias ( Ch1 9:16 ).

Abdeel, Servo de Deus, ( Jeremias 36:26 ), pai de Selemias.


Abdi, meu servo. (1) Ch1 6:44 . (2.) Ch2 29:12 . (3.) Ezr 10:26 .

Abdiel Servo de Deus, ( Chl 5:15 ), um chefe de Gadite.

Abdon Servile. (1.) O filho de Hillel, um piratonita, o décimo juiz de Israel ( Jdg 12:13 ). Ele é provavelmente o Bedan de Sa1 12:11 . (2.) O primogênito de Gibeão da tribo de Benjamim ( Chl 8:30 ; Ch1 9:36 ). (3.) O filho de Miquéias, um daqueles que Josias enviou à profetisa Huldah para verificar com ela o significado do recém-descoberto livro da lei ( Ch. 34:20 ). Ele é chamado Achbor em Kg2 22:12 . (4.) Um dos "filhos" de Sasaque ( Ch1 08:23 ). Este é o nome também de uma cidade levita dos gersonitas, na tribo de Aser ( Jos 21:30 ; Ch1 6:74 ). As ruínas de Abdeh,

Abednego Servant of Nego = Nebo, o nome da Caldeia dado a Azarias, um dos três companheiros de Daniel ( Dan 2:49 ). Com Sadraque e Mesquato, ele foi libertado da fornalha ardente (Dan 3: 12-30).

Abel (1.) (HEBREW HEBHEL) Uma respiração, ou vaidade. O segundo filho de Adão e Eva. Ele foi morto pelo seu irmão Caim (Gênesis 4: 1-16). Guiados pela instrução de seu pai, os dois irmãos foram treinados no dever de adorar a Deus. "E no processo do tempo" (marg. "No final dos dias", isto é, no sábado) cada um deles ofereceu a Deus das primícias de seus trabalhos. Caim, como fazendeiro, ofereceu os frutos do campo; Abel, como pastor, dos primogênitos de seu rebanho. "O Senhor tinha respeito a Abel e a sua oferta, mas a Caim e a sua oferta não respeitava" ( Gênesis 4: 3 ). Por este motivo, Caim estava zangado com seu irmão e formou o design de matá-lo; Um projeto que ele finalmente encontrou uma oportunidade de implementar ( Gen 4: 8 , Gen 4: 9. Compare Jo1 3:12 ). Existem várias referências a Abel no Novo Testamento. Nosso Salvador fala dele como "justo" ( Mateus 23:35 ). "Dizem que o" sangue de aspersão "fala" coisas melhores do que a de Abel "( Heb 12:24 ); Ou seja, o sangue de Jesus é a realidade da qual o sangue da oferta feita por Abel era apenas o tipo. A comparação aqui é entre o sacrifício oferecido por Cristo e o oferecido por Abel, e não entre o sangue de Cristo pedindo piedade e o sangue do assassinado Abel chamando de vingança, como às vezes foi suposto. Também é dito ( Heb 11: 4 ) que "Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim". Este sacrifício foi feito "pela fé"; Esta fé descansou em Deus, não apenas como o Criador e o Deus da providência, mas especialmente em Deus como o grande redentor, cujo sacrifício foi tipificado pelos sacrifícios que, sem dúvida, pela instituição divina, foram oferecidos desde os tempos de Adão para baixo . Por causa dessa "fé" que aguardava o grande sacrifício expiatório, a oferta de Abel foi aceita por Deus. A oferta de Cain não teve essa referência e, portanto, foi rejeitada. Abel foi o primeiro mártir, já que ele foi o primeiro de nossa raça a morrer. (2) (Heb. Abhel), lamentação ( Sa1 6:18 ), o nome dado à grande pedra no campo de Josué, sobre o qual a arca foi "estabelecida". A Versão Revisada, No entanto, seguindo o Targum e o LXX., Lê no texto hebraico 'ebhen (= a stone), e, consequentemente, traduz "para a grande pedra, sobre a qual eles colocaram a arca". Esta leitura deve ser preferida. (3.) (hebreu 'abhel) Um lugar gramado, um prado. Esta palavra entra na composição das seguintes palavras: (a.) Abel-beth-maachah - Prado da casa de Maachah, uma cidade no norte da Palestina, no bairro de Dan e Ijon, na tribo de Naftali. Era um lugar de considerável força e importância. É chamada de "mãe em Israel", ou seja, uma metrópole ( Sa2 20:19 ). Foi cercado por Joabe ( Sa2 20:14 ), por Benhadad ( Kg1 15:20 ), e por Teglat-pileser ( Kg2 15:29 ) cerca de 734 aC. (B. ) É chamado outro Abel-maim, prado das águas, ( Ch2 16: 4 ). Seu site é ocupado pelo moderno Abil ou Abil-el-kamh, em um terreno ascendente ao leste do ribeiro Derdarah, que atravessa a planície de Huleh no Jordão, cerca de 6 milhas a oeste-noroeste de Dan .

Abel-beth-maachah Prado da casa de Maachah, uma cidade no norte da Palestina, no bairro de Dan e Ijon, na tribo de Naftali. Era um lugar de considerável força e importância. É chamada de "mãe em Israel", ou seja, uma metrópole ( Sa2 20:19 ). Foi cercado por Joabe ( Sa2 20:14 ), por Benhadad ( Kg1 15:20 ), e por Teglat-pileser ( Kg2 15:29 ) cerca de 734 aC.

Abel-maim Prado das águas, ( Ch2 16: 4 ). Seu site é ocupado pelo moderno Abil ou Abil-el-kamh, em um terreno ascendente ao leste do ribeiro Derdarah, que atravessa a planície de Huleh no Jordão, cerca de 6 milhas a oeste-noroeste de Dan

Abel-cheramim ( Jdg 11:33 , RV, AV, "planície das vinhas"), uma aldeia dos amonitas, para onde Jefté perseguiu suas forças.

Abel-meholah Prado de dança, ou o prado de dança, lugar de nascimento e residência do profeta Eliseu, não muito longe de Beth-shean ( Kg 4:12 ), na tribo de Issacar, perto de onde o Wady el-Maleh Emerge no vale do Jordão, "a rica terra do prado que se estende a cerca de 4 milhas ao sul de Beth-shean, úmida e luxuriante". Aqui Eliseu foi encontrado em seu arado por Elijah ao retornar o vale do Jordão de Horeb ( Kg1 19:16 ). Agora é chamado 'Ain Helweh'.

Abel-Mizraim, Prado do Egito, ou luto do Egito, um lugar "além", ou seja, no oeste do Jordão, na "arrecadação de Atad". Aqui os egípcios lamentaram setenta dias por Jacob ( Gen 50: 4 ). Seu site é desconhecido.

 

Abel-shittim Prado das acácias, comumente chamado de "Shittim" ( Números 25: 1 ; Jos 2: 1 ; Mic 6: 5 ), um lugar ao leste do Jordão, na planície de Moab, quase oposta a Jericó. Foi o quarenta segundo acampamento dos israelitas, seu último lugar de repouso antes de atravessarem o Jordão ( Num 33:49 ; Num 22: 1 ; Num 26: 3 ; Num 31:12 ; compare Números 25: 1 ; Num 31 : 16 ).

Abez Tin, ou branco, uma cidade na tribo de Issacar ( Jos 19:20 ), ao norte da planície de Esdraelon. Provavelmente é identificado com as ruínas de El-Beida.

Abia, meu pai é o Senhor, a forma grega de Abias, ou Abijam ( Mateus 1: 7 ), em vez de Abias ( Chl 7: 8 ). Em Lucas 1: 5 , o nome refere-se à cabeça do oitavo dos vinte e quatro cursos em que Davi dividiu os sacerdotes ( Chl 24:10 ).

Abi-albon Pai da força; Ou seja, "valente", um dos guarda-costas de Davi de trinta homens poderosos ( Sa2 23:31 ); Também chamado Abiel ( Ch1 11:32 ).

Abiasaph pai da reunião; O coletor, o mais jovem dos três filhos de Coré, o levita, chefe de uma família de coroitas ( Ex 6:24 ); Chamado Ebisaph ( Ch1 6:37 ).

Abiatar padre de abundância, ou meu pai se destaca, filho de Ahimeleque, o sumo sacerdote. Ele era o décimo sumo sacerdote, e o quarto em descendência de Eli. Quando seu pai foi morto com os sacerdotes de Nob, ele escapou, e tendo com ele o éfode, ele se juntou a Davi, que estava na caverna de Adulão ( Sa 22:20 ; Sa1 23: 6 ). Ele permaneceu com David e tornou-se padre do partido do qual ele era o líder ( Sa1 30: 7 ). Quando Davi subiu ao trono de Judá, Abiatar foi nomeado sumo sacerdote ( Ch 15:11 ; Kg 1 , 2 , 26 ) e o "companheiro do rei" ( Ch1 27:34 ). Enquanto isso, Zadok, da casa de Eleazar, tinha sido feito sumo sacerdote. Estes compromissos continuaram em vigor até o fim do reinado de Davi ( Kg1 4: 4 ).

Abiatar foi deposto (o único exemplo histórico da deposição de um sumo sacerdote) e banido em sua casa em Anathoth por Salomão, porque ele participou da tentativa de levantar Adonias ao trono. O sacerdócio passou assim da casa de Ithamar ( Sa1 2:30 ; Kg1, 1:19 ; Kg 1 , 2 , 26 , Kg 1 , 27 ). Zadok agora tornou-se único sumo sacerdote. Em Mar 2:26 , é feita referência a uma ocorrência nos "dias de Abiatar, o sumo sacerdote". Mas de 1 Sam. 22, aprendemos explicitamente que este evento ocorreu quando Ahimelec, o pai de Abiatar, era sumo sacerdote. A aparente discrepância é explicada de forma satisfatória, interpretando as palavras em Marcos como referentes à vida de Abiatar, e não ao termo de sua presença no cargo de sumo sacerdote. Não está implícito em Mark que ele era verdadeiro sumo sacerdote no momento referido. Outros, no entanto, pensam que os pães pertenciam a Abiatar, que era naquele tempo ( Lev. 24: 9 ), um sacerdote, e que ele mesmo os entregou a Davi, ou convencera o pai a dar.

Abib Uma espiga de milho, o mês do grão recém-amadurecido ( Exo 13: 4 ; Ex 23:15 ); O primeiro ano eclesiástico judeu e o sétimo do ano civil. Começou sobre o tempo do equinócio vernal, no dia 21 de março. Foi chamado Nisan, após o cativeiro ( Neh 2: 1 ). No dia quinze do mês, a colheita foi iniciada pela junção de um feijoeiro de cevada, que foi oferecido ao Senhor no décimo sexto ( Lev 23: 4 ).

Abida Ou Abidah - Pai do conhecimento; Sabendo, um dos cinco filhos de Midiã, que era filho de Abraão por Keturah ( Chl 1:33 ), e aparentemente o chefe de uma tribo árabe.

Abidan Pai de julgamento; Juiz, chefe da tribo de Benjamim no Êxodo ( Números 1:11 ; Números 2:22 ).

Abiel Pai (ou seja, "possuidor") de Deus = "piedoso". (1.) O filho de Zeror e pai de Ner, que era o avô de Saul ( Sa1 14:51 ; Ch1 8:33 ; Ch1 9:39 ). Em Sa1 9: 1 , ele é chamado de "pai", provavelmente significando o avô, de Kish. (2.) Um Arathathite, um dos guerreiros de Davi ( Ch1 11:32 ); Chamado também Abi-albon ( Sa2 23:31 ).

 

Abiezer Pai da ajuda; Ou seja, "útil". (1.) O segundo dos três filhos de Hammoleketh, a irmã de Gileade. Ele era o neto de Manassés ( Ch1 7:18 ). Da sua família Gideon saltou ( Jos 17: 2 , compare Jdg 6:34 , Jdg 8: 2 ). Ele também foi chamado de Jeezer ( Num 26:30 ). (2.) Um dos trinta guerreiros de Davi ( Sa2 23:27 ; compare Ch1 27:12 ). (3.) O príncipe da tribo de Dan no Êxodo ( Nm 1:12 ).

Abiezrite Pai de ajuda, descendente de Abiezer ( Jdg 6:11 , Jdg 6:24 ; Jg 8:32 ).

Pai Abigail (ou seja, "líder") da dança, ou "de alegria". (1.) A irmã de Davi e a esposa de Jether e Ismaelita ( Ch 1 , 2:16 , Chl 2:17 ). Ela era a mãe de Amasa ( Sa2 17:25 ). (2.) A esposa do barbudo Nabal, que morava no distrito do Carmelo ( Sa1 25: 3 ). Ela mostrou grande prudência e delicada gestão em um período crítico da vida do marido. Ela era "uma mulher de boa compreensão e de um lindo semblante". Após a morte de Nabal, tornou-se esposa de Davi (1 Sam. 25: 14-42), e foi seu companheiro em todas as suas futuras fortunas ( Sa1 27: 3 ; Sa1 30: 5 ; Sa2 2: 2 ).

Abihail Pai do poder. (1.) Num 3:35 . (2.) Ch1 2:29 . (3.) Ch1 5:14 . (4.) A segunda esposa do rei Roboão ( Ch2 11:18 ), descendente de Eliab, o irmão mais velho de Davi. (5.) O pai de Ester e tio de Mordecai ( Est 2:15 ).

Abiú Pai dele; Ou seja, "adorador de Deus", o segundo dos filhos de Arão ( Êxodo 6:23 ; Num 3: 2 ; Num 26:60 ; Ch1 6: 3 ). Juntamente com seus três irmãos, ele foi consagrado ao escritório do sacerdote ( Ex 28: 1 ). Com seu pai e irmão mais velho, ele acompanhou os setenta anciãos do monte até Moisés ( Ex 24: 1 , ex 24: 9 ). Em uma ocasião, ele e Nadab, seu irmão, ofereceram incenso em seus incensários cheios de fogo "estranho" (isto é, comum), ou seja, não com fogo tirado do grande altar de bronze ( Lev 6: 9 , etc.) e por essa ofensa Eles foram atingidos mortos E foram tirados e enterrados sem o acampamento ( Lev 10: 1 ; compare Números 3: 4 ; Num 26:61 ; Ch1 24: 2 ). É provável que, quando cometeram essa ofensa, foram intoxicados, pois imediatamente após a lei proíbe o uso de vinho ou bebida forte aos sacerdotes.

Pai Abihud (ou seja, "possuidor") de renome. (1) Um dos filhos de Bela, filho de Benjamim ( Chl 8: 3 ); Chamou também Ahihud ( Ch1 8: 7 ). (2.) Um descendente de Zorobabel e pai de Eliakim ( Mat 1:13 , "Abiud"); Chamado também Juda ( Lucas 3:26 ) e Obadias ( Ch 1, 3:21 ).

Abijah Pai (isto é, "possuidor ou adorador") de Jeová. (1.) Ch1 7: 8 . (2) Ch1 2:24 . (3.) O segundo filho de Samuel ( Sa1 8: 2 ; Ch1 6:28 ). Sua conduta, junto com a de seu irmão, como juiz em Beer-Sheba, para qual escritório seu pai o nomeou, levou ao descontentamento popular e, em última instância, provocou o povo a exigir uma forma real de governo. (4.) Um descendente de Eleazar, filho de Arão, chefe de uma das vigésimas quatro ordens em que o sacerdócio foi dividido por Davi ( Ch1 24:10 ). A ordem de Abija foi um daqueles que não retornaram do Cativeiro ( Ezr 2:36 ; Neh 7:39 ; Neh 12: 1 ). (5. ) O filho de Roboão, a quem ele conseguiu no trono de Judá ( Chl 3:10 ). Ele também é chamado Abijam ( Kg1 14:31 ; Kg1 15: 1 ). Ele começou seu reinado de três anos ( Ch2 12:16 ; Ch2 13: 1 , Ch2 13: 2 ) com um esforço árduo, mas sem êxito para trazer as dez tribos para sua fidelidade. Seu endereço para "Jeroboão e todo o Israel", antes de encontrá-los na batalha, é digno de ser especialmente notado ( Ch2 13: 5 ). Foi uma batalha muito sangrenta, nada menos do que 500 mil do exército de Israel morreram no campo. Ele é descrito como tendo andado "em todos os pecados de seu pai" ( Kg1 15: 3 ; Ch2 11:20 ). É dito em Kg1 15: 2 que "o nome de sua mãe era Maachah, a filha de Abishalom;" Mas em Ch2 13: 2 lemos, "o nome de sua mãe era Michaiah, a filha de Uriel de Gibeá". A explicação é que Maachah é apenas uma variação do nome de Michaiah, e que Abishalom é provavelmente o mesmo que Absalão, filho de Davi. É provável que "Uriel de Gibeá" se casou com Tamar, filha de Absalão ( Sa2 14:27 ), e por ela tinha Maachá. A palavra "filha" em Kg1 15: 2 , portanto, como muitas vezes faz parte, significa netra . (6.) Um filho de Jeroboão, o primeiro rei de Israel. Por causa de sua doença grave quando um jovem, seu pai enviou sua esposa para consultar o profeta Ahijah em relação à sua recuperação. O profeta, embora cego com a velhice, conhecia a esposa de Jeroboão assim que se aproximou, e sob um impulso divino, anunciou-lhe que, na medida em que, em Abias, só de toda a casa de Jeroboão, havia "algo de bom em direção ao Senhor, "ele só viria para o túmulo em paz. Quando sua mãe cruzou o limiar da porta em seu retorno, o jovem morreu, e "todo o Israel chorou por ele" (1 Reis 14: 1-18). (7.) A filha de Zacarias ( Ch2 29: 1 , compare Isa 8: 2 ), e depois a esposa de Acaz. Ela também é chamada Abi ( Kg2 18: 2 ). (8) Um dos filhos de Becar, filho de Benjamim ( Chl 7: 8 ). "Abiah", AV E, sob um impulso divino, anunciou a ela que, na medida em que, em Abias, só de toda a casa de Jeroboão, se achou "algo bom para o Senhor", ele só viria ao túmulo em paz. Quando sua mãe cruzou o limite da porta em seu retorno, o jovem morreu, e "todo o Israel lamentou por ele" (1 Reis 14: 1-18). (7.) A filha de Zacarias ( Ch2 29: 1 , compare Isa 8: 2 ), e depois a esposa de Acaz. Ela também é chamada Abi ( Kg2 18: 2 ). (8) Um dos filhos de Becar, filho de Benjamim ( Chl 7: 8 ). "Abiah", AV E, sob um impulso divino, anunciou a ela que, na medida em que, em Abias, só de toda a casa de Jeroboão, se achou "algo bom para o Senhor", ele só viria ao túmulo em paz. Quando sua mãe cruzou o limiar da porta em seu retorno, o jovem morreu, e "todo o Israel chorou por ele" (1 Reis 14: 1-18). (7.) A filha de Zacarias ( Ch2 29: 1 , compare Isa 8: 2 ), e depois a esposa de Acaz. Ela também é chamada Abi ( Kg2 18: 2 ). (8) Um dos filhos de Becar, filho de Benjamim ( Chl 7: 8 ). "Abiah", AV Ele só viria para o túmulo em paz. Quando sua mãe cruzou o limiar da porta em seu retorno, o jovem morreu, e "todo o Israel chorou por ele" (1 Reis 14: 1-18). (7.) A filha de Zacarias ( Ch2 29: 1 , compare Isa 8: 2 ), e depois a esposa de Acaz. Ela também é chamada Abi ( Kg2 18: 2 ). (8) Um dos filhos de Becar, filho de Benjamim ( Chl 7: 8 ). "Abiah", AV Ele só viria para o túmulo em paz. Quando sua mãe cruzou o limiar da porta em seu retorno, o jovem morreu, e "todo o Israel chorou por ele" (1 Reis 14: 1-18). (7.) A filha de Zacarias ( Ch2 29: 1 , compare Isa 8: 2 ), e depois a esposa de Acaz. Ela também é chamada Abi ( Kg2 18: 2 ). (8) Um dos filhos de Becar, filho de Benjamim ( Chl 7: 8 ). "Abiah", AV ) Um dos filhos de Becar, filho de Benjamim ( Ch1 7: 8 ). "Abiah", AV ) Um dos filhos de Becar, filho de Benjamim ( Ch1 7: 8 ). "Abiah", AV

Abijam Pai do mar; Isto é, "marinheiro", o nome sempre usado em reis do rei de Judá, filho de Roboão, em outro lugar chamado Abijah ( Kg1 15: 1 , Kg1 15: 7 , Kg1 15: 8 ). (Veja ABIJAH, 5.)

Abilene Uma planície, um distrito deitado na encosta leste da faixa anti-Líbano; Assim chamado de sua cidade-chefe, Abila ( Lucas 3: 1 ), que estava no Suk Wady Barada, entre Heliópolis (Baalbec) e Damasco, a 38 milhas do antigo e 18 do último. Lianias era governadora ou tetrarca desta província.

Abimael, pai de Mael, um dos filhos ou descendentes de Joktan, no norte da Arábia ( Gênesis 10:28 ; Chl 1:22 ).

The Illustrated Bible Dictionaryby M.G. EastonThomasNelson, publisher[1897]

FONTE www.mauricioberwald.com